Jornal “Público”, de 7 de Abril, apresenta a Colecção Bonelli dando GRANDE DESTAQUE a Tex Willer


Texto da secção INICIATIVAS de 07/04/2018
Banda desenhada
João Miguel Lameiras


Tex abre a colecção dedicada à editora Bonelli

* Colecção Bonelli
* Volume 1 – Tex: A Lenda de Tex
* Argumentos: Manfredi, Burattini, Rauch e Ruju
* Desenhos: Biglia, Rubini, Bocci e Tisselli
* Quinta-feira, 12 de Abril
* Por +10,90 €

Depois da publicação de Mater Morbi, uma aventura de Dylan Dog incluída em 2017 na terceira série da colecção Novela Gráfica, os fumetti (nome dado à BD em Itália) da Bonelli regressam a Portugal, agora com uma colecção de 10 volumes inteiramente dedicada à editora de Milão. Naturalmente, no ano em que completa 70 anos de existência, a honra de abrir esta colecção cabe naturalmente a Tex Willer, o ranger do Texas criado por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini em 1948, cujo sucesso perene ajudou a escrever a história da editora Bonelli.

Mas, para além de Tex e de Dylan Dog, que têm direito a dois volumes cada (um com histórias curtas a cores, outro com histórias mais longas a preto e branco), esta colecção acolhe ainda outras personagens carismáticas da mais popular editora italiana de fumetti, como Dampyr, o caçador de vampiros, Martin Mystère, o detective do impossível, Júlia Kendall, a criminóloga com as feições de Audrey Hepburn, o explorador Mister No, para além de dois dos mais recentes sucessos da Bonelli, as séries Le Storie e Dragonero.

A Lenda de Tex, o volume que abre esta colecção, recolhe quatro histórias a cores de 32 páginas cada, publicadas originalmente na revista semestral Color Tex entre 2013 e 2016. A primeira, O Último da Lista, escrita por Gianfranco Manfredi e desenhada por Stefano Biglia – que assegura também a arte da magnífica capa, feita em exclusivo para a edição portuguesa – inspira-se, como o próprio nome do Hotel em que Tex fica hospedado e o apelido do seu proprietário denunciam, em The Blue Hotel, conto do romancista norte-americano Stephen Crane. Aqui, Tex chega a uma pequena cidade do Nebraska no meio de uma tempestade de neve, para investigar, a pedido do comandante do forte Robinson, um caso do desvio de fornecimentos de trigo ao Exército, acabando por encontrar Scott Wannabe, um caçador de recompensas com quem se cruzou no passado, que está ali em busca do último membro de uma quadrilha de assaltantes que persegue há 17 anos.

Em O Mescalero sem Rosto, história escrita por Jacopo Rauch, Tex e Kit Carson defrontam o misterioso El Lisiado, o Diabo Coxo, numa aventura cheia de acção, ilustrada por Alessandro Bocci, desenhador habitual da série Dampyr, cujo talento poderemos voltar a apreciar no próximo volume desta colecção, ilustrando uma história de Dampyr passada em Trás-os-Montes.

Em Chupa-Cabras!, um história com um toque fantástico, com texto de Moreno Burattini e grafismo de Michele Rubini, Tex e Jack Tigre ajudam o Professor Dawson, um naturalista, a encontrar os misteriosos chupa-cabras, umas estranhas e mortíferas feras que deixam as suas vítimas completamente exangues.

Finalmente em Desafio na Velha Missão, em que Sergio Tisselli ilustra magnificamente a aguarela uma trama concebida por Pasquale Ruju, num dos raros exemplos de uma aventura de Tex ilustrada em cor directa, Tex e Kit Carson conseguem resgatar Patricia Graves à tribo de Apaches que a tinha raptado, para descobrirem que o vínculo que a unia a Octavio, o apache que a raptou, era bastante diferente e bem mais forte do que eles pensavam.

Quatro histórias bem diferentes, tanto em termos temáticos como gráficos, bem reveladoras da qualidade e da diversidade que as aventuras de Tex Willer podem atingir.

AGENDA

Quinta-feira, 12
Colecção Bonelli
1º volume Tex – A Lenda de Tex

Chegou a primeira colecção editada em Portugal inteiramente dedicada à BD italiana.
Reunindo oito das mais famosas personagens da Bonelli, em dez volumes com histórias inéditas em português. A arte italiana chega em forma de quadradinhos, em exclusivo nos quiosques.

Orlando Santos Silva exibe orgulhosamente o jornal Público que dá um grande destaque a Tex Willer e à Colecção Bonelli

Copyright: © 2018 Público; João Miguel Lameiras
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *