Neste fim de semana: Tex e Civitelli em Viseu!

Por José Carlos Francisco

É já neste sábado, dia 10 de Setembro, que é inaugurada, pelas 17 horas, a exposição “AS CIDADES DO TEX” que decorre até ao dia 21 deste mesmo mês, na 17ª edição do Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu (integrado no programa de exposições da Feira de S. Mateus) e que contará com a presença do consagrado desenhador italiano de Tex, Fabio CIVITELLI, para engrandecer ainda mais este evento que é um dos mais importantes no panorama da banda desenhada portuguesa.

Civitelli que pela quarta vez regressa ao nosso país, confidenciou-nos que “Este novo convite é, para mim, motivo de grande satisfação. Significa que as minhas visitas anteriores foram do agrado do público dos texianos portugueses, que o meu trabalho é apreciado no vosso belo País e que, sobretudo, sou cada vez mais considerado o embaixador de Tex. Se as mostras, os debates, e as sessões de autógrafos significarão interesse, alegria e diversão aos leitores, eu ficarei muito feliz.“.

Quanto às expectativas que traz para o Salão de Viseu em geral e mais em particular para o prémio Anim’Arte 2010 que irá receber, Civitelli afirma que “Será uma grande honra receber esse apreciado reconhecimento, que considero sobretudo um prémio a Tex, do qual sou apenas um dos desenhadores. Tex é uma personagem que considero muito mais importante que os próprios artistas que a realizam e, sempre que um autor da equipa texiana obtém reconhecimentos, todos nos felicitamos, a começar por Sergio Bonelli, sempre impressionado positivamente com o afecto e a atenção que o Ranger suscita junto ao público português.

Este fim de semana será portanto o ponto alto das comemorações Texianas, já que para além da presença de Fabio Civitelli, contará também com a presença de inúmeros fãs portugueses de Tex que já confirmaram a sua presença em Viseu, assim como de duas fãs brasileiras muito especiais: Fernanda Martins, uma presença assídua nos eventos portugueses relacionados ao Ranger e Tizziana Giorgini, ex-tradutora oficial de Tex nos tempos da Editora Vecchi, que depois da sua presença no Festival da Amadora em 2008 aquando da exposição dedicada ao Tex, regressa outra vez a Portugal e mais uma vez para ser uma intérprete de luxo que Civitelli não dispensa.

Os destaques para o fim de semana Texiano vão neste sábado, dia 10, para a inauguração do Salão pelas 17 horas, com visita guiada às exposições, sessão de autógrafos, entrega de prémios Anim’Arte BD e ainda outras actividades. Aquando da inauguração da exposição dedicada ao Tex, Fabio Civitelli abordará a temática As Cidades de Tex no Velho Oeste, numa conferência que se prevê bastante concorrida. Destaque também para a Tertúlia Texiana, a ocorrer num restaurante dentro do recinto de festas, na noite deste sábado e que também contará com a presença de Fabio Civitelli que não dispensa mais um convívio especial com os seus fãs que se desloquem a Viseu.

Perante tantos e tão especiais atractivos, espera-se em Viseu por uma enorme afluência de fãs e coleccionadores do Ranger. Por isso caro pard, não deixe de comparecer em Viseu neste fim de semana e se quiser levar para casa uma revista ou o desenho oficial do evento autografado por Fabio Civitelli, não deixe de visitar o Salão, pois para além de tudo isto, haverá também o natural convívio Texiano, onde estarão presentes durante todo o fim de semana, alguns dos maiores fãs e coleccionadores portugueses de Tex, assim como algumas presenças oriundas de outros países que já confirmaram a sua participação no evento, ou seja, prevê-se um fim de semana verdadeiramente épico para os apreciadores desta mítica personagem que faz parte da História da BD italiana e europeia, por isso caro Texiano, não deixe de comparecer neste fim de semana na bela cidade de Viseu para comemorarmos juntos mais uma presença de Tex e de Fabio Civitelli em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.