SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 29

Por Saverio Ceri [1]

A história que abre este Tex Classic é um divisor de águas na saga Tex. “Passaram-se alguns anos”, como se pode ler na primeira frase do volume, o jovem filho de Águia da Noite é agora um rapaz que também deve saber usar o Colt para se defender.
O súbito salto no tempo marca tanto o início da quarta série das tiras de Tex – neste Tex Classic são republicados os 6 primeiros álbuns datados de 1952 – como a estreia da segunda série dos Albi d’Oro (Outubro de 1954).

As primeiras vinhetas da história, com o Ranger querendo ensinar o filho a manusear um revólver, já entraram no imaginário colectivo dos leitores do Tex, também graças às diversas capas que imortalizaram o momento ao longo dos anos.
O primeiro ilustrador a usar a cena em questão como capa é obviamente Galep, que para a primeira edição da quarta série simplesmente intitulada O Filho de Tex, opta por retratar Kit a disparar sucessivamente na capa. As tendas do acampamento navajo ao fundo e um índio disposto a observar a lição em primeiro plano, são os dois elementos recorrentes que também encontraremos em reinterpretações posteriores.

Collana del Tex #1 – Il figlio di Tex

Em Outubro de 1994 para o oitavo volume de Tex Edição Histórica, da editora Globo do Brasil, Claudio Villa criou a sua versão da história pela primeira vez, alterando o enquadramento e pondo o jovem Kit a disparar contra o molde de madeira desenhado por Galleppini para a segunda vinheta do episódio.
.
 

A ilustração recolorida também é usada como um “cartão postal” anexado ao sexto número de Tex Nuova Ristampa em Julho de 1996. Após esta sua primeira aparição na Itália, a imagem de Villa também se tornou a capa de um volume de Tex Story da Mondadori e de um dos volumes de Le grandi Storie di Tex do periódico La Repubblica, ambos intitulados O filho de Tex. Para nos fazer entender que a cena se passa no acampamento Navajo, encontramos a inevitável tenda ao fundo.

Mini-Póster Tex Nuova Ristampa 6

Tex Story – Il figlio di Tex

Le Grandi Storie di Tex – Il Figlio di Tex

Em 2007, por ocasião da Collezione Storica a colori do La Repubblica, o actual capista de Tex redesenhou a cena para a capa do sétimo volume, tendo como referência a terceira vinheta deste episódio fundamental: junto a Tex, Jack Tigre também encontra um lugar na capa para acompanhar o aprendizado do jovem Kit.

Collezione Storica a colori de Tex #7

Apesar do episódio marcante que consta deste episódio, a redacção optou por uma capa que não a recorda de imediato, mas que retoma a “tradição” ao recorrer a um dos dois Albi d’oro reimpressos. Neste caso, a capa é a do primeiro Albo d’Oro da segunda série e, para a ocasião, a ilustração foi completada nas laterais para torná-la, como costuma acontecer, mais adequada ao grafismo do Tex Classic. O resultado é que Kit Willer aparece em cerca de 1 cm² da capa, ao fundo, junto com o pai; por outro lado, ele é mencionado pelo menos no título do álbum. De seguida vemos a capa de 2018 e a de 1954.

Tex Classic #29 – Il battesimo di fuoco di Kit Willer

Albo d’oro Tex #1 – Nuova serie

A vinheta a que se refere esta capa é a décima do segundo volume em tiras contida neste Tex Classic, na qual Kit Carson, não reconhecendo os pards, se prepara para atirar neles.

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 27/03/2018; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2018 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *