O nascimento do 331º póster de Claudio Villa em Tex Nuova Ristampa

Por José Carlos Francisco

Tex Nuova Ristampa é a terceira reedição de Tex na Itália, ou seja a 4ª série do Ranger: Tex (inédito), Tex Tre Stelle, Tutto Tex e Tex Nuova Ristampa. O principal atractivo da mais recente reedição de Tex, que actualmente tem uma periodicidade quinzenal, são os mini-pósteres da autoria de Claudio Villa, um extra que sempre acompanha a revista desde o número 1.

Esboço inicial da ilustração para Tex Nuova Ristampa #331 inspirada na edição italiana #501 que continha a história do regresso de Mefisto

No Brasil estes pósters têm sido utilizados, sobretudo mas não só, como capas de Tex Edição Histórica, aliás foi o Brasil através do lançamento de Tex Edição Histórica, em Agosto de 1993, que deu azo a estas magníficas ilustrações, de Claudio Villa, muito bonitas e interessantes e que retratam situações passadas em histórias antigas de Tex Willer, já que os responsáveis da Editora Globo pediram a Sergio Bonelli a possibilidade de se produzirem capas inéditas para a “nova” série brasileira, pedido esse que o editor italiano atendeu de pronto e mais tarde, em Fevereiro de 1996, Sergio Bonelli também deu a conhecer aos leitores italianos os pósteres de Claudio Villa ao reproduzi-los no interior de cada número de Tex Nuova Ristampa.

A propósito da autêntica galeria Tex Nuova Ristampa que no próximo dia 16 deste mês verá o seu 331º póster, Claudio Villa confidenciou-nos que “Nestas imagens procurei, desde o seu início, “encontrar” o Tex mais autêntico: a Lenda. Aquele Tex que está no coração de cada leitor desde a primeira história lida e por quem foi “capturado”. E imagem após imagem o retrato de Tex fica cada vez mais claro no papel. Com a convicção de que o leitor que está dentro de mim guia o lápis do desenhador que trabalha.

Ilustração a tinta da china do mini-póster de TNR 331

Antes do falecimento de Sergio Bonelli tudo começava com um esboço da imagem pretendida, determinado pelo próprio editor, já que ao contrário do que muitos pensavam, o desenhador não tinha liberdade para fazer a ilustração que bem entendesse para a história, como nos explica Claudio Villa: Se no passado tudo nascia na editora, onde Sergio Bonelli examinava pessoalmente a história em questão para procurar uma cena “de capa” entre as vinhetas desenhadas e depois elaborava um esboço veloz que me era enviado por fax, junto às cópias das páginas correspondentes (em geral, duas ou três), hoje em dia cabe-me a mim seleccionar a cena a eleger.

Ilustração pintada manualmente, por Claudio Villa, do mini-póster de TNR 331

Inclusive as cores da capa, são da responsabilidade de Claudio Villa: “Eu dou uma “indicação” de cor: faço uma fotocópia em A4 a preto e branco e passo a colori-la com tintas líquidas, pintando-a como gostaria de vê-la impressa. Depois é o impressor que deve, com os seus instrumentos, aproximar-se daquilo que fiz…“

Pois bem é todo este processo de criação da mais recente edição de Tex Nuova Ristampa que damos hoje a conhecer aqui no blogue do Tex, uma ilustração que nasceu inspirada da edição nº 501 de Tex, a história do retorno de Mefisto!

Póster Tex Nuova Ristampa 331

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Sempre que vejo uma nova ilustração de Claudio Villa, fico fascinado! Ele é, de facto, um dos maiores artistas europeus no campo da ilustração realista e consegue identificar totalmente o leitor com uma concepção das cenas que brota da sua capacidade inata de recriar o âmago das personagens e do ambiente que as envolve, conferindo sempre a essas imagens um impacto extraordinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *