O Vinheta 2020 fez um Roteiro dos Dez Melhores Eventos de BD em Portugal. Destaque para a presença da Mostra do Clube Tex na lista

O prestigiado sítio Internet “Vinheta 2020” nesta segunda-feira, dia 8 de Janeiro de 2024, publicou um interessante roteiro sobre os dez melhores eventos de BD em Portugal, num texto da autoria de Hugo Pinto. No roteiro constam obviamente eventos do calibre da Comic Con Portugal e dos Festivais Internacionais de Banda Desenhada da Amadora e de Beja, mas a ladeá-los temos também a Mostra do Clube Tex Portugal, prova evidente da crescente consolidação e afirmação do único evento realizado em Portugal dedicado exclusivamente a um único personagem: Tex!

O texto inicia do seguinte modo: “Uma das razões mais apontadas para o bom momento que a banda desenhada vive em Portugal é o número de edições – de obras nacionais ou estrangeiras – que tem vindo a registar uma tendência crescente e robusta nos últimos anos. Com efeito, cada vez são mais os autores nacionais que lançam livros de BD por cá, mas também vão sendo mais frequentes o número de obras estrangeiras editadas para o mercado português. Sendo isso verdade, há também uma outra razão que é demonstrativa da boa situação da BD em Portugal: a cada vez maior oferta em termos de eventos dedicados à banda desenhada. Essa oferta é já tão assinalável que, nos últimos anos, passámos de uma situação em que não havia praticamente nenhum evento dedicado à banda desenhada, para uma dezena de eventos. Aliás, se contarmos com os eventos mais pequenos, geralmente organizados por lojas ou editoras, ou por outras iniciativas mais avulsas, até superamos facilmente a dezena de eventos anuais. Como tal, e porque há muito que eu achava que era necessário que alguém fizesse algo para clarificar e agrupar os principais eventos de banda desenhada que por cá são organizados, com vista a ajudar os amantes de BD mais incautos, avanço com a minha lista dos 10 Melhores Eventos de BD em Portugal que, bem sei, na prática até será mais um Roteiro de Eventos para Bedéfilos.”

Relativamente à Mostra do Clube Tex Portugal, o articulista escreve: Eis um evento que, lamentavelmente, e por razões de agenda pessoal e familiar, ainda não consegui visitar. Mas, informando-me bem acerca do mesmo junto de alguns organizadores e de alguns visitantes, posso dizer que é um evento muito especial. É organizado pelo Clube Tex Portugal e, como tal, o tema desta Mostra é sempre essa série emblemática da banda desenhada italiana. Mas não é um mero encontro nacional. A Organização tem conseguido trazer sempre autores internacionais, ilustradores e/ou argumentistas do Tex, enquanto também tem exposição com trabalhos desses mesmos autores. Há toda uma camaradagem e convivência neste evento que é muito própria. E, sempre que há livros western a serem lançados por esta altura, os seus lançamentos costumam acontecer na Mostra do Clube Tex (mesmo que não sejam do universo Tex, como, por exemplo, aconteceu no ano passado com A Oeste, de João Amaral). Tenho pena de nunca ter ido, mas é um dos eventos em que tentarei marcar presença quando puder.”

Para ler todo o interessante texto e ficar a conhecer então o roteiro completo dos dez melhores eventos de Banda desenhada em Portugal, na opinião de Hugo Pinto, clique AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *