Frontera! de Mauro Boselli e Mario Alberti, na luxuosa colecção Tex de Autor

Por José Carlos Francisco

Frontera! de Mauro Boselli e Mario Alberti

O ano de 2015 trouxe-nos muitas novidades da Editora Bonelli, mas continua a ser uma velha estrela a brilhar mais que todas, e não é necessário muito para descobrir de quem se trata: é aquela do atemporal Tex! O herói de  Bonelli e Galleppini prosseguiu a sua infinita cavalgada nas pradarias dos quiosques, sem descansar à sombra dos “louros” e para enredar cada vez mais os leitores houve que saber aguçar a sua curiosidade, explorando, de tanto em tanto, horizontes inéditos e novos formatos editoriais, como sucedeu com a publicação de uma colecção que oficiosamente se chamou  Tex d’autore (Tex de autor), e que se estreou no passado mês de Fevereiro. Como certamente os nossos leitores sabem, a honra do baptismo desta nova experiência totalmente a cores, cartonada e em grande formato (22,5 x 30,5 cm) foi de um grande nome do panorama da banda desenhada mundial: Paolo Eleuteri Serpieri!


Tex de autor que a 25 de Setembro, em Itália, terá o seu segundo número à venda, porque a colecção que inicialmente foi prevista para ser anual passou a ter uma periodicidade semestral, curiosamente tal como aconteceu com a revista do Clube Tex Portugal, e teve inclusivamente uma mudança no título da série já que agora oficialmente se denomina “Tex Romanzi a Fumetti“. E neste segundo número teremos Mauro Boselli nas letras e o consagrado Mario Alberti (que está a conceder uma entrevista exclusiva ao nosso blogue) no desenho, inclusive na capa e nas cores, numa aventura intitulada “Frontera!“, onde na prisão mexicana de Frontera definha um misterioso prisioneiro, que a bela francesa Blanche Denoel quer ver livre a todo o custo, para que a ajude na sua vingança! E é somente o rastilho que acende uma colorida explosão de aventura e violência nas ensolaradas pradarias do Sudoeste, entre murros, cavalgadas, tiroteios e Comanches!


É mais uma edição espectacular e verdadeiramente imperdível, onde os leitores encontrarão um jovem Tex como nunca foi visto anteriormente, nas sensacionais páginas coloridas de Mario Alberti, como as três que damos a conhecer ilustrando este texto! Colecção esta que trará nos próximos números a assinatura de autores como por exemplo Angelo Stano (numa história escrita por Mauro Boselli), Giulio De Vita (numa aventura escrita por Gianfranco Manfredi) e Fabio Civitelli, este último já se mostrou interessado em desenhar nesta nova colecção após a conclusão da história de 330 páginas (acabou de desenhar recentemente a página nº 187) dedicada a Yama e que prevê terminar no Outono do próximo ano.


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. Seria belíssimo um volume inteiro feito por Ticci e por Villa, com suas pinturas à mão, assim como um feito por Frisenda, também colorido manualmente.

    Sobre este volume de Alberti, as cores são manuais ou digitais?

    Ps: Belo trabalho, lembra muito um álbum francês.

    • Daniel,
      Todo este trabalho do Mario Alberti para Tex é digital, pois ele recentemente afirmou: “Per la prima volta, ho disegnato interamente “Frontera” con il computer.

  2. Vamos sonhar que um dia será publicado em Português (no Brasil ou em Portugal) com a mesma qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *