SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 11

Por Saverio Ceri [1]

Bem-vindo ao novo encontro com as fontes gráficas das capas de Tex Classic.
Com a décima primeira edição de Tex Classic, a série dedicada ao jovem Tex começa a reimprimir as striscias (tiras) da segunda série de Tex: aqui encontramos os números de 1 a 6 lançados entre 1949 e 1950. Esses mesmos volumes foram republicados pela primeira vez dispostos em três tiras, formato que continua até hoje, nos Albi d’oro (“Álbuns de ouro“) 21 e 22 de Abril de 1953. A capa a que este post é dedicado é retirada precisamente do número 22. De seguida, em sequência, encontrarão a capa de 2017 deste Tex Classic e aquela de 1953 do Albo d’oro.

Tex Classic #11 – Satania!

Albo d’oro Tex #22

A capa de 1953 ganha mais uma vez pelo fascínio, se comparada à de hoje. Curioso é o facto de os dois volumes apresentarem no título Satania, mas um com ponto de exclamação e o outro com ponto de interrogação. De notar também como a sala de tortura encolheu com o tempo. Hoje, a parede do fundo está muito mais próxima do que antes.
A capa em que Galep se inspirou é a da quarta striscia da segunda série: aqui Tex é torturado num ambiente completamente diferente e por um carrasco de uma etnia igualmente diferente.

Collana del Tex nº 4 – 2ª Série “Nelle mani del carnefice

A mesma imagem, revisada, corrigida e ampliada, aparece na décima capa da terceira série Racolta Tex, a de 1956, também conhecida como Serie Rossa (Série Vermelha).

3ª Série Raccolta Tex – Série Rossa, nº 10

Aproveitamos o trabalho louvável que o site collezionismofumetti.com faz, ao qual nunca agradeceremos o suficiente, para mostrar mais duas capas da série em striscias contidas neste Tex Classic 11.
Em primeiro lugar, vamos descobrir o porquê do título “Satania?“. O inimigo de plantão está de costas, quase invisível. Adicionar o ponto de interrogação ao título e o balão (caso único nas capas Bonellianas) serviu para chamar a atenção para ele, mais do que o próprio desenho o poderia fazer.

Collana del Tex; Segunda Série nº 6 (12 de Janeiro de 1950)

A terceira capa das striscias que propomos é, por sua vez, a primeira da segunda série. Propomo-la porque a imagem em questão serviu em 2006 de inspiração a Claudio Villa na concepção da terceira capa da Collezione Storica a Colori do La Repubblica. Mas não antes de ter sido reciclada e ampliada pelo próprio Galep para a segunda raccoltina da serie rossa.

Collana del Tex; Segunda Série nº 1 (8 de Dezembro de 1949)

3ª Série Raccolta Tex – Serie Rossa nº 2

Collezione storica a colori, nº 3 – Nel covo di Satania

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rúbrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 03/08/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.