Mister No: OVNIS na Amazónia (com capa exclusiva e inédita) – ESTA quinta-feira com o jornal Público

Capa do volume 9 da Colecção Bonelli – Mister No & OVNIS na Amazónia

Por Levoir

* Mister No – OVNIS na Amazónia, saiu para as bancas neste dia 7 de Junho. Fabio Civitelli, autor que já participou em diversos eventos portugueses, realizou em exclusivo a capa desta edição de Mister No, colorida pelo desenhador português Ricardo Venâncio. Tiziano Sclavi (o criador de Dylan Dog, com dois volumes nesta colecção), é o argumentista.

Mister No é um piloto americano, Jerrome (Jerry) Drake, sobrevivente da segunda guerra mundial que desiludido com a violência e as imposições da sociedade ocidental abandonou a América, e escolhe no coração da Amazónia a cidade de Manaus para viver como guia turístico. Honesto, sincero, preguiçoso, amante de álcool e de mulheres bonitas, está sempre pronto para se lançar em novas aventuras, é um rebelde por natureza, como demonstra o seu apelido – Senhor Não.

O livro que apresenta Mister No aos leitores portugueses, comporta duas histórias. A primeira, “Ovni”, conta a história da queda de um satélite russo em plena selva amazónica que provoca a destruição do avião de Mister No e a hostilidade dos indígenas, que vêem no estranho fenómeno um sinal dos Deuses.Um encontro inesperado, que ocorre na sequência da queda de um satélite russo em plena selva amazónica, provocando a destruição do avião de Mister No e motivando a hostilidade dos indígenas, que vêem no estranho fenómeno um sinal de desagrado divino. A história de uma amizade improvável que floresce, independentemente das bandeiras e das ideologias, como sucede com No e Arkady, o cosmonauta russo, escrita um ano antes de Gorbachov subir ao poder, é um tema grato a Sergio Bonelli, mas Sclavi não deixa de juntar o seu toque pessoal, introduzindo, de forma ambígua, alguns elementos fantásticos na narrativa. Uma história muitíssimo bem ilustrada pelo traço de grande detalhe  e legibilidade de Fabio Civitelli, que se revela senhor de um apuradíssimo jogo de sombras, bem evidente nas cenas nocturnas e nos pesadelos de Mister No e de um óptimo sentido de mise-en-scène, de que a entrada em cena de Arkady, com o seu traje espacial, é um exemplo perfeito.

A segunda história, Garimpeiros, é uma história curta escrita pelo próprio Sergio Bonelli (com o pseudónimo Guido Nolitta) e desenhada por Roberto Diso, que começou a desenhar Mister No logo na edição n.º 5 e que, com o tempo, acabou por se tornar o mais importante desenhador da série, ocupando-se também das capas da revista a partir do n.º 116. Bem representativa da colaboração da dupla, “Garimpeiros” coloca Mister No em confronto com diferentes aspectos da ganância humana, quando é obrigado a transportar os cunhados de um garimpeiro brasileiro até ao local onde este supostamente encontrou a jazida que o tornou um homem rico.

Características deste volume 9 da Colecção Bonelli
Tradução – Pedro Cleto
Prefácio – Pedro Bouça
Capa dura
Preto & branco
Nº páginas – 136
Formato – 190 x 260mm
Preço 10,90€

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

    • Esta história foi publicada no Brasil, pela Mythos Editora, no número 21 da série Mister No e com o título “Alien“.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *