SEMPRE A CAVALGAR – O testemunho de Mário Marques, o criador do Tex Willer Blog, a propósito da recente remodelação do Blogue Português do Tex

Sempre a cavalgar

Por Mário João Marques

A recente remodelação de que foi alvo este magnífico blogue levou-me, obrigatoriamente, a vir a terreiro e aqui deixar o meu testemunho. Obrigatoriamente porquê? Por diversos motivos: pela genuína amizade que tenho pelo José Carlos; pelo reconhecimento do trabalho que diariamente ele tão carinhosamente nos apresenta; pelo esforço com que se empenha na divulgação do nosso querido ranger; pela beleza das novas vestes do blogue; finalmente, porque, também eu, estive na origem deste projeto.

Mário João Marques e José Carlos Francisco (2006)

Quando conheci o José Carlos, reconheci desde logo a sua imensa paixão pelo Tex (a outra é o Benfica, mas essa não lhe fica nada bem), por isso não decorreu muito tempo até desafiá-lo para um projeto que pudesse divulgar o nosso querido ranger pelos quatro cantos do mundo, algo que a internet permitia, o que acabou por resultar neste blogue. A primeira reação do José Carlos, tanto quanto a minha idade ainda me permite lembrar, foi de que se tratava de um desafio exigente e que obrigava a muito trabalho e dedicação, pois só fazia sentido se fosse alimentado regularmente. As nossas vidas profissionais, bem como os afazeres pessoais, deixavam pouco tempo para o projeto, no entanto, sabendo (eu) que a paixão (dele) mandava mais alto e que, para o convencer, bastava colocar o produto à frente dos olhos, dispus-me a criar um blogue na condição de que fosse ele depois a andar com o projeto em diante.

O primeiro artigo do Tex Willer Blog. 28 de Setembro de 2006

E assim foi. Criei o blogue, publicando como primeiro artigo uma breve crítica à aventura Il Treno Blindato de Segura e Ortiz, o que se revelou ser mais do que suficiente para despertar o “bichinho” no José Carlos. Nunca pensei que fosse assim tão rápido convencê-lo, pois esperava que o José Carlos se fizesse mais difícil e me “obrigasse” a escrever mais uns posts até acabar por aceitar abraçar o projeto. Ainda bem que a paixão tem destas coisas, pois a sua pelo Tex é tão intensa, que acabou por “poupar-me” trabalho.

Desde então, o Tex Willer Blogue tem sido um caso de sucesso crescente, uma referência para muitos, arrisco-me mesmo a dizer que será o maior manancial de notícias e conteúdos sobre Tex depois do site da Sergio Bonelli Editore. Quem hoje quiser saber algo sobre a personagem visita o blogue com a certeza de encontrar o que pretende, não sendo estranho que, quando navego na internet por outros sites de banda desenhada, em quase todos encontre o Tex Willer Blogue como um dos sites de referência a visitar.

Claudio Villa, o primeiro autor de Tex a escrever no Tex Willer Blog, em Outubro de 2006

Desde cedo, editores e autores também reconheceram a importância de um blogue feito com tanto carinho e com tanta paixão, sem nunca descurar o profissionalismo e o rigor, não se coibindo, bem pelo contrário, de contribuírem com uma notícia, uma novidade, um desenho, um comentário, muitas vezes em primeira mão, o que também acaba por distinguir o blogue dos demais.

Apesar dos louros, o José Carlos não pára e, prova disso, está esta recente remodelação que veio tornar o blogue mais cativante, mais apelativo e mais moderno. Chegado aqui, deixem-me também endereçar os parabéns ao Ricardo Elesbão e ao Thadeu Fayad, companheiros do José Carlos neste imenso desafio que foi passar o gigantesco volume de informações para as novas vestes. Um verdadeiro salto em frente, mas, de igual forma, o reconhecimento e o agradecimento do José Carlos a todos os texianos e visitantes.

Que o blogue continue a cavalgar por muitos e bons anos!

A primeira imagem oficial do Tex Willer Blog (2006/2009)

A imagem oficial do Tex Willer Blog entre 2009 e 2020

A actual imagem oficial do Tex Willer Blog (2020)

6 Comentários

  1. Absolutamente essencial para conhecer e aprofundar a personagem, os autores, a lenda, a extraordinária aventura editorial. Imprescindível. E o blog está de facto modernizado e mais bonito!

  2. Parabéns pelo excelente blog, pards. É Tex na veia! Com certeza uma companhia referencial junto ao Ranger dos quadrinhos. Abraços!

  3. Lindo texto! Parabéns a você, que teve essa idéia maravilhosa de criar Esse blogue fantástico! Ao José Carlos Francisco! O “nosso” Zeca, que sempre administrou com muito amor e maestria, e muitas informações importantes sobre o nosso ranger, e matérias Bonelli, e a banda desenhada como o todo! E ao Thadeu Fayad, claro! Pela inovação! Ficou maravilhoso ainda mais do que já era! Como se diz! O que era bom, ficou melhor ainda! Vida longa ao blog, a Tex, e claro, para todos nós! Um abraço.

  4. E agradável ler esses testemunhos, pois nos dão a certeza da continuidade deste maravilhoso blog. Muita saúde e longevidade aos seus idealizadores e colaboradores.
    Saudações Texianas!

  5. Acho que a remodelação deste blogue foi muito positiva! Ficou agora com um ar mais moderno, menos carregado e até mais fácil de pesquisar.
    Os meus parabéns ao Zé Carlos porque o trabalho ininterrupto ao longo de tantos anos na blogosfera é digno de registo (infelizmente hoje em dia anda tudo nas redes sociais e os blogues foram esquecidos).
    Eu, obviamente, continuarei a seguir este magnífico blogue.
    Viva Tex Willer!

  6. Muito obrigado a todos vós pelos vossos parabéns (e pelas vossas palavras de elogio e satisfação). São mais um (grande) estímulo para todo o staff do Blogue do Tex fazer mais (e melhor) em prol de Tex Willer, a Lenda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.