SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 28

Por Saverio Ceri [1]

“Ano novo, vida nova”; no sentido de que assim que o Tex Classic entrou no seu segundo ano de vida editorial, parece que a redacção mudou sua lógica na escolha das capas. Assim como na edição anterior, também desta vez a capa utilizada não está directamente ligada aos acontecimentos editoriais das histórias contidas no volume.
Os álbuns reunidos neste Tex Classic vão do número 28 ao número 33 da terceira série de strisce (tiras) do personagem; o primeiro dos seis números dá título a este volume. Trata-se dos números finais da série lançada entre Novembro de 1951 e Janeiro de 1952, reunidos pela primeira vez no seu formato atual em Setembro de 1954 na série Albo d’Oro números 55 e 56, que por sua vez fecham a primeira série dessa colecção.

Tex Classic #28 – Alla di morte

Os leitores históricos de Tex conhecem bem a capa escolhida: foi a usada na Primavera de 1960 para a capa do número 8 da segunda série gigante (ou seja, a série actual). Por ocasião desta reimpressão, a “câmara” foi afastada para tornar a imagem horizontal e, portanto, mais adequada para o grafismo da recente série texiana.

Tex #8 – Due contro cento

A propósito de reedições, abaixo disponibilizamos as versões da capa em questão para as séries Tutto Tex (1986) e Tex Nuova Ristampa (1996). Em comparação com estes, inalterados ao longo do tempo, a versão deste Tex Classic 2018 tem um céu azul em vez de amarelo.

Tutto Tex #8 – Due contro cento

Tex Nuova Ristampa #8 – Due contro cento

Porém, como acontecia frequentemente naqueles primeiros números do Tex, a capa não era nova, mas retirada da capa de uma edição anterior. Este não é excepção, aliás vem, como as outras, da série Tex Albo d’Oro; em concreto do décimo número da segunda série. A imagem original, que se pode ver abaixo, tem diferenças notáveis ​​em relação à mais famosa de Due contro cento: a batalha que acaba de terminar entre Tex e o adversário move-se do deserto ardente para uma sala bizarra com perspectivas impossíveis.

Albo d’oro Tex #10

Se quiséssemos deter-nos sobre o pé direito de Tex e tentar perceber se penetrou ou não no solo, por exemplo, poderíamos recorrer à edição “Sunset Ranch“, a 150ª da actual série, que tem a curiosa característica de repropor em 1973 quase exatamente a mesma posição de Tex, mas espelhada.

A dúvida permanece: o pé em questão, que entretanto se tornou esquerdo, fica novamente tapado. Em edições posteriores, no entanto, aparece um pano de fundo; como se descobrirá olhando abaixo, em sequência, todas as capas das várias edições de “Sunset” Ranch. 

Tex #150 – “Sunset” Ranch

Tutto Tex #150 – “Sunset” Ranch

Tex Nuova Ristampa #150 – “Sunset” Ranch

Mas ainda não acabou. Esta pose de Sunset Ranch, invertida em relação à anterior, lembra muito um cartaz hollywoodiano do filme Duelo ao Sol (Duel in the Sun), de 1946. Será que Galep se inspirou neste cartaz, espelhando-o já na primeira versão?

Duelo ao Sol (Duel in the Sun)

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 13/03/2018; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2018 Saverio Ceri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *