Nicolò Barella (Cagliari, 7 de Fevereiro de 1997) é um futebolista italiano que actua como médio centro e actualmente joga pela Internazionale, mítico clube da cidade de Milão conhecido mundialmente por Inter, actual campeão de Itália, tendo atingido recentemente o ponto mais alto da sua carreira aquando do Euro 2020 realizado neste Verão de 2021 devido à pandemia mundial, onde com a equipa italiana conquistou o título de Campeão Europeu.
Revelado para o futebol pelo ex-atacante Gigi Riva, foi um dos pilares da Squadra Azzurra invicta do técnico Roberto Mancini, que derrotou a Inglaterra, através do desempate por pontapés da marca de grande penalidade, na final do Torneio. Ele pode não ter a maior fama entre os jogadores da selecção da Itália. Não é o craque, nem faz as vezes de ponta de lança. Mas conta com total respaldo do conceituado treinador Roberto Mancini e veste a credencial de melhor médio centro do último Campeonato Italiano.
O filho prodígio da região da Sardenha simboliza como poucos a nova geração da Azzurra. Ao lado dos renomados Jorginho e Verratti, Barella formou um dos vértices do triângulo da Itália no meio-campo. O óptimo desempenho do sector, foi um dos pontos fortes da equipa transalpina.
Titular indiscutível, só não entrou em campo contra o País de Gales porque foi poupado, teve como seu momento de maior brilho neste Europeu o fantástico golaço contra a Bélgica:
De acordo com o técnico Roberto Mancini, Barella recorda Marco Tardelli: “Tem qualidade técnica, chuto forte, não perde a bola, tem um bom cabeceio apesar de não ser alto, nunca desiste, mas deve marcar mais golos.“

Giorgio Giusfredi, escritor de Tex e Nicolò Barella, campeão europeu de futebol, fã e coleccionador de Tex
Mas o que nos leva a falar hoje de Nicolò Barella aqui no Tex Willer Blog é o facto de Barella ser também um fã e coleccionador de Tex Willer, como se pode comprovar pela foto que divulgamos de seguida onde o jogador italiano exibe uma edição especial do jovem Tex Willer, ao lado de Giorgio Giusfredi, escritor de Tex e ferrenho adepto do Inter, que na companhia do amigo, Antonio Argiolas, foram visitar o craque, tendo Barella dedicado a ambos uma camisola do clube campeão italiano.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)