Salvat coloca (no Brasil) – em fase de testes – a Colecção Definitiva de TEX WILLLER

Publicidade da Salvat à sua nova colecção dedicada a Tex Willer

A Editora Salvat, fundada em Barcelona em 1869, faz parte da multinacional francesa HACHETTE LIVRE e está presente em países de língua espanhola e portuguesa: Espanha, Portugal e América Latina (Brasil, Argentina, México, Chile, Peru). Há mais de meio século, a Editora Salvat comercializa em bancas de jornais produtos editoriais de qualidade. O seu catálogo inclui produtos com enfoque nas novas tendências e nos interesses dos leitores, centrando-se nos segmentos infantil, coleccionismo masculino e feminino, coleccionáveis de figuras, modelismo, histórias de banda desenhada e livros.

Dentro da grande variedade de produtos, a Editora Salvat trabalha com prestigiosas e reconhecidas licenças como Marvel, Disney, Hello Kitty, Betty Boop, Asterix e a partir de agora, no Brasil também com a mítica personagem dos fumetti italiano, criada em 1948 pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini: TEX WILLER! Embora por enquanto ainda em fase de teste já que sem fazer nenhum alarde, a editora Salvat (provavelmente em parceria com a Panini Comics e com Mythos Editora) colocou, esta semana, à venda (numa distribuição sectorizada) em algumas bancas de cidades específicas o primeiro volume do que deverá ser a Colecção Definitiva de Tex Willer! Com a particularidade de ser em formato grande, capa dura, a cores, sendo a lombada da colecção formada por uma magnífica litografia da autoria de Giovanni Ticci, como podemos ver de seguida:

A bela lombada final da colecção de Tex com o selo da Salvat

O primeiro livro desta nova colecção com o selo da Salvat tem um preço de 9,90 Reais (moeda do Brasil) trazendo ainda, de brinde, um belo póster da autoria de Claudio Villa. O segundo deverá custará 24,90 Reais e os seguintes 39,90 Reais, num total de 60 edições, devendo ser possível aos interessados assinar mais tarde toda a série, para receber os volumes comodamente em casa e com desconto. Nesta fase de testes estão garantidos apenas 4 edições, todas elas contendo história originalmente publicadas nos Tex Gigantes italianos, sendo a primeira “O profeta indígena“, lançada pela Sergio Bonelli em 2007 com texto de Claudio Nizzi e desenhos de Corrado Mastantuono, seguindo-se “O cavaleiro solitário” (2001) de Claudio Nizzi e Joe Kubert. O terceiro volume será “Patagónia” de Mauro Boselli e Pasquale Frisenda (2009), finalizando a fase de testes com “O último rebelde“, aventura publicada ma Itália no ano 2000 com argumento de Claudio Nizzi e arte de Colin Wilson. Todos estes volumes, tais como os eventualmente posteriores, trarão textos interessantes e específicos elaborados por especialistas que irão permitir um total conhecimento da história de Tex aos novos leitores do Ranger e aumentar o conhecimento dos habituais fãs e coleccionadores de Águia da Noite!

Póster brinde da autoria de Claudio Villa

Embora esteja numa fase de testes, a previsão é que a mesma seja superada e comece realmente perto do final do ano, porque especular sobre a inclusão desta nova e luxuosa colecção de Tex é pura perda de tempo já que se a editora Salvat não acreditasse que daria certo não cogitaria sequer fazê-la, embora não convenha ainda embandeirar em arco, porque há um precedente com a anunciada colecção de Astérix, se bem que Tex continua a ser uma das séries de banda desenhada mais vendidas no Brasil e por isso mesmo acreditamos que daqui a alguns meses a Salvat informe a lista definitiva de todos os título da colecção, que em princípio trará todas as histórias publicadas originalmente nas séries Tex Speciale,  Almanacco Del West e Maxi Tex, já que parece que nesta primeira fase as histórias da série normal de Tex não serão eleitas.  Isto porque segundo conseguimos apurar numa fase ekm que este projecto estava no seu início e numa fase de absoluto sigilo, ela tem como base as colecções italianas publicadas pelo La Repubblica e pelo L’Espresso: “Tex Speciale” e “Tex Gold“.

O profeta indígena, o primeiro volume da colecção da Salvat

O profeta indígena, da Salvat

Acreditando nós no sucesso editorial desta iniciativa (que desde já se pode prever como o grande acontecimento no Brasil relativo aos 70 anos de vida editorial de Tex) que certamente atrairá novos leitores para Tex trazendo muitos outros novamente para o convívio com o Ranger, como aconteceu na Itália, estamos em crer que a Salvat já tem planeada uma continuação, ou seja uma segunda série que terá por base a colecção “Le grandi storie di Tex“, colecção essa que trouxe, na velha “bota”, uma selecção das melhores histórias de toda a saga do Ranger e com a participação dos lendários desenhadores de Tex que não tiveram o privilégio de desenhar um Tex Gigante, como por exemplo Fernando Fusco ou Guglielmo Letteri.

 

O cavaleiro solitário, de Nizzi e Kubert será o nº 2 da colecção da Salvat

Trabalhando também a Salvat no mercado português, há a esperança, apesar de remota, que esta colecção venha também, de algum modo, para Portugal, por isso será do interesse do maior número de fãs e coleccionadores portugueses de Tex, no devido momento, “pressionar” a Salvat para a publicação da Colecção Definitiva de Tex Willer também em Portugal!
Para finalizar apresentamos um vídeo de Alexandro Colecionador a propósito deste novo lançamento que já está a agitar as águas do mundo Texiano a ponto de hoje em dia haver uma verdadeira caça a estes volumes lançados ainda na forma de teste de mercado:

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

9 Comentários

  1. Seria uma boa a publicação de Le Grandi Storie di Tex, realmente é um momento ímpar do personagem em terras brasileiras. Irei assinar assim que estiver disponível.

  2. Notícia sensacional para os amantes do Ranger, amigo Zeca. Acredito que está coleção será um sucesso e vai ajudar muito a Mythos a alavancar as vendas de Tex, pois certamente ela também atrairá novos leitores para o personagem.
    Parabéns a Salvat e a Mythos, que certamente fará a parte editorial desta coleção.
    Grande abraço.
    JM Alvarez

  3. Gostei da novidade. Acredito que o que deu errado pela Mythos, foram os preços altos, com a Salvat a coleção vai ter uma padronização de preço, acredito até seu final.

  4. Se chegar ao Ceará (Fortaleza) vou comprar vários exemplares e continuarei comprando!

  5. Se essa coleção não fizer sucesso no Brasil, não vai ter como culpar a editora, como acontece com a Mythos, em que os leitores pedem novos lançamentos e quando acontece não compram e depois culpam a editora pelo cancelamento; Ex: Cassidy e Demiam, Tex em cores e outros, digo isso porque o valor é acessível, só 39,90, e melhor ainda, quinzenal, assim a coleção é concluída em 30 meses e se vender bem começa a outra, “Le grandi storie di Tex“, e depois quem sabe a coleção mensal em cores, atual Tex em cores da Mythos, que é trimestral, e com a Salvat seria quinzenal e igual o original italiano com 300 págs. A Mythos continuaria publicando as coleções em preto e branco.

  6. Também acredito no sucesso dessa coleção amigo Zeca e como já faço outra coleção da editora Salvat, a Graphic Novels Marvel capa preta, vou ficar no aguardo do lançamento oficial. Sei que só vai acontecer daqui a alguns meses e geralmente será disponibilizada também para assinatura. Vou me organizando para fazer a assinatura e garantir todos os números. Abraço.

  7. Será que é possível conseguir essas revistas da fase de teste, essas quatro edições, porque elas vieram com modificações na lombada e colecionador que é colecionador, tem que ter essas revistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.