Selo Lorobuono Fumetti estreia com dois lançamentos

* Saguaro de Bruno Enna e 1968 de Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro são edições já anunciadas pela Lorobuono

 

Por Leonardo Fraga

A Editora 85 lançou um selo editorial para poder trazer mais quadrinhos italianos junto às campanhas no Catarse que já vem realizando. É o selo Lorobuono Fumetti que conta com a curadoria de Ricardo Elesbão. “A Editora 85 nasceu em 2018 e desde então trouxemos 22 títulos e a intenção é trazer muito mais. A entrada do Ricardo fortalece ainda mais o nosso trabalho”, ressaltou o editor da 85 Leonardo Campos.

Ricardo Elesbão é agrônomo e tem como paixão a Bonelli e os quadrinhos. “Leio quadrinhos Bonelli desde 1978 e sempre quis trabalhar de alguma forma com esta mídia. Após muitas conversas e aconselhamentos, inclusive do jornalista e editor Sidney Gusmán, surgiu a ideia de lançar um selo editorial”, destaca Ricardo, “e devido à amizade e ao reconhecimento do grande trabalho resolvi me associar ao Leonardo Campos, uma pessoa que admiro muito”.

Leonardo Campos e Ricardo Elesbão

O nome Lorobuono Fumetti é uma brincadeira com o sobrenome de Ricardo. Elesbão acabou virando TheyGood (Eles Bom) em uma brincadeira de um amigo, e discutindo a criação do nome do selo, Campos sugeriu Lorobuono. “Loro” remetendo a “eles” em italiano e “Buono” a “bom”. “A marca com o papagaio remete ao próprio Sergio Bonelli e sua relação com o Brasil e seu amor pela Amazônia. O que fez ele criar até mesmo o personagem Mister No, cujas aventuras são no Brasil”, destaca Ricardo. Mister No Especial é publicado pela Editora 85 no Brasil.
Ricardo além de ajudar como consultor de vários títulos para várias editoras também está à frente do portal e do grupo Confraria Bonelli. Um dos principais locais na Internet onde se divulga as obras da Sergio Bonelli Editore.

Para 2022 a Lorobuono Fumetti promete lançar ao menos três títulos, dois deles já foram anunciados e um já está com campanha no Catarse no ar. Saguaro, obra de Bruno Enna (Dylan Dog, Mickey) conta a história do índio Navajo Thorn Kitcheyan, que acaba retornando à Reserva Navajo após lutar na Guerra do Vietnã. Ele encontra outra guerra e se une ao FBI para combater a criminalidade na reserva indígena em que nasceu.


O primeiro volume de Saguaro contará com 5 edições em 484 páginas. A edição terá formato italiano e você pode conhecer e apoiar a obra através deste link: https://www.catarse.me/sg1

A outra obra anunciada é 1968 (Cani Scolti), obra de Gianfranco Manfredi (Mágico Vento, Face Oculta, Shanghai Devil) com 4 edições ilustradas pelo brasileiro Pedro Mauro (Adam Wild, Mugiko). Lançada pela Bonelli em 2018 pelo selo adulto Audace, 1968 contará a história de seis estudantes que se envolvem aos movimentos estudantis de 1968 na Itália e o impacto desse período ao longo de suas vidas. “A história é extremamente interessante, ambientada em lugares que o Manfredi passou a infância. O Pedro fez uma pesquisa absurda de lugares que ele nunca foi. Pude comparar as locações com as páginas dele e se trata de algo muito perfeito”, enfatizou o jornalista e tradutor Thiago Gardinali.

A primeira edição tem previsão para entrar no Catarse em Maio com as quatro primeiras histórias compiladas em um volume em formato italiano com bookplates autografados por Pedro Mauro.

O selo Lorobuono Fumetti é a realização de um sonho que demoraria 10 a 15 anos para se realizar. Espero que todos curtam e aproveitem os quadrinhos que traremos pois são escolhidos a dedo, com histórias que irão chamar a atenção dos leitores”, convida Ricardo.
Acompanhe as novidades do selo Lorobuono através de suas redes sociais: Instagram e Facebook: @lbfumetti
https://www.instagram.com/lbfumetti/
https://www.facebook.com/lbfumetti

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Buenas confrades e amigos. Já apoiei o Saguaro e estou na expectativa do 1968. Vou apoiar por certo pois se trata de um tema que me agrada muito. As escolhas do Ricardo são sensacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *