O editorial da revista nº 4 do Clube Tex Portugal

O editorial da revista nº 4 do Clube Tex Portugal

Ainda não se calaram os ecos vindos de Anadia e da 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, que este ano registou uma afluência recorde, e já estamos de volta com a nossa revista, com mais páginas de divulgação do nosso querido ranger e do western em geral. Mas este não é um número qualquer, porque pela primeira vez a revista tem a honra de publicar uma história oficial, para mais inédita em alguns países, nomeadamente no Brasil, e que em Portugal também nunca foi publicada a cores. Estamos a falar de A Presa (La Preda), uma história curta assinada por Mauro Boselli e Fabio Civitelli e que, por gentileza da Sergio Bonelli Editore, em especial do seu responsável Davide Bonelli, temos o privilégio de poder apresentar nas páginas deste número da revista. Uma história que foi publicada originalmente a 24 de Junho de 2012 pelo jornal italiano Corriere Della Sera, no seu suplemento dominical La Lettura e que o BDjornal nº 29, de Outubro de 2012, apresentou no habitual padrão bonelliano, embora a preto e branco.

Mas este número da revista traz muito mais e outro tanto ficou por apresentar. Na realidade, os pedidos de colaboração têm vindo a crescer, demonstrando o carinho e a paixão que a revista tem vindo a merecer por parte dos texianos, o que nos leva a fazer uma selecção e a adiar a publicação de alguns trabalhos para próximos números.

Para já, este quarto número traz uma vez mais duas capas, desta vez do magnífico Enrique Breccia, desenhador, pintor, ilustrador, um dos maiores autores latino-americanos de sempre e que será o desenhador do próximo Tex Gigante, a ser publicado em Itália este mês de Junho com o título de Capitan Jack. Começou a trabalhar em 1968, como colaborador do pai Alberto Breccia na biografia de Che Guevara, escrita por Héctor Germán Oesterheld, percorrendo desde aí uma carreira intensa e brilhante e que motivou o artigo do já nosso habitual colaborador Italo Marucci.

As colaborações estendem-se nas páginas seguintes a artigos de Rui Cunha, que aborda a participação de Tex na Guerra Civil Americana, conhecida também por Guerra da Secessão; do Jesus Nabor Ferreira, que nos fala de A Dama do Colorado (Colorado Belle), uma excelente aventura de Boselli e Font; do Júlio Schneider, que apresenta um artigo sobre um dos símbolos de poder usados por Tex Willer, o célebre wampum, a faixa usada na cabeça; do Mário João Marques, que apresenta um artigo sobre a personagem do Tigre Negro, um dos grandes inimigos texianos, depois de no número anterior já termos falado de Mefisto; do Paulo Guanaes, mítico tradutor de Tex no Brasil, que escreve sobre o papel dos índios no universo texiano; do José Carlos Francisco, que apresenta a segunda parte do seu artigo dedicado às estatuetas de Tex; do Carlos Gonçalves, que apresenta um extenso e bem documentado artigo sobre os cowboys do “antigamente”; e finalmente do Moreno Burattini, que sublinha todas as suas participações como analista e ensaísta em várias obras dedicadas a Águia da Noite, ao longo de décadas de trabalho.

Bruno Brindisi e Dante Spada, com desenhos, e Alessandro Nespolino, com um esboço de uma sua página, presentearam-nos com as suas colaborações em exclusivo para a revista. A eles o nosso agradecimento, tal como à Mythos e ao seu responsável Dorival Vítor Lopes pela colorização da capa alternativa, ao querido Júlio Schneider pelas traduções, nunca deixando de agradecer à Sergio Bonelli Editore e ao nosso Jorge Machado-Dias, que uma vez mais empenhou-se na elaboração de mais este número da revista que o leitor tem em mãos.

Nota do Clube Tex Portugal a todos os sócios:

Como habitualmente, os sócios do Clube Tex Portugal (com excepção dos sócios menores) COM AS QUOTAS DO MÊS DE JUNHO PAGAS, terão direito a receber gratuitamente um exemplar da revista. Dado que este 4º número será publicado com duas versões da capa, o exemplar gratuito será o da versão com desenho de Tex e Dinamite a cavalgar.

Adicionalmente, sem qualquer limite, os sócios podem adquirir mais exemplares da revista, quer da versão oficial quer da versão alternativa, sendo o preço unitário de 10 euros.

Deste modo, todos os sócios (que ainda não o tenham feito) que desejem adquirir exemplares da revista, devem informar desde já o Clube Tex Portugal, na forma de comentário a este post ou escrevendo para José Carlos Francisco (josebenfica@hotmail.com), indicando o nº de exemplares pretendido para cada versão da capa e procedendo ao respectivo pagamento na conta do Clube Tex Portugal ou através de paypal, enviando o comprovativo desse mesmo pagamento.

  • Pagamentos internacionais por transferência bancária  devem ser feitos com todas as despesas a serem suportadas pelo ordenador, sem qualquer dedução no valor a receber pelo Clube, devendo ser creditada a conta PT50003600009910590434664 em nome do Clube Tex Portugal na Caixa Económica Montepio Geral – código swift: MPIOPTPL;
  • Pagamentos nacionais por transferência bancária  devem ser feitos para o NIB 0036.0000.99105904346.64
  • Pagamentos por Paypal devem ser efectuados para o e-mail cacem.moreira@gmail.com com todas as despesas a serem suportadas pelo ordenador, sem qualquer dedução no valor a receber pelo Clube.

14 Comentários

  1. Para além do exemplar que receberei por ser sócio pretendo reservar mais dois exemplares da Revista Tex nº.4, sendo um de cada capa.

  2. Desejo reservar uma revista nº 4 do Clube Tex Portugal com a capa alternativa.
    Sócio nº 105

  3. Pretendo reservar o segundo exemplar da revista n.º4, ou seja, quero uma de cada capa.
    Ainda hoje, faço a transferência dos 10€.
    Sócio nº 7.

  4. Para além do “meu” exemplar desejo também mais um exemplar com a capa principal e mais dois exemplares com a capa variante.
    Sócio nº 61.

  5. Reservem-me por favor 2 exemplares de cada capa se faz favor, ou seja, quero a “minha” e mais três.

  6. Para além da revista “normal” reservem-me por favor um exemplar com a capa variante.

  7. Venho, por este meio, reservar um exemplar da segunda versão da capa.
    Sócio nº 89

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.