Neste fim de semana: Tex e Fabio Civitelli no Porto!

Por José Carlos Francisco

É já neste fim de semana, dias 17 e 18 de Março, que é inaugurada a exposição de FABIO CIVITELLI relativa à história que acabou de produzir e que será publicada na Itália em Julho deste ano na série Tex Gigante que na Itália é denominada Tex Albo Speciale, aventura escrita por Mauro Boselli e cujo título provisório é ”La cavalcata del morto e que decorre no MAB Invicta – Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada a realizar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e que contará também com a presença do consagrado desenhador italiano de Tex, FABIO CIVITELLI, para engrandecer ainda mais este evento que uma vez mais traz a Portugal pranchas inéditas de Tex em nova ante-estreia mundial a realizar no nosso país.

Civitelli que pela quinta vez regressa ao nosso país, confidenciou-nos que “Esse facto continua a impressionar-me pelo afecto e amizade de tantos fãs portugueses, que conheci em Moura e depois revi por ocasião dos eventos da Amadora, Beja e Viseu. São realmente fantásticos, e é incrível o amor que têm por Tex. Só espero poder retribuir adequadamente a acolhida que sempre reservam a mim. Nessas ocasiões eu sinto-me o embaixador de Tex, e isso enche-me de orgulho.“.

Quanto às expectativas que traz para o Festival do Porto em geral e à sua exposição em particular, Civitelli afirma que “Ficarei feliz por encontrar tantos velhos e novos amigos diante da minha exposição, e por mostrar também muito material inédito. É sempre emocionante ver os próprios desenhos pendurados numa parede, vistos por tantos leitores aficionados e competentes: talvez seja uma nova ocasião para revelar alguns pequenos segredos do ofício.

Este fim de semana será portanto o ponto alto das comemorações Texianas no MAB Invicta, já que para além da presença de Fabio Civitelli, contará também com a presença do editor brasileiro do RangerDorival Vitor Lopes e da ex-tradutora Tizziana Giorgini Crudeli, não esquecendo ainda que se encontra exposta desde o dia 10 deste mês a exposição de homenagem (a título póstumo) dedicada a Sergio Bonelli, editor e autor italiano de banda desenhada, mas também viajante e aventureiro, recentemente falecido.

Os destaques para o fim de semana Texiano no MAB Invicta vão então para a exposição com páginas inéditas do Tex Gigante da autoria de Fabio Civitelli, a exposição póstuma a Sergio Bonelli com fotografias deste autor/editor nas viagens que fez pelo mundo e sobretudo as presenças de Fabio Civitelli e Dorival Vitor Lopes, ambos disponíveis para o público a partir das 14.30 de sábado e durante todo o dia de domingo, trazendo ambos para venda alguns exemplares do livro em prosa com ilustrações de Civitelli publicado no Brasil pela Mythos Editora “Tex Willer: A História da Minha Vida“ e o fantástico livro italiano “Il Mio Tex”, da Little Nemo.

Fabio Civitelli durante estes dois dias em que estará presente no MAB Invicta, mostrará a todos os interessados algumas outras belas páginas, trazidas por si, da história em exposição no evento, assim como as provas da capa dessa mesma história. Fabio Civitelli terá também para mostrar a todos os fãs e admiradores todas as páginas (18) da nova história que já está a desenhar e que será publicada a cores em 2014 e cujo título provisório é DELTA QUEEN.

E para culminar, aos primeiros 100 interessados, Fabio Civitelli autografará o desenho de sua autoria e que mostra Tex num duelo na zona ribeirinha do Porto, num presente especial do desenhador italiano aos seus fãs que comparecerem no evento.

Perante tantos e tão especiais atractivos, espera-se na bela e invicta cidade do Porto por uma enorme afluência de fãs e coleccionadores do Ranger. Por isso caro pard, não deixe de comparecer na cidade do Porto neste fim de semana e se quiser levar para casa uma revista ou um desenho autografado por Fabio Civitelli, não deixe de visitar o Festival, pois para além de tudo isto, haverá também um Convívio Texiano, onde estarão presentes durante todo o fim de semana, alguns dos maiores coleccionadores portugueses de Tex, assim como algumas presenças oriundas de outros países que já confirmaram a sua participação no evento, ou seja, prevê-se um fim de semana verdadeiramente épico para os apreciadores desta mítica personagem que faz parte da História da BD italiana e europeia!!!!!!

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *