Morreu Germano Ferri; desenhador de Fantasma, Mandrake e Tex

Germano Ferri (1936 – 2021)

Às vezes partem sem fazer barulho, desconhecidos da maioria das pessoas, sobretudo por modéstia. No entanto, são pessoas de grande valor. No domingo passado, Germano Ferri, um dos maiores desenhadores da banda desenhada italiana, deixou-nos. Tinha 85 anos. Entre os seus principais trabalhos Tex, Fantasma e Mandrake.

O Ás de Espadas‘; a estreia de Germano Ferri com o Fantasma

«Profundo conhecedor da anatomia humana, da pesquisa extrema na expressão do feminino (as suas mulheres são arrebatadoras), do lápis, da passagem a tinta da china e da cor, e sendo da região de Marche, não se pode deixar de defini-lo como ”o Raffaello da banda desenhada”»: esta é a opinião de Marco Pugacioff, escritor e historiador de banda desenhada. Formou-se nos primeiros anos da década de 60 na Academia de Belas Artes de Roma, com a aspiração de poder fazer cartazes cinematográficos, tendo num belo dia de 1962 se apresentado aos editores Irmãos Spada propondo-se como capista das suas séries de mistério.

Mas em vez disso, ele é convidado para desenhar as aventuras do Fantasma, tendo assim desenhado na sua estreia a aventura O Ás de Espadas“, que excede o julgamento dos editores. Uma vez aceite como desenhador, Germano Ferri fez, até 1973, cerca de quarenta histórias do Fantasma, tendo ainda desenhado algumas histórias do Mandrake.

Terminado o interesse e o pedido dos editores, Germano Ferri volta a Pesaro e dedica-se ao ensino no Instituto de Arte Mengaroni. No Museu de Cerâmica Artística da Escola de Arte, é possível admirar dois magníficos pratos de cerâmica feitos por Germano Ferri, quando ele ainda era estudante.

Página do ‘Fantasma’ desenhada por Germano Ferri para os Irmãos Spada

Esporadicamente voltou à banda desenhada, desenhando o Fantasma para os países nórdicos e, em 2020, estreou-se em Tex colaborando com o renomado desenhador Felmang na aventura “Il veleno della zingara“, história escrita por Pasquale Ruju e desenhada então por Felmang e Germano Ferri, publicada no Maxi Tex nº 26.

Um Tex e um Carson integralmente desenhados por Germano Ferri

Do lápis de Ferri saiu por exemplo a figura da cartomante Alithia (a cigana inspirada na actriz italiana Gina Lollobrigida em jovem)…

A deslumbrante Alithia, personagem nascida da arte gráfica de Germano Ferri

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *