Jornal da Bairrada noticia a 4.ª Mostra do Clube Tex Portugal realizada no Museu do Vinho Bairrada

Jornal da Bairrada, de 05/05/2017
Texto da secção Culturas

NO MUSEU DO VINHO, EM ANADIA

4.ª Mostra do Clube TEX atrai muitos fãs

Pelo quarto ano consecutivo, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, acolheu a Mostra do Clube Tex Portugal, o único no nosso país dedicado a um herói de BD e o primeiro clube oficial em todo o Mundo dedicado ao mítico cowboy justiceiro, criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini.

A aposta da Câmara Municipal de Anadia em Tex é cada vez maior, tendo este ano adoptado oficialmente o estatuto de Capital Portuguesa do Tex, acto este que reconhece a importância que o município bairradino atribui à mais popular e carismática personagem dos fumetti (nome dado à banda desenhada italiana) e que continua a atravessar gerações.

Decorrente desse acto e também como prova da consideração e apreço do município, realce para uma exposição permanente dedicada a Tex, numa ala inaugurada precisamente nesta 4.ª mostra, no Museu do Vinho Bairrada, tratando-se da única exposição permanente que não está relacionada com o vinho, mas que exibe as belíssimas artes com que os desenhadores de Tex agraciaram Anadia e a sua região nestes últimos 4 anos.

Este ano como convidados especiais, estiveram presentes dois desenhadores italianos: Andrea Venturi , e Massimiliano Leonardo (que assina como Leomacs), autores que cativaram toda a gente com a sua simpatia e simplicidade, nunca negando um autógrafo, um sorriso, uma fotografia ou um desenho aos seus ávidos admiradores, que os rodeavam durante as sessões de autógrafos (bem demoradas).

Discursos, mas também muita animação e sobretudo uma grande afluência de público fizeram parte do programa de abertura desta 4.ª mostra, já que a paixão por Tex, é tão forte, que houve quem viesse de lugares distantes do nosso país, mas também de Itália e até do Brasil, para participar exclusivamente neste acontecimento.

O evento bairradino apresentou um programa diversificado e muito rico que incluiu conversas, conferências, aulas de desenho, sessões de autógrafos e de desenho ao vivo, para além de workshops com os desenhadores italianos, mas o principal acontecimento foi o lançamento de “Ouro Negro“, o quarto livro da colecção Romance Gráfico Tex, da editora Polvo.

Para além do lançamento do livro houve ainda várias tertúlias à mesa igualmente com a presença de Venturi e Leomacs e numerosa participação dos seus admiradores. E de modo a dar mais cor e brilho às mostras pessoais dos dois desenhadores, foram também expostos inúmeros itens relacionados a Tex e ao seu mundo, com especial relevo para livros e revistas de diversos países, para além de diversas estátuas e estatuetas do ranger e demais personagens da série.

A diversidade e excelência da programação, aliada à presença dos dois consagrados desenhadores italianos, Andrea Venturi e Leomacs, foram alguns dos pilares para o sucesso desta quarta mostra, onde se destacaram também a excelente atmosfera e o belo ambiente vivido num fim de semana verdadeiramente texiano.

Copyright: © 2017 Jornal da Bairrada

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *