José MOURINHO, o treinador de futebol mais bem pago do mundo, pode ser fã de Tex Willer

Por José Carlos Francisco

José Mourinho, um treinador vencedor

José Mário dos Santos Mourinho Félix, natural de Setúbal, onde nasceu a 26 de Janeiro de 1963 é o mais conceituado, e o mais vitorioso, treinador de futebol português, treinando actualmente o mítico Real Madrid.

No Reino Unido popularizou-se a alcunha de “The Special One” depois de se auto-intitular desse modo na sua primeira entrevista como treinador do Chelsea, em Itália de “Lo Speciale” e em Espanha de “El Especial“, tendo sido eleito pela FIFA, em 10 de Janeiro de 2011, o melhor treinador do mundo, relativamente à época de 2010.

Na década 90, Mourinho esteve no Estrela da Amadora (como preparador físico e depois, como adjunto) e no Vitória de Setúbal. Em meados da década, é contratado para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal. Mourinho ganha a alcunha de Tradutor, passando rapidamente de tradutor a influente técnico adjunto de Bobby Robson. Mantém-se como braço direito do treinador inglês até quando muda para o FC Porto e, mais tarde, para o Barcelona.

José Mourinho começou a carreira de treinador principal no Benfica

Torna-se um conhecedor do futebol espanhol e, quando Robson sai para o PSV, Mourinho permanece na Catalunha com o holandês Louis Van Gaal. A confiança e o profissionalismo de Mourinho alargam-lhe o leque de funções. Passa a ter um papel bastante activo como treinador adjunto de Van Gaal nos treinos e na preparação dos jogos.

Em 2000, surge a oportunidade de treinar uma equipa portuguesa. É escolhido pelo Sport Lisboa e Benfica para substituir Jupp Heynckes após a 4ª jornada da Liga Sagres. Quando começa a conquistar os adeptos benfiquistas (especialmente depois da vitória contra o rival Sporting Clube de Portugal por 3-0) há eleições no Sport Lisboa e Benfica. Muda a presidência de João Vale e Azevedo para o Manuel Vilarinho. Mourinho sai do Benfica após 9 jogos, uma vez que o novo presidente tinha um treinador, o também português Toni, e Mourinho sabia que estava a “prazo” no Benfica.

Com José Mourinho o Inter de Milão torna-se novamente campeão Europeu 45 anos depois

Depois da se estrear então pelo Glorioso Benfica, passou pelo União de Leiria, FCPorto, Chelsea, Inter de Milão até aportar no Real Madrid, tornando-se o primeiro treinador do mundo a fazer o pleno por duas vezes (triplete), ganhar o campeonato nacional, a taça e uma competição Europeia, na época 2002-03 com o FC Porto (ganhando a Taça UEFA) e na época 2009-10 com a FC Internazionale de Milão (ganhando a Liga dos Campeões), para em 20 de Abril de 2011 conquistar o seu 1º título no comando do Real Madrid (o Real venceu o rival Barcelona para a Taça do Rei) e em 2012 ganha pela primeira vez o Campeonato Espanhol, título que já escapava ao Real, há três anos, para o Barcelona.

Mas o motivo principal porque falamos daquele que muitos consideram actualmente o melhor treinador de futebol a nível mundial é porque José Mourinho, atendendo a uma velha foto que descobrimos e que deve ter sido tirada possivelmente numa festa de Carnaval, pode ser um fã de Tex Willer, já que na fotografia que mostramos de seguida (tirada quando Mourinho e Rivaldo trabalharam juntos no Barcelona numa altura em Mourinho era treinador adjunto e Rivaldo brilhava na equipa catalã), podemos ver Mourinho fantasiado de cowboy (onde nem a pistola foi esquecida) ao lado da sua esposa Matilde, também ela devidamente caracterizada com roupa da época, acompanhados de Rivaldinho, o filho de Rivaldo, que também era um jovem cowboy:

José Mourinho, um verdadeiro Tex Willer

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.