Os erros nas mãos de Tex, Kit Willer e Kit Carson

Por José Carlos Francisco

Giovanni Ticci desenhou erradamente a mão esquerda de TexOs enganos ocorridos nas mãos de personagens, são um dos erros mais comuns na banda desenhada. Ou estão ao contrário ou com erros de detalhes ou então pura e simplesmente não estão lá. E como a caça ao erro é um dos desportos favoritos de muitos leitores que acabam por pôr a história para trás das costas… vamos então abordar o tema “erros ou meras incorrecções“…

Vejamos alguns exemplos ocorridos com Tex, seus pards e não só…

Na edição brasileira de Tex nº 346, intitulada “Do Outro Lado da Lei“, na página 57, 4ª vinheta, pode-se ver que Giovanni Ticci desenhou erradamente a mão esquerda de Tex… mais precisamente trocando a posição do dedo polegar na mão do Ranger

Alberto Giolitti desenhou erradamente a mão esquerda de Kit WillerMas este tipo de erros por parte dos desenhadores, é mais frequente do que se possa imaginar e basta uma leitura mais atenta, para detectar outros casos semelhantes… por exemplo no Tex Gigante nº 3, “Terra Sem Lei“, desenhado por Alberto Giolitti e publicado pela Mythos Editora em 1999 podemos ver algo de semelhante na página 173, 3ª vinheta, se bem que nesse caso, trata-se da mão de Kit Willer…

Mas para que Kit Carson não se possa rir de Tex e Kit Willer, também ele já se viu sem uma mão (e respectivo braço), mais precisamente a esquerda… tal aconteceu no Tex Gigante desenhado por Magnus (pseudônimo de Roberto Raviola), intitulado “O Vale do Terror“… como se pode constatar, Magnus desenhou a luva de Carson segurando as rédeas, mas esqueceu-se de desenhar a mão e o lapso passou inclusive pelos revisores, embora tendo sido detectado mais tarde e por isso mesmo corrigido aquando da publicação de Tex Stella d’Oro, a colecção que no presente reedita na Itália as edições gigantes de Tex. Veja-se de seguida, a versão original (à esquerda) e a versão corrigida (à direita):

Magnus (pseudônimo de Roberto Raviola) esqueceu-se do braço e mão esquerda de Kit CarsonVinheta de Magnus corrigida

Capa de Tex italiano nº 385Mas nem só os heróis padecem deste tipo de erros… aos vilões também acontece… e nem as capas estão isentas destes enganos, pois atente-se na capa de Tex italiano nº 385, da autoria de Aurelio Galleppini... vendo-se ao pormenor, descobre-se que o bandido tem duas mãos… direitas!!!!!

As duas mãos direitas

Capa de Galep, que apresenta Tex Willer com SEIS dedosE finalizamos com a “famosa” capa de Galep, que apresenta Tex Willer com SEIS dedos!!!!
Uma particularidade ocorrida no nº 29, “Il coyote nero“, da primeira edição, tendo sida corrigida nas edições sucessivas…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

4 Comentários

  1. Ah, ah, ah. A luva “treinada” do Carson foi demais. E o Tex “Homem dos 6 dedos” também!

  2. Excelente artigo. Contudo, na primeira imagem a mão esquerda é que está mal desenhada. Parabéns pelo excelente trabalho.

    José Eduardo Monteiro

  3. Obrigado pelo seu alerta, prezado pard e Amigo José Eduardo Monteiro… foi um lapso que devido a si já está devidamente corrigido… muito obrigado também pelos elogios ao artigo, grande pard!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.