Marcos Maldonado, legendador (letrista) de Tex e a entrega do prestigiado Troféu Angelo Agostini

Marcos Maldonado, rodeado pela família, com o prestigiado troféu Angelo Agostini nas mãos

Marcos Maldonado Rodrigues, filho de espanhóis, nasceu há 72 anos numa quinta (sítio) na cidade brasileira de Sorocaba, onde passou ao lado de seus cinco irmãos uma infância simples.

Marcos Maldonado, de torneiro mecânico a Mestre do Quadrinho Brasileiro

Casado com Dolores há 47 anos, tem 3 filhos e nove netos.

Trabalha há 40 anos como legendador  (letrista) de histórias em quadradinhos, bastante reconhecido nesse meio já participou de vários eventos não só no Brasil, mas também no exterior, como por exemplo no Festival de Beja, Portugal, em 2010.

De torneiro mecânico a Mestre do Quadrinho Brasileiro, uma história de sucesso que culminou no passado sábado com a entrega do prestigiado troféu Angelo Agostini no Memorial da América Latina e que podemos conferir aqui no blogue do Tex através do depoimento e fotos da sua filha Márcia Maldonado Sewaybricker.

Por Márcia Maldonado Sewaybricker (texto e fotos)

Marcos Maldonado discursando na hora da entrega do prémio

Marcos Maldonado com o troféu Angelo Agostini e com as suas filhas Márcia e Rosana

Neste final de semana  tive a honra de participar, no Memorial da América Latina em São Paulo, da entrega do 29º Prémio Angelo Agostini, que foi um momento único num auditório repleto de pessoas de várias idades, todos amantes de Quadradinhos.

Estávamos entre pessoas consagradas pelo seu importante trabalho no Universo das BDs (HQs) como os irmãos Eduardo e Walter Vetillo, Bira Dantas, Primagio, Alexandre Silva, Cidão Norberto que nos presentearam contando algumas histórias e compartilhando um pouco da sua rica experiência de vários anos. Também estavam presentes Tony Fernandes e Marcos Venceslau(Franzine) e Fabrício (Gibicon) entre outros.

Dolores e Marcos Maldonado, uma lendária dupla de letristas

A entrega do prémio foi um momento muito emocionante para mim, pois pude ver o trabalho de mais de 40 anos do meu pai Marcos Maldonado ser reconhecido e aclamado por todos com o título de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

Eu que cresci entre gibis (revistas), penas e tintas, presenciei dias e noites de trabalho árduo do meu pai e minha mãe Dolores (que também trabalhou por muitos anos com Quadrinhos). Fico muito feliz em perceber hoje como esse trabalho é admirado e seguido por tantos fãs no Brasil e fora dele.

Marcos Maldonado rodeado por outros dos premiados no evento

Parabéns Papai por esse Prémio tão importante e tão merecido. Saiba que eu sou sua maior fã!
Márcia Maldonado Sewaybricker

No auditório várias gerações de amantes de banda desenhada participaram de uma mesa redonda e debate

Família Maldonado na plateia

J, Dolores, Marcos Maldonado e Tony Fernandes

Marcos Maldonado e Marcos Venceslau

Fabrizio e Marcos Maldonado

O emocionante abraço entre Marcos Maldonado e Bira Dantas

Dolores Maldonado, Bira Dantas e Marcos Maldonado

Marcos Maldonando autografando uma edição legendada por si

Eduardo Vetillo e Marcos Maldonado relembrando velhos tempos

Eduardo Vetillo desenhando um Chet exclusivo para Marcos Maldonado

Desenho de Chet, exclusivo, do incrível Eduardo Vetillo para Marcos Maldonado

O troféu Angelo Agostini já em Sorocaba

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

28 Comentários

  1. Zeca, você sabe que eu sou um fã do Marcos Maldonado, além de tudo o que ele fez, por tudo que ele já viu. Os inúmeros contatos que ele já teve no mundo dos Quadrinhos são uma arca de tesouros. Ter a Dolores como companheira de vida, casamento, letras e HQ… e uma família maravilhosa dessa. Ele merecia esse reconhecimento por tudo isso. E ler o texto da Márcia é emocionante pra gente, imagine pra ele. Muitos parabéns. O mundo da Bonelli e da Bloch está em festa!

  2. Parabéns, Maldonado, uma legenda (com trocadilho, por favor) na arte de legendar histórias em quadrinhos. Pra você e pra sua bela família.

    Um abraço de Luciana e Paulo Guanaes

  3. Valeu, grande Zeca! A festa estava maravilhosa e o Casal 20 dos quadrinhos mais uma vez recebeu merecido prêmio.
    Só faltou você e o Gege, cowboy!
    Parabéns a todos os ganhadores, é óbvio!

  4. Parabéns Marcos e Dolores! Vocês estão lindinhos nas fotos, estou muito orgulhosa de ter amigos importantes, competentes nos quadrinhos da vida. Beijos

  5. Olá meu grande amigo Bira, vindo de um grande artista como você fico muito feliz, realmente o texto da minha filha Marcia me emocionou, foi muito legal estarmos juntos nesse evento, você é o meu Gaitero preferido. Também sou seu Fã.
    Um grande abraço meu e da Dolores.

  6. Oi Paulo Guanaes, meu amigo de longa data, você também já está merecendo esse prêmio.
    Um grande abraço meu e da Dolores pra você e pra Luciana.

  7. Obrigado Tony, foi muito bom estarmos juntos nesse evento.
    Um abraço do Marcos e da Dolores.

  8. Olá Zeca, meu grande amigo de Portugal, obrigado pela divulgação que você faz do meu trabalho através do tão importante Blog do Tex, eu que tive a honra junto com a Dolores de ser recebido por sua simpática e querida família por duas vezes em sua casa em Portugal, me sinto como um parente muito próximo de vocês, queria aproveitar para agradecer a todos os leitores de Histórias em Quadrinhos que sempre foram muito simpáticos comigo.
    Zeca, um grande abraço a você a sua família e a todos que prestigiaram essa linda festa da entrega do troféu Angelo Agostini. Um abraço a todos.
    Marcos e Dolores.

  9. Oi, Helenice, obrigado pelo seu comentário, estamos com saudades. Um beijo.
    Marcos e Dolores.

  10. Para minha querida e amada filha Marcia, meus agradecimentos pelo texto, o Bira tem razão, você me emocionou, Filha, que Deus te abençoe e ilumine sempre o seu caminho, quero mandar também um beijo para a Rosana e pro César que assim como a Marcia são uns filhos muito amados e que me dão muito orgulho, e por fim a Dolores, companheira há 47 anos.
    Um beijo a todos.
    Marcos Maldonado

  11. Grande amigo Maldonado, PARABÉNS pelo prêmio. Realmente mereces pois sua trajetória nos quadrinhos é belíssima (e estendo meus parabéns à sua esposa Dolores, companheira dessa trajetória).
    E bela matéria essa.
    Grande abraço
    Ezequiel.

  12. Gostaria de agradecer a todos que enviaram seus comentários e aos que enviarem, e também mandar um beijo para meus nove netos que amo muito.
    Grande abraço.

  13. Muitos parabéns ao Marcos Maldonado, um grande profissional dos quadrinhos… pois não são só os desenhadores e os guionistas, os críticos e os estudiosos, que merecem prémios, legendador/letrista também é uma actividade de mérito!
    No passado, antes destes progressos tecnológicos — que evidentemente foram bem-vindos – todos os quadrinhos dignos desse nome eram legendados à mão por profissionais experientes e meticulosos como Marcos Maldonado e sua esposa Dolores!
    Pena é que em Portugal, onde também tivemos muitos (e bons) letristas, nunca se tenha criado um prémio de carreira para esses profissionais de 2ª linha, geralmente tão olvidados pelas instituições e até pelos leitores… mas sem os quais o conteúdo dos balões teria um aspecto muito diferente, sem aquela qualidade artesanal que dantes distinguia a banda desenhada e que agora, com pena minha, se perdeu um pouco.
    Um grande abraço do
    Jorge Magalhães

  14. Olá Jorge Magalhães, obrigado pelo seu comentário, esse é um dos mais válidos comentários referentes ao troféu que acabo de receber, e vindo aí de Portugal, você tem bastante autoridade para opinar sobre o trabalho de letrista, uma vez que sua mulher Catherine Labey foi e é uma grande letrista (legendadora) em Portugal, quem sabe um dia possamos nos conhecer pessoalmente. Um grande abraço a você e a Catherine.
    Marcos e Dolores Maldonado.

  15. Os competentes organizadores do Angelo Agostini oficializaram o que já se sabe há algumas décadas: o Maldô é de fato um mestre, e não só dos quadrinhos. Com a Dolô, são mestres de vida. Não é para qualquer um criar uma família tão bonita, tantos filhos e netos, e em todos incutir o amor pelos quadrinhos. Trabalhar com dignidade e paixão pelo que faz sempre dá bons frutos. A próxima honraria será uma placa no salão nobre do Vecchio Palestra, dedicada ao mais palestrino dos espanhóis nascidos no Brasil!

  16. Ao meu pai, mais uma vez parabéns pelo reconhecimento de uma vida dedicada aos quadrinhos! Estendo estes parabéns a minha mãe que tem participação ativa nesta história de sucesso!

    Fiquei impressionado com o texto elaborado por minha irmã Marcia e pelas manifestações de afeto e reconhecimento recebidos através do Blog do Tex. Parabéns a todos que contribuíram e contribuem para esta história de sucesso do casal 20 das histórias em quadrinhos.

    Sinto muito orgulho em pertencer a família Maldonado!

    Um forte abraço a todos e, especialmente aos meus queridos pais e irmãs!

    César Maldonado

  17. Olá meu grande amigo e irmão Júlio, obrigado pelo seu comentário, para mim e a Dolores é uma grande honra fazer parte da sua amizade e da sua família que sempre nos recebe com tanto carinho em sua casa em Curitiba, sua família também é maravilhosa, quanto a placa no velho Palestra seria uma grande honra mas é muito difícil, um beijo a todos vocês.
    Marcos e Dolores Maldonado.

  18. Oi César, você assim como suas irmãs Marcia e Rosana são filhos muito amados que sempre nos deram muito orgulho, eu e sua mãe somos muito felizes pelos filhos que temos, e que nos presentearam com nove lindos netos, um beijo também para minha nora Fabiane e meus genros Luis e Marcos. Que Deus abençoe todos vocês.
    Marcos e Dolores Maldonado.

  19. Grande Maldô, esse prêmio nos criou um “problema”: agora teremos que atualizar a homenagem publicada nos Tex Coleção 320 e 321 🙂

  20. Com certeza meu pai é muito merecedor desse prêmio, sempre se dedicou muito ao seu trabalho de letrista, sempre dando o seu melhor, e ele é assim em tudo o que faz, em quarenta anos mais ou menos que se dedica aos quadrinhos hoje faz com o mesmo capricho de quando começou seu trabalho de letrista, a um tempo atrás era mais trabalhoso com a caneta feito a mão, passou muitas noites de sono trabalhando mas sempre desenvolvendo seu trabalho com muito carinho, e teve por um bom tempo a ajuda da minha mãe, que também o ajudou muito com os quadrinhos a quem eu também me orgulho muito, fico muito feliz de ver o reconhecimento e o carinho de seus amigos, você merece muito todo esse carinho pai além de ter sido sempre um ótimo letrista também foi sempre um ótimo pai te amo. Parabéns.

    Rosana Maldonado

  21. Obrigado, Rosana, nós também te amamos muito, que Deus te proteja e ilumine sempre o seu caminho, do Marcos e dos meus netos queridos Beatris e Murilo. Um beijo do seu pai e da sua mãe.
    Marcos e Dolores Maldonado.

  22. Marcos Maldonado,
    Prazer enorme em conhecê-lo mesmo que de relance, e já fazer parte da sua galeria de fotos!
    Nos tempos que fazia diapositivo na mão, sempre admirei quem conseguia fazer uma boa letra, é admirável!
    Com o computador tudo mudou, mas quem viveu aquela época sabe mais o que fazer, e mais pode colocar sua própria fonte! Já fez a sua?
    Você merece esse reconhecimento e o carinho!
    Grande abraço,
    Marcos

  23. Fazia anos que eu não ia a uma entrega do “Angelo Agostini“, mas, quando vi que um dos ganhadores do Prêmio era Marcos Maldonado, de quem tantos textos hagaqueanos li, não poderia faltar. Então, peguei um gibi – raríssimo! – com HQ de Pedro Mauro Moreno – um dos grandes artistas que tiveram aulas com o Mestre Ignacio Justo -, cujo letreiramento trazia a sua assinatura, e fui lhe pedir um autógrafo. Como não o conhecia, esperei que fosse chamado para receber o Prêmio-Título “Mestre do Quadrinho Nacional“, da AQC-ESP, e, no término, fui ao seu encontro, como um adolescente, sem sentir o peso dos meus 63 anos de idade! VALEU, MESTRE!
    Mas, lamentei não ter levado, também, um dos trabalhos de Dolores, sua esposa, letrista consagrada.
    SAÚDE e SUCESSO PERENE PARA VOCÊS!
    UM GRANDE ABRAÇO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *