Gibiteca de Santo André abre exposição sobre o justiceiro Tex Willer neste sábado, dia 20

Mostra é composta pela colecção do andreense Adriano Rainho, dono do maior acervo particular sobre a personagem Tex no Brasil.

Duelos entre bandidos e xerifes farão de Santo André,  município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, parte do Velho Oeste americano. Mas não há motivos para sustos: os tiroteios envolvendo mocinhos, heróis e foras-da-lei a cavalo continuarão apenas nas páginas das histórias em quadradinhos. Trata-se da exposição Tex 500 Brasil, que poderá ser apreciada gratuitamente na Gibiteca de Santo André, com abertura no sábado, 20 de Agosto, às 13 horas.

A série completou 500 edições em Junho de 2011. Foto: Norberto da Silva/PSA

A mostra apresenta parte dos mais de três mil itens sobre Tex Willer pertencentes ao coleccionador Adriano Rainho, andreense que figura como o dono do maior acervo particular relacionado à personagem no Brasil. Os itens poderão ser conferidos até o dia 28 de Outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, com entrada gratuita.

Personagem.

Tex Willer é um justiceiro criado em 1948, na Itália, por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini. Além de pósters, miniaturas, artigos em geral e diversas revistas que formam a colecção principal, lançada em 1971. A série completou 500 edições em Junho de 2011 e explica o nome do evento.

Tex Willer é um justiceiro criado em 1948 na Itália. Foto: Norberto da Silva/PSA

As peripécias deste homem rude no interior dos Estados Unidos logo alcançaram grande sucesso. Em sua trajectória, Tex é marcado por esperteza e pontaria infalível, o que o leva a adentrar ao esquadrão de Rangers do Texas, convidado pelo próprio comandante das tropas. Conhecido pelos índios como Águia da Noite, ele também protege as tribos de tudo o que possa ameaçá-las, graças à natural bravura, coragem e determinação na luta contra as injustiças. O coleccionador Adriano Rainho começou a sua colecção como uma brincadeira de criança, em meados de 1976, quando tinha apenas 10 anos.

O dia da abertura do evento está recheado de actividades, tanto na Gibiteca quanto no Saguão e Auditório do Teatro Municipal. Entre as atracções haverá palestras, narração de história, apresentação musical, workshop de desenho, exibição de filme, brincadeiras, sorteio de brindes, troca de revistas e espaço dos fãs.

O coleccionador Adriano Rainho mostra as revistas número 1 e 500. Foto: Norberto da Silva/PSA

Para ver o cronograma oficial do dia da Inauguração da exposição “Tex 500 Brasil”, clique aqui.

* Texto de Daniela Mian e Felipe Menezes apresentado no sítio da Prefeitura de Santo André, em 16 de Agosto de 2011.
Adaptação a cargo de José Carlos Francisco
Copyright: © 2011, Daniela Mian e Felipe Menezes (texto) & Norberto da Silva (fotos). Prefeitura de Santo André.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *