Os Quatro Justiceiros! O Tex Gigante, ainda inédito, de Claudio Nizzi e Ernesto Garcia Seijas

Por Sandro Palmas [1]

Os Quatro Justicieros! O Tex Gigante, ainda inédito, de Claudio Nizzi e Ernesto Garcia Seijas - Prancha AA história tem argumento e roteiro de Claudio Nizzi e foi desenhada pelo argentino Ernesto Garcia Seijas tendo como título provisório “I quattro giustizieri” (Os Quatro Justiceiros). Nas páginas que tivemos acesso (e que nos apressamos a divulgar) comparecem, com efeito, todos os quatro pards.

Seijas começa a trabalhar nesta história no já longínquo ano de 2000. Segundo consta, na programação da Sergio Bonelli Editore a história deveria figurar no 17° albo speciale (nome dado na Itália ao Tex Gigante) e portanto ser publicada em Julho de 2003. Por outro lado Seijas terminará os desenhos, por causa da sua lentidão, somente quatro anos depois do seu início.

A letrista Monica Husler inicia a legendagem da história no Outono desse mesmo ano, em 2004. A lógica sugeria então uma publicação em Junho de 2005. Entretanto Sergio Bonelli controla pessoalmente todas páginas então legendadas, como sempre faz com todas as histórias do Ranger, e decide inexplicavelmente publicar naquela data o Tex Gigante desenhado por Carlo Ambrosini.

Ernesto Garcia SeijasHouve um chumbo? Tudo indica que sim, ao menos em parte. Fala-se em surdina, que na história há mulheres a mais. A especialidade, no fim de contas, do artista argentino. Numa recente entrevista concedida por Ernesto Garcia Seijas, ao nosso blogue do Tex, o próprio Seijas  explica o sucedido e confirma os rumores: “Sergio Bonelli controla pessoalmente cada página de Tex. Inclusive neste Texone ainda inédito, houve 11 páginas que tive de refazer, porque apareciam mulheres e Sergio Bonelli não entendia porque apareciam essas mulheres ali, já que não eram necessárias para a história. Ele fez com que mudassem o argumento e eu tive de refazer as páginas. Parece que a ele, não lhe agrada que apareçam muitas mulheres nas histórias de Tex.

Os Quatro Justicieros! O Tex Gigante, ainda inédito, de Claudio Nizzi e Ernesto Garcia Seijas - Prancha BAs onze páginas, considerada a média mensal produzida pelo autor, foram redesenhadas em apenas um mês. Mas não obstante as correcções, tudo permanece na mesma, ou quase. Murmurava-se que o editor pretendia publicar a história no Outono de 2008. Mas afinal, nada.

Sergio Bonelli brinca com a situação, convidando os cobiçosos curiosos para visionarem as páginas, no seu gabinete situado na Via Buonarroti, estão todas ali dentro, diz, numa gaveta. Entretanto em torno deste Tex Gigante  cresce pouco a pouco uma auréola de mistério cada vez mais densa, todos falam mas ninguém sabe nada. O blogue do Tex, graças ao fórum italiano texwillerforumfree.org apresenta hoje duas páginas inéditas (para aproveitar a extensão completa das respectivas páginas, clique nas mesmas) desta já mítica história, com desenhos soberbos da obra realizada por Seijas. Julguem vocês e comentem!

As páginas são © da Sergio Bonelli Editore

[1] (Texto publicado originalmente no Tex Willer Forum, em 31 de Agosto de 2009)

Um comentário

  1. Bem, uma hora essa história vai ter que sair, não acho que Sergio Bonelli vai mantê-la na gaveta até o dia do juízo final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *