O retorno de Tigre Negro – vinhetas e esboços inéditos

Por Anthony Steffen [1]

Em 1997 retorna nas páginas de Tex, uma das personagens mais bem sucedidas da lavra de Claudio Nizzi, o Tigre Negro.

LohanaDepois de cinco anos após a sua primeira aparição, dessa vez, os desenhos foram confiadas a um Civitelli em estado de graça, que não fez ter saudades do desenhador que criou graficamente o Tigre Negro, o grande Claudio Villa.

O eficaz Civitelli encontrou-se verdadeiramente à vontade em interpretar a atmosfera sombria de Nova Orleães e foi também bravíssimo em caracterizar os rostos dos coadjuvantes na história, como por exemplo Omoro, Juffure e Lohana.

Precisamente sobre esta última vamos deter-nos um pouco mais. O desenhador aretino admitiu que ele se inspirou em Naomi Campbell para a caracterização gráfica da personagem e a esse propósito, aqui do lado esquerdo, mostramos um esboço de teste da personagem, que o confirma.

De seguida mostramos do lado esquerdo, um esboço inédito de Omoro e do lado direito, outro inédito, desta vez, Juffure:

OmoroJuffure
.

.
E por fim, o estudo inerente ao Tigre Negro:

Tigre Negro

Para quem ainda não sabe, inicialmente Claudio Nizzi tinha escrito um final da história ligeiramente diferente daquele que posteriormente foi publicada no álbum “La notte degli Zombi” (no Brasil, Tex nº 358, “A Noite dos Zumbis“). De facto, Lohana, em vez de fugir com o Tigre Negro, inicialmente foi morta por um tiro acidental proveniente da espingarda de Tex. Fabio Civitelli desenhou aquele final alternativo que em seguida foi descartado e por isso mesmo jamais apareceu na referida história.

Eis directamente da minha colecção pessoal, a página desta cena inédita, que publicamos de seguida através das respectivas vinhetas, na exacta sequência:

Final alternativo - Vinheta 1

Final alternativo - Vinheta 2

Final alternativo - Vinheta 3

Final alternativo - Vinheta 4

Final alternativo - Vinheta 5

Se compararmos a situação publicada na edição do Ranger, percebemos que difere um pouco em relação ao apresentado neste artigo. Não tenho conhecimento das verdadeiras razões que levaram a eliminar este final. Talvez pela cena demasiado forte da morte de Lohana, que inclusive perturba muito o próprio Tex.

Para terminar, deixo-vos com uma interrogação. A este propósito, segundo cada um de vós, qual é o final de Lohana que gostariam de ver: um fim trágico, como na cena descartada, ou a fuga com o Tigre Negro, como na versão oficial?

[1] (Texto publicado originalmente no Tex Willer Forum, em 4 de Julho de 2009)
Tradução e adaptação a cargo de José Carlos Francisco

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

9 Comentários

  1. Acho que o fim da história com a morte de Lohana ficaria melhor, com a fiel seguidora do Tigre Negro se sacrificando pra proteger a sua fuga. Mas o fim original também ficou muito bom, com o Tigre e Lohana fugindo juntos.

  2. Sinceramente não sei qual dos 2 finais ficaria melhor…
    Talvez eu tenha uma resposta para isso após ler a mais recente aparição do Tigre Negro, que será publicada no Brasil ainda este ano.

    Mas a propósito da caracterização da bela negra Lohana, inspirada nos traços da modelo Naomi Campbell, acho que foi uma excelente idéia do Civitelli, pois realmente, ficou bem legal.

    Pelo pouco que vi (algumas vinhetas apenas), da mais recente aparição do Tigre Negro, que foi publicada ano passado na Itália, me parece que tenham confiado o trabalho gráfico a um desenhista de alto calibre.

    Depois, quando lê-la integralmente, poderei exprimir um melhor juízo a respeito.

    Obrigado a você, amigo Zeca… por partilhar esta curiosidade com outros leitores.

    E me incluo entre aqueles que se consideram fãs do vilão Tigre Negro, desde sua primeira aparição. O considero o vilão mais bem engendrado em Tex, criado por Claudio Nizzi.

  3. Obviamente o final foi alterado porque isso implicaria que Tex teria cometido um erro – e Tex não comete erros!

    Hunter (Pedro Bouça)

  4. Eu preferi o final oficial, pois Tex nunca mata acidentalmente, e fazer isso logo com uma mulher seria muito ruim. Também sou fã incondicional do Tigre Negro, que gosto até mais do que Mefisto, até então o meu preferido.

  5. Defendo que deveria ter ficado como o original, ou seja, com a morte acidental de Lohana!

    O nosso herói também é humano e nem sempre infalível, logo, poderia ter ficado assim!

    Vamos a ver se a “mulatinha jeitosa” volta de novo à cena com o Tigre Negro!

    Bom mesmo era aliar dois maus deste calibre: Tigre Negro e Mefisto! Isso é que era!

  6. For me, it’s much better that Lohana is not killed by Tex.
    This is a good change in Tex establishment (Bonelli Press), since heroines were almost always killed by someone, randomly or not.
    I have to add that Lohana is not inspired to Naomi Campbell, since I think Lohana is very similar and inspired to Loa, the vodoo priestess of several Tex stories.
    I think it happened the following thing:
    since Loa was drown in a previous story, actually there was no coloured, vodoo-like character, and so Tex authors created another one, very similar to Loa.
    But in a next story involving Mephisto (and it’s very curious and funny), Loa has shown herself like a survivor of the previous feared deadly drowning and in such a way now there are “two Loa” (Loa and Lohana).
    But I think that Loa and Lohana have to be meant as the same one; a lovely character of Tex world that I hope to see more often in Tex stories, also – why not – like a surprising ally of the great Ranger.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *