Giovanni Ticci, um ‘americano’ para Tex

Por José Carlos Francisco

Neste domingo, 31 de Outubro, pelas 10 horas no Palazzo Ducale e no decurso do Festival Lucca Comics, decorrerá a apresentação do livro “Giovanni Ticci, un ‘americano’ per Tex“, contendo 96 páginas (16 das quais, a cores) e com um preço de venda ao público de 10,00 €, uma publicação com o selo Coniglio Editore e que contará com a presença dos autores Moreno Burattini e Graziano Romani, de Laura Scarpa, Fabio Civitelli (autor do prefácio da edição) e do próprio Giovanni Ticci.

É uma nova obra inserida na colecção “Lezioni di fumetto” (“Lições de banda desenhada“), realizada por Moreno Burattini e Graziano Romani, os mesmos autores de um anterior livro dedicado ao consagrado desenhador de Zagor, Gallieno Ferri, intitulado “Gallieno Ferri, una vita con Zagor“.

Este novo volume foca a figura do artista de Siena, um dos mais populares desenhadores de Tex, e um dos veteranos da série do Ranger, oferecendo inúmeras ilustrações, muitas das quais inéditas, que acompanham as páginas que repercorrem a carreira de Giovanni Ticci, desde a sua estreia, ao lado de Alberto Giolitti, até ao seiscentésimo Tex a cores de recente publicação.

Para além de acompanhar o leitor à descoberta deste extraordinário artista, um dos mais influentes da banda desenhada popular italiana, desde o seu início no mercado internacional, actuando sobretudo em séries Westerns, até à chegada à Bonelli e a Tex, personagem a qual desenha em 1968, a primeira de uma longa série de aventuras, entre as mais amadas pelos leitores, o livro traz também uma extensa entrevista e dezenas de ilustrações inéditas.
A obra entra também no processo criativo de Ticci, autor de um estilo dinâmico, decidido e em contínua evolução rumo a um patamar mais sintético, eficaz e moderno, sendo por tudo isto um livro fundamental para todos os fãs de Tex, mas também uma oportunidade maravilhosa para qualquer aspirante a desenhador de aprender uma aula de um dos grandes mestres da banda desenhada italiana.

Concluímos a apresentação deste novo livro, dando a palavra a Moreno Burattini: “Eu e Graziano não nos limitamos a entrevistar os autores, pois também falamos deles, reconstruímos as suas vidas, recuperamos notícias esquecidas, contamos anedotas, bisbilhotamos as suas mesas de trabalho, remexemos nas gavetas. No início de 2009 fomos remexer a casa e as memórias de Ferri, em Recco, retornando com um rico butim de notícias, fotos e desenhos originais; na Primavera de 2010, batemos à porta de Ticci, em Siena, conseguindo furtar ainda mais material. O livro “Un ‘americano’ per Tex” traz numerosíssimas ilustrações, em grande parte inéditas e um belo número de fotografias jamais vistas. Como já tinha acontecido com Ferri, não nos limitamos a falar do autor em relação à sua personagem mais conhecida, Zagor o primeiro caso, Tex no presente, mas debruçamo-nos também nos seus trabalhos anteriores e menos conhecidos.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

4 Comentários

  1. Mais do que merecido o livro em homenagem ao Mestre Giovanni Ticci. É sem dúvida o melhor desenhador de Tex. Fantástico!
    Vou ver se consigo um exemplar para mim.

  2. É meu favorito também! Mas nem vou me estender nos elogios porque fico frustrado em saber que um livro assim nunca chegará em minhas mãos, hehe.

  3. O Ticci de início de carreira era genial, habilidade incomum, traços limpissimos, posteriormente ficou mais linear, mesmo assim, um artista espetacular que merece todo tipo de homenagem!
    É o último daquele quinteto incomparável: Galep, Ticci, Nicolò, Letteri e Fusco.

  4. Esta é uma publicação que eu gostaria muito que fosse publicada também em português.
    Tenho certeza que faria muito sucesso, principalmente no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.