SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 22

Por Saverio Ceri [1]

Eis-nos novamente com um novo encontro à (re)descoberta das históricas capas de Tex, utilizadas no presente, mais de sessenta depois, na mais recente republicação bonelliana das aventuras do mítico personagem criado por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini.
O Tex Classic de hoje contém na versão a cores as vinhetas publicadas nos números 67 a 72 da segunda série da “Collana del Tex”, conforme constava no logótipo nas capas de então. Estes episódios foram publicados entre Março e Abril de 1951, e foram remontados em três striscias, na clássica página bonelliana que todos conhecemos, pela primeira vez por ocasião da reedição na colecção Albo d’Oro nos números 43 e 44 ambos publicados em Março de 1954 , e é precisamente da capa do 44° Albo d’Oro que foi ‘pescada’ a imagem para a capa do 22° Tex Classic. De seguida pode ver-se a capa original e a sua reproposta moderna; note-se como entre os títulos do volume original o nome do pard índio de Tex está escrito de forma errada: um erro de digitação vintage.

Albo d’oro Tex #44

Tex Classic #22 – Avventura sul Rio Grande

A mesma capa, evidentemente, também foi apreciada pelo editor francês de Tex que a escolheu para o número 58 da revista mensal Rodeo, que hospedava não somente as aventuras do Ranger Bonelliano, mas também as do Capitan Miki da Dardo.

.
A escolha da capa para este Tex Classic recaiu no número 44, provavelmente porque a ilustração da capa do número 43 já tinha sido usada no Verão de 1960 como imagem de abertura do Tex Gigante 2ª série nº 9, L’ultima battaglia.  
Percorrendo as imagens abaixo divirtam-se a descobrir todas as diferenças entre as várias versões da capa deste mítico volume, desde a mudança das cores dos cavalos e totens, até ao aparecimento de um machado e de uma perna, passando pelo desaparecimento de três índios.

Albo d’oro Tex #43

Tex Gigante 2ª série nº 9, L’ultima battaglia

Tutto Tex nº 9, L’ultima battaglia

Tex Nuova Ristampa nº 9, L’ultima battaglia

Acrescentamos também ao desfile a capa do número 16 de Tex Coleção da editora Globo do Brasil, publicado em Maio de 1988, que se diferencia de todas as outras versões pelo totem totalmente redesenhado em função do título: O Deus Puma.
.
.
A propósito de Puma e Brasil: O último volume no formato striscia reimpresso nesta edição, intitulado La montagna tragica, contém a história de Tex preso na companhia de um puma feroz. A situação evidentemente aguçou a imaginação de Claudio Villa que a imortalizou na capa do sexto número de Tex Edição Histórica publicado em Junho de 1994 no Brasil. A ilustração foi depois usada em Itália como quarto póster anexado à colecção Tex Nuova Ristampa em Maio de 1996. Abaixo encontram-se as duas versões da capa em ordem cronológica de publicação.

Tex Edição Histórica #6

Póster Tex Nuova Ristampa #4

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rubrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 01/02/2018; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2018 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *