Programação completa de Tex Willer em 2013 (na Itália)

Por Carlo Monni

À luz das últimas novidades, mostro de seguida aos leitores do blogue português do Tex, a programação editorial dedicada a Tex, pela Sergio Bonelli Editore em 2013, baseada nas informações que eu possuo.

2013

JANEIRO

Tex n° 627: Salt River
Boselli & Andreucci

Argumento: Nos rastos do imprendível Jack Curtiss, jovem raptor, mas nem por isso menos cruel, Tex e Carson conseguem vencer o seu bando, mas sem pôr-lhe as mãos em cima. Apegando-se a uma delicada pista que os conduz às bandas de Tonto Rim, os pards descobrem que Curtiss poderá tentar atacar uma das cidades da região. Por esse motivo dividem as tarefas. Kit Willer, unindo-se a eles por acaso, opta por ir para Green City, onde acaba por conhecer uma bela e simpática médica…

Almanacco del West 2013: “La pista dei fuorilegge
Boselli & Gomez
Argumento:
Entre as áridas e desoladas montanhas dos confins entre o Arzona e Novo México, o pequeno burgo de Clifton, uma pobre comunidade que sobrevive graças a uma mina de cobre: não se trata de uma grande presa, mas os homens do bando de Johnson, fugindo dos Rangers não podem dar-se ao luxo de serem exigentes. Pena que entre essas mesmas montanhas se esconda um bando de cruéis rebeldes Apaches… para Tex e seus pards, encarregues de entregar Johnson e os seus companheiros à justiça, tratar-se-à de uma desagradável complicação e a cidade de Clifton encontrar-se-à entre dois fogos.

FEVEREIRO

Tex n° 628: “Una ragazza in ostaggio
Boselli & Andreucci

Argumento: Conclusão da história iniciada no número anterior.

MARÇO e ABRIL

Tex n° 629/630: “L’inseguimento
Faraci & Mastantuono

Argumento: Um western com Tex e Jack Tigre lutando com bandidos e índios. Entre os ingredientes da história, uma invasão.

MAIO

Tex n° 631: “Inferno Bianco
Nizzi & Filippucci
Argumento: Uma aventura ambientada nos esplêndidos cenários das Montanhas Rochosas, nas neves dos montes San Juan, no Colorado. Entre os coadjuvantes, os índios Utes.

JUNHO

Tex n° 632: “Inferno Bianco
Nizzi & Filippucci

Argumento: Conclusão da história iniciada no número anterior.

Texone n° 28: “Oregon Trail
Boselli & Venturi

Argumento: Uma história épica de caravanas e pioneiros, em viagem rumo ao Oeste, com a participação dos 4 pards!

JULHO

Tex n° 633: “Título desconhecido
Boselli & Acciarino

Argumento: Entre as personagens da história teremos a família Driscoll, composta pelo pai e pela filha Beth de 15 anos, que cuidará de Kit Willer, ligeiramente ferido após um tiroteio nas páginas iniciais da história.

AGOSTO

Tex n° 634: “Título desconhecido
Boselli &
Acciarino
Argumento: Conclusão da história iniciada no número anterior.

Tex Color n° 3: Título desconhecido
Boselli & Ticci
Argumento: Uma história ambientada na região montanhosa entre o Utah e o Colorado.

SETEMBRO

Tex n° 635: “Título desconhecido
Boselli & Ortiz
Argumento: Nenhuma informação disponível sobre o argumento desta história.

OUTUBRO

Tex n° 636: Título desconhecido
Boselli & Ortiz
Argumento: Conclusão da história iniciada no número anterior.

Maxi Tex n° 17 “Alaska
Boselli & Fernandez

Argumento: Uma inspiradíssima sequela da histórica aventura intitulada “Nei territori del Nord Ovest” (no Brasil – Tex Anual nº 4 “Território Selvagem“). É provável o retorno de alguns amigos de Tex (que será acompanhado nesta aventura por Kit Carson) como por exemplo Jim Brandon e Gros Jean, assim como quase certamente de Kathy Dawn.

NOVEMBRO

Tex n° 637: Messico e polvere
Boselli & Dotti
Argumento: Uma história de três álbuns e mais algumas páginas de um quarto álbum, com ambientação mexicana.

Tex Color n° 3 bis: “Título desconhecido”
Ruju & Scascitelli
Boselli & Genzianella
Faraci & Casertano
Manfredi & Biglia

DEZEMBRO

Tex n° 638: Messico e polvere
Boselli & Dotti
Argumento: Continuação da história iniciada no número anterior.

Como sempre, alguns comentários pessoais:

1) Pela primeira vez esta minha programação é precisamente a oficial tal como a vi no quadro das publicações anuais de todas as séries, aquando da minha recente visita à redacção no passado dia 19. Para dizer a verdade, em duas diversas salas vi duas versões que se diferenciavam porque numa delas em Setembro a Novembro estava prevista a história desenhada por Dotti e em Dezembro a conclusão da história de Dotti e o início de uma nova história, esta desenhada por Font. A minha ideia é que não sendo totalmente seguro que Dotti termine em tempo útil, Boselli tenha preferido jogar pelo seguro inserindo na programação uma história já pronta.

2) Agora é totalmente seguro, por isso o digo, mas de forma enfatizada: em Maio e Junho veremos “finalmente” a última história escrita por Claudio Nizzi. Não nos resta esperar que seja um adeus honroso.

3) Será publicado de forma surpreendente, pelo menos para mim, em Novembro um Color Tex com quatro histórias breves inspirado no Dylan Dog Color Fest. Resta-me a dúvida de que se trate de uma publicação autónoma, como faz pensar a diferente estrutura, ou talvez não. Pessoalmente creio que esta nova publicação, como já aconteceu no passado com iniciativas análogas, será apresentada inicialmente como suplemento ao Color Tex “tradicional” e precisamente por isso o denominei Tex Color n° 3 bis. Resta-nos aguardar.

4) Contando também com as histórias breves, teremos assim 14 histórias de Tex em 2013, das quais nove serão de Boselli, duas de Faraci e uma de Nizzi, Ruju e Manfredi. Portanto será um ano amplamente dominado por Mauro Boselli.

E por hoje é tudo! Votos de um Bom 2013 para todos os leitors do blogue do Tex!

5 Comentários

  1. Dois “Tex” em cores, um “Tex Anual” continuando a bela história “Território Selvagem“, e uma equipe de grandes autores. 2013, mais um excelente ano texiano. 😀

  2. Amigo Zeca tudo bom?
    Me esclarece uma dúvida, pelo que eu sei Frisenda estava desenhando uma história de Tex já prevista para sair no começo de 2013, não vi o seu nome na programação, o que aconteceu?
    Para mim a história mais aguardada, pois acho Frisenda simplesmente genial, um desenhador fabuloso.

    Um abraço!
    Nei campos!

    • Pard Nei,
      realmente tudo indiciava que a história se Tex desenhada por Frisenda seria publicada em 2013, mas nos últimos tempos ele envolveu-se em outro projecto (para o mercado francês e referente às Guerra Napoleónicas) que acabou retardando a história de Tex que assim somente deverá ser publicada em 2014 para nossa tristeza, já que também eu ansiava imenso por ver uma nova história de Tex desenhada o quanto antes pelo genial Pasquale Frisenda…

  3. Corrado Mastantuono na área, legal, gosto dele.
    Acho que seria interessante ele desenhar alguma história do Hulk, acho que cairia bem nos traços dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *