6ª Mostra do Clube Tex Portugal – Anadia 2019
Por José Carlos Francisco
Quando, perante uma extensa plateia, onde se incluíam as presenças do Vereador Lino Pintado em representação da Câmara Municipal de Anadia e do Dr. Pedro Dias, director do Museu do Vinho Bairrada, ao concluir o seu discurso de abertura da 6ª Mostra do Clube Tex Portugal, o seu Presidente José Carlos Francisco, mais conhecido por Zeca, convidou a extensa galeria de presentes para um espumante de honra, agradecendo a todos a sua presença em Anadia, bonita e hospitaleira terra, capital da Bairrada, região de cultura vitivinícola e gastronómica, estava dado o pontapé de saída para mais um acontecimento no panorama da banda desenhada em Portugal.
Depois dos grandes sucessos ocorridos com as cinco primeiras Mostras, esta nova edição constituiu um marco importantíssimo da ainda curta, mas já consolidada história do Clube Tex Portugal, proporcionando desta vez a presença em Portugal de dois consagrados desenhadores italianos, Bruno Brindisi e Roberto De Angelis.
Não cansamos de o sublinhar, tanto a revista do Clube, como a realização destas Mostras anuais são pagas exclusivamente pelas quotizações dos sócios do clube, o único em Portugal dedicado a um herói de banda desenhada e o primeiro clube oficial em todo o mundo dedicado ao ranger. Mas esta paixão ultrapassa cada vez mais fronteiras, tendo trazido até à Mostra deste ano gente de Itália, de Espanha, da Holanda e do Brasil, para participar num evento que pretende divulgar a personagem e fomentar o convívio entre todos os presentes.
O evento deste ano atraiu centenas de pessoas, mais de quinhentas nos dois dias da Mostra, revelando-se um sucesso, a acreditar nos inúmeros elogios recebidos de quem esteve presente, assim como do testemunho dos próprios autores italianos, que não esconderam a sua satisfação em poderem estar em ambiente tão caloroso. Não de somenos, porque do programa desta 6ª Mostra constava como aperitivo o lançamento da aventura “Os predadores do deserto”, de Claudio Nizzi e Bruno Brindisi, em mais uma edição da Polvo Editora, apostada definitivamente em publicar Tex em Portugal, integrado numa coleção que a editora denominou de Tex Romance Gráfico, aguardando-se com natural expetativa novas edições, eventualmente ainda este ano, devido à presença de Fabio Civitelli na Comic Com Portugal, a realizar em Lisboa, de 12 a 15 de Setembro. Destaque também para as habituais exposições pessoais dos autores presentes, mas a grande exposição, comemorativa dos 71 anos de vida editorial do personagem, foi a denominada “Tex – 71 anos – 71 rostos”, que como o próprio nome denomina, expunha 71 faces de Tex desenhadas por 71 autores diferentes, de Aurelio Galleppini, em 1948, a Alessandro Bocci, em 2019.
Quem passou por Anadia não deu certamente o tempo por mal empregue, até porque Brindisi e De Angelis, cativaram toda a gente com a sua simpatia e simplicidade, nunca negando um autógrafo, um sorriso, uma foto ou um desenho aos ávidos texianos (e não só) que os rodeavam durante as sessões de autógrafos (bem demoradas), assim como nos mais inusitados locais devido ao constante assédio que sofreram por parte dos seus fãs, levando-o a ter que desenhar diariamente até ao horário de encerramento do Museu e inclusive nos convívios à mesa… uma verdadeira lição de profissionalismo e de humildade.
Por tudo isso o Clube Tex Portugal já está a preparar a edição do próximo ano, onde devido ao crescimento do evento, espera trazer não dois, mas sim três autores do Ranger que virão pela primeira vez a Portugal.
Copyright: © 2019 Tex Willer Magazine #19;
José Carlos Francisco
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)