O casamento TEXiano de Fabio Nardelli e Paola Crespi

Por José Carlos Francisco (texto), Fabio Civitelli (desenho), Fabio Nardelli e Paola Crespi (fotos)

Tex e seus pards no casamento de Fabio Nardelli e Paola Crespi. Desenho de Fabio Civitelli. Copyright Sergio Bonelli Editore

Fabio Nardelli e Paola Crespi são um jovem casal italiano, bem conhecidos dos pards portugueses, que coleccionam o Ranger Tex com a imensa paixão de verdadeiros fãs, a ponto de segui-lo por vários países do mundo onde haja um evento texiano como aconteceu com as suas três presenças em Portugal, mais precisamente no decorrer do Moura BD 2007 (com a presença de Fabio Civitelli e com a exposição dedicada à nova vaga de desenhadores de Tex) aproveitando o facto de estarem de férias em Sevilha e sabendo que Fabio Civitelli estava presente em Portugal deslocaram-se propositadamente a Moura para vê-lo e felicitá-lo, no Festival de Beja em 2010 (com a presença de Fabio Civitelli e onde se comemoraram os 25 anos de carreira de Civitelli com Tex) e finalmente em 2012 no Festival de BD do Porto (com a presença de Fabio Civitelli e a exposição de homenagem a Sergio Bonelli).

O casamento de Fabio Nardelli e Paola Crespi

Foi precisamente aquando da sua última visita a Portugal, em Abril de 2012, que no seguimento do MAB Invicta e aproveitando a estada de mais dois dias no nosso país de Fabio Civitelli e do editor Dorival V. Lopes, Paola e Fabio Nardelli acompanhados também de Carlos Moreira e da sua esposa Teresa, no decurso de um belo passeio de barco no rio Douro foram surpreendidos por Fabio Civitelli que se ofereceu para desenhar o convite de casamento caso Fabio e Paola resolvessem casar-se já que viviam juntos há muitos anos e não se decidiam a dar o “grande passo”.

Os noivos

Fabio Civitelli felicitando a noiva

Fabio Nardelli e Paola Crespi na cerimónia do casamento

Perante tal gentileza de ter um convite personalizado (e inédito) com a presença de Tex e seus pards no matrimónio, Fabio e Paola não poderiam desperdiçar a oportunidade e foi então que em pleno Rio Douro ficou feita a promessa que o casamento se iria realizar em 2013 e como promessa de texianos é para cumprir, no dia 20 de Abril de 2013, pelas 10 horas da manhã na Igreja de São Biagio em Caldana, Gavorrano, lá estavam no altar Fabio Nardelli e Paola Crespi, na presença (obrigatória) de Fabio Civitelli, a dar o nó sagrado do matrimónio, conforme documentam algumas das fotos que ilustram este texto.

Os noivos e seus convidados

Tratou-se efectivamente e no verdadeiro sentido da palavra, de um casamento texiano que contou não somente com a presença de Tex, Carson, Tigre e Kit Willer na igreja, mas onde inclusive a lista de convidados e dos lugares reservados nas mesas foi baseado no Ranger com as mesas a serem denominadas pelos nomes das principais personagens da saga de Tex: Mefisto, Kit Willer, Jack Tigre, Tex Willer, Kit Carson, Sagua, El Morisco, Montales, Lilyth e Tigre Negro.

Mesas dos convidados com nomes de personagens da saga de Tex

Claro que um casamento destes teria que ter uma lua de mel igualmente texiana e por isso Fabio e Paola resolveram viajar para os Estados Unidos, país que nunca tinham visitado mas sobretudo para conhecerem os locais das aventuras de Tex e dos seus Navajos.

Fabio e Paola no Monument Valley

Monument Valley

Cavalos selvagens

Nesta sua viagem de núpcias visitaram diversos parques, em particular no Arizona o Monument Valley, região dos Estados Unidos situada na reserva dos índios Navajos, e no Utah o Grand Canyon, Arches National Park, Capitol Reef e Bryce Canyon.

Aproveitaram portanto para conhecerem e conviverem com alguns índios Navajos nos locais paradisíacos das aventuras do Ranger! Locais esses verdadeiramente belos, mais do que seria esperado com paisagens grandiosas e cores fantásticas como mostramos também em algumas fotografias do casal que ilustram este texto.

Paola no Arches National Park

Fabio no Arches National Park

Paola no Bryce Canyon National Park

Mas como o tempo foi muito curto para visitar outros parques, Fabio e Paola prometeram um ao outro retornar assim que for possível para conhecerem inúmeros outros lugares do velho Oeste do nosso Tex e seus pards!

Fabio no Bryce Canyon National Park

Bryce Canyon National Park

Deserto de Escalante

Torrey

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

12 Comentários

  1. Simplesmente fabuloso, os meus parabéns aos noivos.
    Eu e a minha esposa desejamos muitas felicidades e espero revê-los em breve, caros amigos.

  2. Grazie a Zeca per la pubblicazione e a Carlos e Teresa Moreira per gli auguri! Speriamo di vedervi presto!
    Un abbraccio

  3. Tanti auguri… Tutti belli e meraviglioso! Um sonho realizado e de maneira grandiosa! Parabéns!

    Nanda

  4. Puxa ! Nem posso acreditar !!!! Eu acho que na Itália nunca aconteceu um casamento parecido com este! SUPER PARABÉNS ao casal Fabio e Paola.
    Quem sabe se o Davide enviou um presente ??? Longa vida aos dois.
    Ah ! O casamento foi feito com o sangue dos pulsos como Tex e Lilyth ? 😉

  5. Amazing. Parabéns a ambos. E como o Gianni diz, só faltou a foto com o juramento de sangue.

  6. Auguri a Fabio e Paola per il bello evento. Gli immagini dell’Ovest americano ricordano le storie di Tex e quelle del suo fratello francese, Blueberry.
    Un caro saluto alle famiglie Nardelli e Crespi.

    Felicitações a Fabio e Paola pelo belo evento. As imagens do Oeste americano lembram as histórias de Tex e aquelas do seu irmão francês, Blueberry.
    Um caro cumprimento às famílias Nardelli e Crespi.

  7. Poxa, fantástico! Parabéns a todos envolvidos… Felicitações ao casal texiano. Evento e imagens muito legais.

  8. Felicidades, queridos Amigos Fabio e Paola.

    E muito obrigado pelo gentil convite que me ofereceram. É sem dúvida alguma um dos itens mais especiais da minha colecção este magnífico convite desenhado pelo grande Mestre Fabio Civitelli 🙂

    Um item inigualável

    O convite texiano

  9. Imagens fantásticas de um casal muito simpático, numa paisagem deslumbrante, que muitos de nós só ficámos a conhecer nas aventuras de Tex e de Blueberry e nos velhos filmes do Oeste, que escolhiam esses cenários privilegiados, como marca genuína de um passado autêntico e grandioso.
    O convite de casamento desenhado por Fabio Civitelli é mais uma peça única no grande museu de Tex que um dia irá nascer em Portugal. Promessa do Zeca… e texiano cumpre sempre o que promete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.