SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 26

Por Saverio Ceri [1]

O Tex Classic que vamos abordar hoje encerrou o primeiro ano de vida editorial da colecção a cores mais recente que a Bonelli dedica ao seu personagem principal. As histórias contidas neste volume são datadas de 1951 (‘Collana del Tex‘, terceira série 16-21); publicadas originalmente em tiras, foram remontadas no clássico formato Bonelli em 1954 por ocasião da reimpressão nos ‘albi d’oro‘ 51 e 52. Para esta republicação de 2018 a editora italiana optou por utilizar a capa do primeiro dos dois ‘albi d’oro‘ e o título da primeira ‘striscia‘ das seis contidas na publicação de então. De seguida, como sempre, o confronto entre a capa da época e a actual.

Tex Classic #26 – Agguato nella palude

Albo d’oro Tex #51

No entanto, como acontece frequentemente, a capa que mais “satisfação” nos dá, para efeitos desta rubrica, é a do Albi d’Oro que foi rejeitado, neste caso o do número 52.

Albo d’oro Tex #52

A capa em questão, que pode ser vista acima (como sempre, agradecemos o louvável trabalho dos responsáveis do site www.collezionismofumetti.com), é a reproposta em versão vertical da história contada no interior e na capa do último álbum em tiras contida neste Classic “Il sacrificio di Jim“: o jovem Kit amarrado a um poste, sendo protegido pelos corpos e armas do seu pai e do fiel Jim Brandon.

Vinhetas inspiradoras da capa do Albo d’oro Tex #52

Acima vê-se as vinhetas originais de inspiração para a capa do Albo d’oro Tex #52, enquanto abaixo pode ser vista a primeira versão da capa da história, ilustração que mais tarde foi também utilizada como capa da décima terceira edição da segunda série, mas com o título abreviado. Observe-se como o (suposto) cadáver no canto inferior esquerdo é “decapitado” graficamente em ambas as versões.

Il sacrificio di Jim

Il sacrificio

Esta conjuntura da aventura, evidentemente segundo o editor, prendia o leitor, tanto que foi reapresentada poucos anos depois numa terceira versão na capa do número 6 da primeira série do Tex Gigante: nela o Tex é ainda mais ousado, ficando quase em pose, com os seus revólveres fumegantes em defesa do jovem filho, apoiado pelo amigo da Real Polícia Montada do Canadá, que definitivamente aparece em grande forma em comparação com a primeira capa. Observe-se também como, na evolução da tira para o formato vertical, o jovem Kit, passa de um garoto assustado para um garoto destemido com um par de penas na cabeça, um pequeno índio orgulhoso com um cocar que rivaliza com um chefe tribal.

Tex nº 6; Série Gigante

Finalmente, este último desenho teve uma evolução adicional para algo totalmente diferente. No Verão de 1963, foi utilizado, com consideráveis ​​retoques, como capa de La valle tragica, trigésimo terceiro álbum da actual série Tex. O protagonista abandona as armas para empunhar a bandeira do regimento, não sem antes trocar de camisa, calças e chapéu. O elemento da Real Polícia Montada do Canadá transforma-se em soldado americano e, como num passe de mágica, o orgulhoso indiozinho com todas as suas penas, desaparece.
Como sempre, divirtam-se encontrando as diferenças entre as capas das várias edições posteriores do álbum.

Tex número 33 da actual série principal do Ranger

Tutto Tex #33

Tex Nuova Ristampa #33

Fechamos com uma última curiosidade sobre esta famosa capa do Galep. Em 1955 o criador gráfico de Tex, no meio do seu tour de force ao serviço do personagem que consistia em produzir as habituais 32 tiras semanais mais a capa, para além das capas inéditas para a reedição quinzenal dos Albi d ‘Oro, foi também chamado a inventar a capa do Tex Gigante nº 6 da 1ª série, que nada mais era do que a colectânea de retornos que voltava das bancas. Para criar esta enésima ilustração – recordemos que ao longo da sua carreira Galep produziu mais de 1500 capas para Tex – o desenhador inspirou-se numa imagem provavelmente encontrada na redacção datada de 1934 e criada por Alex Raymond para Flash Gordon, esta:

Flash Gordon e Dale Arden

Abaixo estão as duas imagens comparadas. Colocando Tex e Flash no mesmo nível, pode-se ver que Jim foi deslocado para cima em relação à companheira de Gordon, provavelmente para fazê-lo encaixar-se bem no clássico retângulo bonelliano: a ilustração original era muito alta.

Paralelo Flash Gordon/Tex

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 27/02/2018; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2018 Saverio Ceri

2 Comentários

  1. Pard José Carlos, tu sabes quando o Dorival vai informar quais as revistas Bonelli da Mythos que serão lançadas, canceladas ou terão sua periodicidade modificadas (revista Tex Willer)?

    • Acredito que muito em breve até porque o contrato com a Bonelli está sendo fechado e tudo ficará definido em breve…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *