A história da capa do 25° Tex Classic não tem muitos “segredos” para contar, aliás a história é muito linear.
A edição em questão reúne as aventuras do Ranger narradas pela primeira vez, entre Julho e Agosto de 1951, na colecção de Tex terceira série do número 10 ao 15.
Precisamente no primeiro desses números vemos na capa alguns soldados da Real Polícia Montada do Canadá a dispararem um canhão contra índios que tentavam assaltar o seu forte. Tex é suposto ser o personagem de costas em baixo, ao centro.
“Sangue sugli spalti”
Após uma primeira reimpressão das aventuras em 1952, no n°12 da série branca, em Junho de 1954 as seis ‘strisce‘ foram repropostas pela primeira vez remontadas no formato actual nos Albi d’Oro 49 e 50. Por causa da mudança de formato, que de horizontal passou a vertical, Galep opta por mudar a perspectiva. E com isso o fluxo dos pele-vermelhas parece ter mudado de horizontal como constava na versão de 1951, com a impetuosa entrada de fora para dentro, a vertical com a entrada por alto dos invasores abatidos. Além disso Tex com as suas roupas clássicas passa a ser totalmente reconhecível.
Albo d’oro Tex #49
Na versão de 2018, a redacção optou por ressuscitar esta última capa, rebaixando e deslocando ligeiramente a perspectiva por exigências gráficas.
Tex Classic #25 – L’orrenda notte
Embora esta colecção seja a nona reedição bonelliana destas aventuras, é apenas a segunda vez que é utilizada esta capa, que reaparece assim nos quiosques italianos após 64 anos. Em contrapartida Claudio Villa em Outubro de 1994 desenhou o mesmo acontecimento na capa do sétimo número da colecção brasileira denominada Tex Edição Histórica, que mostramos de seguida:
Tex Edição Histórica #7
Em Itália foi possível apreciar o desenho de Claudio Villa, recolorido, apenas em Junho de 1996, quando a ilustração foi publicada como mini-póster agregado ao quinto número de Tex Nuova Ristampa.
Mini póster de Tex Nuova Ristampa #5
A mesma situação também foi vivida na capa do número 3 da colecção francesa Plutos présente: Tex da Lug. A revista é datada de Junho de 1952 e apresenta uma capa inédita realizada por Jean Cézard para o editor francês.