Maurizio Dotti e os pósteres Tex Nuova Ristampa 440 e 441

* Depois de 428 ilustrações realizadas no espaço de mais de 20 anos (1996-2017), Claudio Villa passou o bastão de autor dos mini-pósteres de Tex publicados na colecção Tex Nuova Ristampa, a Maurizio Dotti..

Janeiro de 2018 marcou a estreia de Maurizio Dotti na realização dos mini-pósteres de brinde publicados na série italiana de Tex Nuova Ristampa, substituindo o mítico Claudio Villa. Tratou-se de um verdadeiro acontecimento já que foram mais de 20 anos e mais de 420 ilustrações realizadas pelo actual responsável pelas capas de Tex.

Maurizio Dotti é no presente um dos mais admirados e aclamados desenhadores do actual staff de desenhadores de Tex Willer e fez para a revista portuguesa do Clube Tex Portugal a sua primeira capa de Tex, capa essa que foi muito elogiada não somente pelos leitores da revista do Clube Português, mas também um pouco por todo o mundo após ser dada a conhecer na Internet, elogios que choveram inclusive na Sergio Bonelli Editore, sobretudo do actual responsável máximo de Tex, o editor Mauro Boselli.

Claudio Villa e Maurizio Dotti

Boselli que é um confesso admirador das qualidades artísticas de Maurizio Dotti ficou tão agradado com a capa portuguesa que assim que houve uma oportunidade convidou o desenhador milanês (que foi uma das estrelas presentes na 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, evento realizado em Abril de 2016) para fazer uma capa oficial de Tex, capa essa para uma das novas colecções dedicadas a Tex, o Color Tex nº 12 que teve lançamento a 22 de Novembro de 2017 e que confirmou totalmente que era o verdadeiro substituto para Claudio Villa após o actual capista do Ranger ter solicitado a desvinculação da realização das ilustrações para o Tex Nuova Ristampa de modo a ter mais tempo livre para se dedicar ao seu Tex Gigante que já leva 15 anos de gestação.

Claudio Villa e Maurizio Dotti

Hoje no Blogue do Tex vamos dar a conhecer a todos os nossos leitores todo o processo de criação de dois dos mais recentes mini-pósteres, mais precisamente os números 440 e 441, desenhado por Dotti, desde o esboço inicial até à ilustração pintada nas cores do próprio Maurizio Dotti, passando pela arte a preto e branco:

Esboço inicial de Maurizio Dotti para o Póster de Tex Nuova Ristampa de Tex n° 440

Ilustração finalizada a tinta da china por Maurizio Dotti para o Póster de Tex Nuova Ristampa de Tex n° 440

Ilustração finalizada com as cores de Maurizio Dotti para o Póster de Tex Nuova Ristampa de Tex n° 440

Esboço inicial de Maurizio Dotti para o Póster de Tex Nuova Ristampa de Tex n° 441

Ilustração finalizada a tinta da china por Maurizio Dotti para o Póster de Tex Nuova Ristampa de Tex n° 441

Ilustração finalizada com as cores de Maurizio Dotti para o Póster de Tex Nuova Ristampa de Tex n° 441

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Confesso que logo quando soube que o Dotti iria começar a fazer os pósteres no lugar do Villa, tive um pouco de medo pois sou um fã ferrenho dos desenhos do Villa.

    Mas devo dizer que a qualidade dos pósteres do Dotti me surpreendeu, estão excelentes tanto nos desenhos quanto nas cenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *