SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 12

Por Saverio Ceri [1]

Décima segunda capa e décimo segundo encontro com a nossa coluna aperiódica dedicada à redescoberta das capas históricas de Tex.
Aquela que pode ver de seguida é a imagem protagonista deste capítulo. Uma imagem bastante inusitada tendo em conta que vemos o herói imortalizado numa situação “íntima”, com roupa de dormir, certamente não com as vestes mais apropriadas para enfrentar um gorila ameaçador.
.

Tex Classic #12 – Attacco alla miniera

A versão original, publicada como capa do 24° albo d’oro, é notável se comparada à capa actual sobretudo pelos vestígios de sangue no gorila, que agora desapareceram para não incomodar os leitores mais susceptíveis, provavelmente.

Albo d’oro Tex #24

A capa na qual Galep se inspirou foi a do décimo terceiro álbum no formato striscia da segunda série, intitulada “Notte d’orrore” e publicada em 3 de Março de 1950.

Collana del Tex nº 13 – 2ª Série “Notte d’orrore”

A cena inusitada deve ter despertado a imaginação de Aurelio Galleppini que optou por utilizá-la também como capa pictórica da sétima e última da colecção da primeira série das raccoltine, Arizona in fiamme”.

1ª Série Raccolta Tex, nº 7

A história de Satania e do gorila também inspirou um outro grande capista de Tex, Claudio Villa que sintetizou a aventura nesta ilustração (abaixo) datada de 1993 e publicada apenas três anos depois como mini-póster anexado ao segundo número de Tex Nuova Ristampa publicado em Abril de 1996:

Mini-póster Tex Nuova Ristampa #2

Os leitores brasileiros de Tex Edição Histórica, colecção para a qual eram inicialmente realizadas as ilustrações dos mini-pósters, neste caso tiveram de esperar até 2009 para verem publicada esta capa, no caso como a décima nona da colecção Os Grandes Clássicos de Tex.

 

Os Grandes Clássicos de Tex #19

Os italianos, por sua vez, puderam admirar esta ilustração publicada em todo o seu esplendor como capa no número quatro da colecção do La Repubblica, Le Grandi storie di Tex.

Le Grandi Storie di Tex #4

Antes de concluirmos, gostaríamos de salientar, graças aos nossos colaboradores Francesco Bosco e Mauro Scremin, incansáveis pesquisadores das fontes iconográficas texianas, que uma das capas elegíveis para este décimo segundo Classic, descartada pela redacção, tem uma origem secreta muito particular. A capa em questão é a do 23° albo d’oro.

Albo d’oro Tex #23

A capa em questão tem uma origem em comum com a capa do décimo nono albo d’oro, a qual abordamos  aquando das origens secretas da capa do Classic Tex #10 nesta mesma rubrica. Na ocasião Galep inspirou-se na capa do décimo segundo número de I romanzi di Grand Hotel, intitulado Sinfonia Selvaggia. Desta vez a fonte do criador de Tex foi uma ilustração interna do mesmo romance, também assinada por Walter Molino.

Ilustração interna de Sinfonia Selvaggia que serviu de inspiração a Galep

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rúbrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 11/08/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *