Jean Giraud, “pai” do tenente Blueberry, conhecido como Moebius, morre aos 73 anos

Por José Carlos Francisco

Jean Giraud (8 de Maio de 1938 – 10 de Março de 2012)

Jean Giraud (8 de Maio de 1938 - 10 de Março de 2012)

Faleceu hoje, sábado, dia 10 de Março de 2012, com 73 anos de idade, o consagrado desenhador e argumentista francês de banda desenhada que Sergio Bonelli tantas e tantas vezes cortejou (infelizmente sem êxito) para desenhar um Tex Gigante: Jean Giraud (também conhecido pelos pseudónimos de Moebius e Gir) criador do tenente Blueberry em colaboração com Jean-Michel Charlier.

Jean Giraud (um fã confesso de Fabio Civitelli, tendo inclusive desenhado um belo Tex para o desenhador italiano em 2008, naquele que é um dos mais especiais originais que Fabio Civitelli já recebeu e que mostramos um pouco mais abaixo) faleceu vítima de doença prolongada, segundo a sua esposa confidenciou há alguns minutos à rádio francesa Europe 1.

Sentados, da esquerda para a direita - Blueberry, Tex, Jean Giraud e Carson, em pé François Corteggiani, numa Arte de Emanuele Barison

Jean Henri Gaston Giraud foi um dos principais cartoonistas franceses, tendo também alcançado a fama no Japão e nos Estados Unidos. Nascido em Nogent-sur-Marne, a este de Paris, a 8 Maio de 1938, após uma infância a desenhar índios e cowboys e formação na Escola de Artes Aplicadas, começou como ilustrador para publicitários e para a indústria da moda antes de se dedicar à banda desenhada (começou a publicar os seus primeiros desenhos aos 18 anos, para trabalhos de publicidade e moda, antes de começar a colaborar com nomes conhecidos. Ao regressar da guerra da Argélia, publica uma série western na revista Spirou, depois na Pilote, e lança também as aventuras do tenente Blueberry, que lhe irão dar celebridade).

Tenente Blueberry e Tex desenhados por Colin Wilson

Jean Giraud ficou conhecido sobretudo com a criação do Tenente Blueberry, personagem do qual  lançou 28 volumes e adoptou o pseudónimo Moebius para ilustrações em revistas e livros de ficção científica. Para além de ter publicado o seu trabalho em várias revistas francesas, Moebius trabalhou ainda com artistas japoneses de manga e co-produziu uma aventura do super-herói norte-americano O Surfista Prateado com Stan Lee, pai de grande parte das criações da Marvel, além de ter trabalhado com Ridley Scott na criação gráfica do filme “Alien”.

Tex Willer desenhado por Jean Giraud para Fabio Civitelli

Nomeado Melhor Artista Gráfico da França nos anos 1990, Moebius tinha a insígnia das Artes e das Letras que recebeu do então presidente François Mitterrand em 1985 e teve os seus trabalhos expostos em vários países. Em 2010, a Fundação Cartier realizou uma grande retrospectiva da sua obra.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

8 Comentários

  1. Mais um grande mestre da BD rumou para as pradarias celestiais. A biografia de Jean Giraud está no Portal TexBr: http://www.texbr.com/blueberry/portrasdopano.htm
    Uma correção: Tenente Blueberry e Tex desenhados por Jean Giraud, para Tenente Blueberry e Tex desenhados por Colin Wilson, que desenhou seis episódios de “A Juventude de Blueberry” e “Tex Edição Gigante. O Último Rebelde“.
    A morte de Gir é comentado também no Fórum TexBr: http://www.texbr.com/forum/viewtopic.php?t=1634&start=60
    Adieu, ami Jean Henri Gaston Giraud! Galope em paz ao lado de seus pards Jean Michel Charlier, Blueberry, Jimmy McClure, Red Neck, Chihuahua Pearl, Dorée Malone…

  2. Mais uma notícia que abala o mundo da BD! O grande Giraud foi juntar-se a outros grandes nas pradarias eternas, mas os seus personagens continuarão a cavalgar pelas pradarias dos nossos sonhos e da nossa imaginação, como faz Tex há mais de 60 anos e Blueberry há mais de 50… enquanto não se extinguir o fogo sagrado da Aventura que, graças à arte e ao talento desses Mestres, acalentou durante gerações o coração de milhares de leitores!…

  3. Muito obrigado pelo seu alerta pard Afrânio, realmente a ilustração do Tenente Blueberry e Tex é da autoria de Colin Wilson. Já procedi à correcção 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *