Bem-vindo ao novo encontro com as fontes gráficas das capas de Tex Classic.
Com a décima primeira edição de Tex Classic, a série dedicada ao jovem Tex começa a reimprimir as striscias (tiras) da segunda série de Tex: aqui encontramos os números de 1 a 6 lançados entre 1949 e 1950. Esses mesmos volumes foram republicados pela primeira vez dispostos em três tiras, formato que continua até hoje, nos Albi d’oro (“Álbuns de ouro“) 21 e 22 de Abril de 1953. A capa a que este post é dedicado é retirada precisamente do número 22. De seguida, em sequência, encontrarão a capa de 2017 deste Tex Classic e aquela de 1953 do Albo d’oro.
Tex Classic #11 – Satania!
Albo d’oro Tex #22
A capa de 1953 ganha mais uma vez pelo fascínio, se comparada à de hoje.Curioso é o facto de os dois volumes apresentarem no título Satania, mas um com ponto de exclamação e o outro com ponto de interrogação.De notar também como a sala de tortura encolheu com o tempo.Hoje, a parede do fundo está muito mais próxima do que antes. A capa em que Galep se inspirou é a da quarta striscia da segunda série: aqui Tex é torturado num ambiente completamente diferente e por um carrasco de uma etnia igualmente diferente.
Collana del Tex nº 4 – 2ª Série “Nelle mani del carnefice”
A mesma imagem, revisada, corrigida e ampliada, aparece na décima capa da terceira série Racolta Tex, a de 1956, também conhecida como Serie Rossa (Série Vermelha).
3ª Série Raccolta Tex – Série Rossa, nº 10
Aproveitamos o trabalho louvável que o site collezionismofumetti.com faz, ao qual nunca agradeceremos o suficiente, para mostrar mais duas capas da série em striscias contidas neste Tex Classic 11. Em primeiro lugar, vamos descobrir o porquê do título “Satania?“.O inimigo de plantão está de costas, quase invisível.Adicionar o ponto de interrogação ao título e o balão (caso único nas capas Bonellianas) serviu para chamar a atenção para ele, mais do que o próprio desenho o poderia fazer.
Collana del Tex; Segunda Série nº 6 (12 de Janeiro de 1950)
A terceira capa das striscias que propomos é, por sua vez, a primeira da segunda série.Propomo-la porque a imagem em questão serviu em 2006 de inspiração a Claudio Villa na concepção da terceira capa da Collezione Storica a Colori do La Repubblica.Mas não antes de ter sido reciclada e ampliada pelo próprio Galep para a segunda raccoltina da serie rossa.
Collana del Tex; Segunda Série nº 1 (8 de Dezembro de 1949)
3ª Série Raccolta Tex – Serie Rossa nº 2
Collezione storica a colori, nº 3 – Nel covo di Satania