Lucio Filippucci confirmado na primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a GIBICON

Por José Carlos Francisco

Conforme já anunciamos diversas vezes nos últimos tempos aqui mesmo no blogue do Tex, irá realizar-se na cidade brasileira de Curitiba (Estado do Paraná) entre os dias 15 e 17 de Julho, a primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, a GIBICON, se bem que oficialmente será a edição número zero, como uma espécie de preliminar para os eventos que comemorarão em 2012 os 30 anos da Gibiteca de Curitiba, a mais antiga de toda a América Latina.

Evento que como também já anunciamos, contará com uma exposição dedicada ao TEX, contendo material enviado pela Sergio Bonelli Editore e terá inclusive a presença de Fabio Civitelli. Mas o consagrado desenhador italiano que esteve presente no 17º Fest Comix de São Paulo realizado em Outubro passado não será o único autor de Tex presente, pois podemos anunciar também a presença de Lucio Filippucci, vencedor do Prémio ANAFI como melhor desenhador em 2005 e que se estreou em Tex, depois de longos anos a desenhar Martin Mystère, ilustrando o Tex Gigante “Seminoles escrito pelo falecido Gino D’Antonio, história essa publicada na Itália em Junho de 2008.

Lucio Filippucci abrilhantará a Gibicon de Curitiba com a sua presença nesta edição nº 0

Mas nem tudo são boas notícias, isto porque infelizmente e por motivos estritamente pessoais Giovanni Ticci e Ernesto Garcia Seijas que tinham aceite o convite para estarem presentes no evento curitibano, acabaram por ter que desistir da sua viagem ao Brasil, desiludindo com isto certamente muitos dos seus fãs que contavam ter o enorme prazer de os conhecer pessoalmente e de conviver com estes dois nomes da banda desenhada mundial. Mas de modo algum a sua desistência retirará brilho ao evento no que diz respeito a Tex até porque a organização de pronto encontrou uma excelente alternativa e para além disso podemos dizer que já está confirmada a realização de uma mesa redonda com os dois ilustres convidados (Civitelli e Filippucci) e com a presença do Julio Schneider, tradutor e consultor Bonelliano da Mythos Editora e um dos elementos principais do staff do nosso blogue.

Fabio Civitelli também estará presente neste prestigiado evento de Curitiba

Fabio Civitelli também estará presente neste prestigiado evento de Curitiba

Quanto à mega exposição vinda da Itália sobre o TEX, será realizada no Memorial de Curitiba sendo inaugurada no dia 15 de Julho e junto haverá também uma exposição tributo ao TEX com trabalhos feitos por desenhadores brasileiros.

Mas o evento de Curitiba não está, obviamente,  somente relacionado com o nosso Tex e o blogue do Tex pode informar que estarão nesta primeira Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba os desenhadores brasileiros Joe Bennett, Eddy Barrows, Bá e Moon, Carlos Magno Ibraim Roberson Ivan Reis e Joe Prado. Quanto ao grande homenageado da Gibicon de Curitiba será o falecido desenhador Claudio Seto com uma  Exposição intitulada Seto, o Samurai de Curitiba, a realizar no Museu da Fotografia, mas em breve o site da organização estará On Line trazendo todas as informações sobre este acontecimento que ficará registado a letras de ouro na história de Tex no Brasil, por isso pards, fiquem atentos e não deixem de prestigiar o evento, comparecendo em Curitiba entre os dias 15 e 17 de Julho.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

4 Comentários

  1. Eu já comprei os bilhetes para estar em Curitiba no sábado e domingo, iremos eu e Alessandro daqui da Revistaria TexBR, a prestigiar este importante evento quadrinhístico e porque não dizer: bonelliano!

  2. Caros amigos,
    perdi a vontade de ir neste evento mesmo sendo um texiano fanático e sendo aqui perto de casa, pois estou trabalhando em um horário ruim pra danar: 6.30 a 18.30 e agora vem esta notícia que me deixa muito triste pois acho que depois desta nunca mais teremos a oportunidade de ver e conhecer o grande Ticci do qual sou admirador de seu desenho. Vou fazer de tudo para ir mas já sem aquela emoção de antes, espero que este evento não envergonhe a nossa capital pois está muito devagar e agora muita gente vai deixar de comparecer.
    Abraço.
    Curitiba-Paraná

  3. Quem são os desenhistas nacionais, que farão estas homenagens à TEX? Como venho dizendo desde de sempre – 1ª postagem sobre a Gibicon, fórum TEXBR e no Facebook, com vários pards -, faltou um bom bocado de artistas nacionais, que trabalham com o mercado nacional… só vi enlatado até o presente!! É bom, termos nossos artistas produzindo para a Marvel (sou fã do Aranha) e DC (leio o Batman, às vezes!!), mas, ora bolas, onde estão “APACHE” e “CHET” dentro de uma grande presença do faroeste nesta Gibicon?!! Eu irei, não só em virtude da presença dos pards da casa Bonelli (só leio TEC e estive com o Civitelli na FestComix, agora já, posso falar sobre o livro e sua arte!!) – se viesse o Guido Nolitta, seria o presente 50 anos Zagor perfeito!! -, quero conhecer a Capital do Paraná (o máximo que por lá estive foi em Cambé, claro, que em Londrina umas duas vezes) e descer a Serra no Expresso Turístico!! Então, rumo ao Sur!! Simbora!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *