Pranchas do Tex Gigante da autoria de Andrea VENTURI, expostas no 18º Salão Internacional de BD de Viseu

Por José Carlos Francisco (texto e fotos) e Orlando Santos Silva (fotos)

Andrea Venturi no 18º Salão de Banda Desenhada de Viseu

Está patente em Viseu, integrada na 18ª Edição do Salão Internacional de Banda Desenhada dessa bela cidade beirã, até ao dia 22 de Setembro uma exposição com pranchas de Tex Willer da autoria de Andrea VENTURI, pranchas essas do mais recente Tex Gigante publicado em Itália, o nº 28, de Junho deste ano e que teve como título “I pioneri” (“Os pioneiros“).


.

Ler uma história de Tex, é uma aventura maravilhosa,  mas poder apreciar as pranchas no seu formato original, é uma aventura muito maior. É uma daquelas coisas que nos ficará na retina durante muito tempo. Quem ainda vier a Viseu para ver as pranchas expostas no Salão, poderá constatar isso mesmo. Até porque hoje a BD tem o estatuto de Arte – a 9ª. Além disso, através da visão e apreciação ao pormenor das pranchas no formato original, apercebe-se que entre a prancha desenhada pelo autor e a página que foi impressa na revista, por vezes há algumas mudanças, umas mais subtis, outras menos.


.

Para aguçar ainda mais a curiosidade e o desejo de se deslocarem a Viseu nos próximos dias, deixamo-vos com algumas fotografias da exposição dedicada ao Tex Gigante de Andrea VENTURI, até porque todos aqueles que visitaram este evento no fim de semana inaugural não lhe ficaram indiferente, pois para além das pranchas expostas, a exposição também conta com um fantástico Tex a cavalo, com cerca de 2 metros da autoria de Fabio Civitelli (aproveitado da exposição do anterior Salão que contou com a presença de Civitelli).


.


.

Por isso a todos os amantes da 9ª arte em geral e do Tex em particular e àqueles que têm curiosidade em conhecer um pouco mais do mundo de Tex Willer, o blogue do Tex convida-os a irem passear nos  próximos tempos até Viseu, duvidando que se venham a arrepender.

Andrea Venturi e alguns dos seus admiradores no Salão BD de Viseu 2013

(Para aproveitar a extensão completa das fotos, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Só inveja…
    Infelizmente (hoje nem por isso…), tenho que trabalhar. Mas continuo a roer-me de INVEJA.
    Um grande abraço para todos os apaixonados pela BD. Espero encontrar-vos numa próxima oportunidade.
    Comprem e leiam para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *