Montereggio dedica uma praça a Tea Bonelli, a mulher que lançou Tex Willer em 1948!

* No dia 24 de Julho durante o evento “Nuvole a Montereggio” (em Lunigiana), a homenagem à artífice do nascimento da Editora Bonelli: Tea Bertasi Bonelli, a empresária que tornou possível o sucesso da Sergio Bonelli Editore após a Segunda Guerra Mundial.

Definia-se como “uma editora improvisada, ainda por cima sem um passado como leitora de banda desenhada…“, mas era uma definição que surgiu devido à sua grande modéstia, porque Tea (de Aristea) Bertasi Bonelli foi uma figura nuclear na história da banda desenhada italiana.

Tea Bertasi Bonelli

Não surpreende, portanto, que no decurso do jovem festival “Nuvole a Montereggio” (agendado para os dias 24 e 25 de Julho no fascinante burgo de Montereggio, na Lunigiana) uma praça receba o nome da editora e empresária daquela que se tornaria depois a Sergio Bonelli Editore, que precisamente neste ano de 2021 festeja os 80 anos de actividade. 

Tea Bertasi Bonelli era uma mulher de coragem, talento e determinação. A coragem, acima de tudo: “Aquela de transformar-me de dona de casa em empresária e enfrentar um mercado desconhecido”. E depois o talento, o que a levou a chamar alguns dos maiores talentos da banda desenhada do pós-guerra e a lançar como editora, em 1948, um novo personagem: Tex Willer.

Tímida e modesta (tanto que quase nunca aparece em público e foi um pouco desprezada pela crítica) não era apenas a mulher de Gianluigi Bonelli (o mítico criator de Tex) e a mãe de Sergio Bonelli, autor e editor de grande sucesso no campo dos fumetti (nome dado à banda desenhada em Itália). Tea, aliás, foi uma grande protagonista do nascimento da editora, escolhendo com acutilância colaboradores e autores e administrando com sabedoria durante anos (antes de passar o testemunho ao seu filho Sergio) do que se tornou num pequeno império editorial. 

Tea Bonelli com o seu filho Sergio Bonelli

O compromisso de Tea Bertasi na editora Bonelli, já envolvida nos anos 40 na gestão da editora Audace pelo seu marido Gianluigi Bonelli, foi decisivo nos anos da Segunda guerra mundial e imediatamente após o findar da guerra, como por exemplo quando elegeu Aurelio Galleppini para duas novas colecções criadas por Gianluigi em 1948, Occhio Cupo e Tex Killer, e quando decide modificar o nome do segundo personagem para Tex Willer, contribuindo assim para o sucesso lendário do personagem símbolo da banda desenhada italiana.

A Praça Tea Bertasi Bonelli também terá um mobiliário urbano particular: dois bancos especiais em forma de livro – instalações originais patenteadas pelo empresário Aldino Albertelli – decorados com desenhos retirados de Tex e Zagor, em homenagem aos mais duradouros e célebres personagens dos fumetti criados pela família Bonelli. A nova praça insere-se na tradição toponímica de Montereggio, localidade da Lunigiana conhecida como a “terra dos livreiros”, berço da tradição secular dos livreiros itinerantes e único burgo italiano inserido na rede das Cidades Mundiais do Livro. A Praça Tea Bonelli estará localizada entre ruas e praças como a praça Arnoldo Mondadori, a praça Angelo Rizzoli, a rua Aldo Garzanti, a rua Giangiacomo Feltrinelli e a rua Umberto Mauri.

À cerimónia de inauguração da praça Tea Bonelli, às 15 horas do dia 24 de Julho, estarão presentes Claudio Novoa, presidente da Câmara Municipal de Mulazzo, e Davide Bonelli, neto de Tea e actual proprietário da editora milanesa. A cerimónia oficial será seguida de uma conversa com Michele Masiero, director editorial da Sergio Bonelli Editore, conduzida por Matteo Stefanelli, director artístico do festival.

É uma honra, para Montereggio e para o nosso território tão ligado à história da edição popular– diclara o presidente Novoa –dedicar uma praça a Tea Bertasi Bonelli, ilustre expressão da criatividade italiana na banda desenhada, e do talento na organização de uma esplêndida empresa editorial“.

Para Davide Bonelli é um grande prazer participar nesta importante iniciativa ligada à figura da minha avó Tea. E sendo em 2021, que assinala o octogésimo aniversário da editora, aceito o convite com uma emoção ainda mais forte. Um sincero agradecimento a Montereggio, à sua sensibilidade e atenção à minha família e à Sergio Bonelli Editore, realidade nascida também graças à paixão e ao profissionalismo de uma senhora tão determinada em tempos muito difíceiscomo foram aqueles do pós-guerra“.

Novos detalhes das actividades e o programa completo serão comunicados nas próximas semanas, no  site oficial da manifestação e através dos canais sociais de Nuvole a Montereggio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *