Por José Carlos Francisco
José Mário dos Santos Mourinho Félix, natural de Setúbal, onde nasceu a 26 de Janeiro de 1963 é o mais conceituado, e o mais vitorioso, treinador de futebol português, treinando actualmente o mítico Real Madrid.
No Reino Unido popularizou-se a alcunha de “The Special One” depois de se auto-intitular desse modo na sua primeira entrevista como treinador do Chelsea, em Itália de “Lo Speciale” e em Espanha de “El Especial“, tendo sido eleito pela FIFA, em 10 de Janeiro de 2011, o melhor treinador do mundo, relativamente à época de 2010.
Na década 90, Mourinho esteve no Estrela da Amadora (como preparador físico e depois, como adjunto) e no Vitória de Setúbal. Em meados da década, é contratado para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal. Mourinho ganha a alcunha de Tradutor, passando rapidamente de tradutor a influente técnico adjunto de Bobby Robson. Mantém-se como braço direito do treinador inglês até quando muda para o FC Porto e, mais tarde, para o Barcelona.
Torna-se um conhecedor do futebol espanhol e, quando Robson sai para o PSV, Mourinho permanece na Catalunha com o holandês Louis Van Gaal. A confiança e o profissionalismo de Mourinho alargam-lhe o leque de funções. Passa a ter um papel bastante activo como treinador adjunto de Van Gaal nos treinos e na preparação dos jogos.
Em 2000, surge a oportunidade de treinar uma equipa portuguesa. É escolhido pelo Sport Lisboa e Benfica para substituir Jupp Heynckes após a 4ª jornada da Liga Sagres. Quando começa a conquistar os adeptos benfiquistas (especialmente depois da vitória contra o rival Sporting Clube de Portugal por 3-0) há eleições no Sport Lisboa e Benfica. Muda a presidência de João Vale e Azevedo para o Manuel Vilarinho. Mourinho sai do Benfica após 9 jogos, uma vez que o novo presidente tinha um treinador, o também português Toni, e Mourinho sabia que estava a “prazo” no Benfica.
Depois da se estrear então pelo Glorioso Benfica, passou pelo União de Leiria, FCPorto, Chelsea, Inter de Milão até aportar no Real Madrid, tornando-se o primeiro treinador do mundo a fazer o pleno por duas vezes (triplete), ganhar o campeonato nacional, a taça e uma competição Europeia, na época 2002-03 com o FC Porto (ganhando a Taça UEFA) e na época 2009-10 com a FC Internazionale de Milão (ganhando a Liga dos Campeões), para em 20 de Abril de 2011 conquistar o seu 1º título no comando do Real Madrid (o Real venceu o rival Barcelona para a Taça do Rei) e em 2012 ganha pela primeira vez o Campeonato Espanhol, título que já escapava ao Real, há três anos, para o Barcelona.
Mas o motivo principal porque falamos daquele que muitos consideram actualmente o melhor treinador de futebol a nível mundial é porque José Mourinho, atendendo a uma velha foto que descobrimos e que deve ter sido tirada possivelmente numa festa de Carnaval, pode ser um fã de Tex Willer, já que na fotografia que mostramos de seguida (tirada quando Mourinho e Rivaldo trabalharam juntos no Barcelona numa altura em Mourinho era treinador adjunto e Rivaldo brilhava na equipa catalã), podemos ver Mourinho fantasiado de cowboy (onde nem a pistola foi esquecida) ao lado da sua esposa Matilde, também ela devidamente caracterizada com roupa da época, acompanhados de Rivaldinho, o filho de Rivaldo, que também era um jovem cowboy:
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)