Por Saverio Ceri
Estas são semanas de aniversários e marcos históricos para Mauro Boselli. Há um par de meses atrás, o editor de Dampyr e actual argumentista principal de Tex, celebrou os 25 anos de estreia como escritor na editora Bonelli. Estávamos nos primeiros dias de Julho de 1986 quando foi publicado o Tex italiano nº 309, contendo no seu interior o início da história “La tragedia della ‘Shangai-Lady‘” assinado como acontecia cada vez mais raramente naquele período, por Gianluigi Bonelli, criador do Ranger. Os desenhos eram do decano Guglielmo Letteri.
E… Boselli? Boselli naquela história, como se descobriu mais tarde graças às atribuições oficiais contidas nas reedições e no site da editora, foi o argumentista e parcial roteirista. Quão parcial, descobriu-se mais recentemente graças aos diversos fóruns italianos relacionado a Tex. Não apenas 25 anos como argumentista, mas também um quarto de século ao serviço de Águia da Noite, com efeito.
Após aquela fugaz aparição como argumentista tivemos que esperar quatro anos para rever um novo trabalho de Mauro Boselli, depois nunca mais parou, escrevendo, paralelamente ao seu trabalho editorial, páginas sobre páginas, e subindo nos rankings dos escritores bonellianos mais prolíficos até entrar, com a edição de Zagor recentemente publicada na Itália… no “quarteto fantástico”! Ou seja, destronando Alfredo Castelli, Boselli tornou-se o quarto argumentista bonelliano de todos os tempos no quesito das páginas produzidas. À sua frente encontram-se somente Gianluigi Bonelli, Claudio Nizzi e Guido Nolitta. Nada mal em pouco mais de 25 anos de carreira.
Mauro Boselli escreveu aventuras para oito personagens bonellianas; ei-las aqui de seguida por ordem de páginas escritas:
Tex 10.477 páginas
Dampyr 9.040
Zagor 6.950
River Bill 697,5
P. Ranger 144
Mister No 94
Dylan Dog 94
Mark 64
No total 27.560,5 páginas, uma média superior a 1.100 páginas anuais, com um pico de 2.260 páginas em 2001.
Boselli foi o escritor mais prolífico do ano em 7 ocasiões e apresta-se para sê-lo pela oitava vez este ano (por enquanto tem precisas 300 páginas de vantagem sobre Pasquale Ruju, o segundo, mas faltam ainda 3 abundantes meses). Com estes números, além de quarto lugar geral, Boselli é o primeiro escritor de Dampyr e Bill River, terceiro de Tex e quarto de Zagor; é além disso o oitavo argumentista de edições fora-de-série com 3.891 páginas e o quinto realizador de álbuns celebrativos a cores com as suas 298 páginas escritas para o Zagor #400, Dampyr #100 e Tex #600. Nesta categoria tem o record de ser o único argumentista a ter realizado álbuns centenários para três séries diferentes.
Para ilustrar assim tantas páginas foram necessários 50 desenhadores. Ei-los de seguida ordenados por ordem de páginas desenhadas em roteiros de Mauro Boselli:



Copyright: © 2011, Moreno Burattini & Saverio Ceri