Jornal Diário de Aveiro destaca a 1.ª mostra do Clube Tex no Museu do Vinho, com CHAMADA DE CAPA

Jornal Diário de Aveiro, de 06/08/2014
Texto da secção Bairrada
António Jorge Pires

“Anadia acolhe a primeira mostra do Clube Tex Portugal”

Anadia acolhe a primeira mostra do Clube Tex Portugal – Diário de Aveiro, 6 de Agosto de 2014

* Banda Desenhada – O Museu do Vinho vai receber a primeira mostra dedicada à peculiar personagem (Tex) de banda desenhada.

É uma mostra singular, que decorre entre os dias 15 e 17 deste mês, aquela que vai estar patente no Museu do Vinho, em Anadia. Será a primeira exposição do Clube Tex Portugal e terá a participação do prestigiado desenhador italiano desta personagem de banda desenhada (Tex) Pasquale Del Vecchio.

Chamada de capa: Museu do Vinho acolhe a primeira mostra do Clube Tex Portugal.

A mostra intitulada “Pasquale Del Vecchio e os seu Color Tex 2015” reúne cerca de duas dezenas de pranchas do autor, seleccionadas pelo próprio, que pretendem dar aos visitantes da primeira Mostra do Clube Tex Portugal uma visão geral acerca da colaboração mais recente deste consagrado desenhador italiano para com a Sergio Bonelli Editore. Poderão ser observadas pranchas da história, ainda em produção, para o “Color Tex 2015”, que terá textos de Roberto Recchioni e que será publicado a cores em 2015.

José Francisco, presidente do Clube Tex Portugal, relata que Pasquale Del Vecchio nasceu em Manfredonia, na província de Foggia,  a 17 de Março de 1965 e é diplomado em Arquitectura. Mudou-se para Milão em 1985, onde começou a dar os seus primeiros passos no mundo do desenho profissional, levado pela paixão que dedicava aos quadradinhos desde pequeno, quando começou as suas leituras com Tex, Zagor (a primeira paixão) e Tarzan e, mais tarde, Mister No, Ken Parker e Dylan Dog.

Museu do Vinho acolhe mostra nacional da banda desenhada Tex

Quando recebeu o convite para integrar a equipa Tex, Pasquale Del Vecchio retraiu-se inicialmente , tendo em conta que as histórias que havia produzido até então eram centradas em ambientes metropolitanos e agora teria que desenhar o Velho Oeste.

Leitor de Tex desde pequeno, tomou como referências Giovanni Ticci e Claudio Villa, assistiu a uma série de filmes de faroeste, empunhou lápis e pincel e… realizou um sonho, tornando-se hoje um dos mais apreciados desenhadores de Tex!

A entrada nesta mostra será gratuita, com direito a entradas também para as restantes exposições patentes no Museu.

Capa do Jornal Diário de Aveiro, de 6 de Agosto de 2014, com chamada de capa para a 1ª Mostra do Clube Tex Portugal

Após a inauguração, pelas 15.30 horas do dia 15, os visitantes podem ainda contar com uma sessão de autógrafos, entre as 18 e as 19 horas, e, no dia seguinte, com um jantar/tertúlia, pelas 20 horas – ambas as actividades com a participação de Pasquale Del Vecchio.

No dia 17, haverá uma aula de desenho Tex (para pessoas a partir dos 12 anos), com Pasquale Del Vecchio, entre as 11 e as 12 horas. À tarde, pelas 15.30 horas, terá lugar a Conferência “Tex em Portugal e na Itália”, com a participação de Gianni Petino, José Carlos Francisco, Mário João Marques, Carlos Moreira, Orlando Santos Silva e Hernâni Portovedo, sob moderação de Pedro Cleto, no Auditório do Museu do Vinho.

Copyright: © 2014 Jornal Diário de Aveiro & António Jorge Pires

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *