França PRODUZIU e PUBLICOU história INÉDITA de TEX

Tex, “La grande traque”, a aventura francesa do Ranger

Por José Carlos Francisco

Jean-Yves Mitton, desenhador de história inédita publicada em França

Pode datar-se de 1948, a estreia de Tex num país estrangeiro, mais precisamente em França, no dia 29 de Novembro, apenas dois meses depois da sua estreia na pátria italiana, com o nome “Texas Boy” e no formato apelidado de striscia (tira, em italiano), semelhante a uma caderneta de cheques. Com o decorrer dos anos, Tex foi publicado em variados formatos e em diversas séries, destacando-se cinco Tex Gigantes no formato habitual italiano, entre 2000 e 2003 e sobretudo o Tex Gigante “O Cavaleiro Solitário“, publicado em 4 luxuosos álbuns coloridos. Tex também dividiu o espaço com outras personagens dedicadas à aventura, como aconteceu por exemplo nas revistas Mustang ou Rodeo, para retornar em grande estilo em 2008, depois de uma ausência de alguns anos dos quiosques franceses, numa aposta das Editions Clair de Lune, com venda exclusiva em livrarias.

Capa da revista Rodeo nº 614 que publicou uma história inédita de Tex

Mas o que a grande maioria dos leitores de Tex não sabem é que França teve o “privilégio” de ver publicada, em Outubro de 2002, uma história inédita (e exclusiva) do Ranger, ou melhor dizendo, a parte inicial de uma história, mais precisamente as quatro páginas iniciais da aventura “La grande traque” (“A grande caçada“), com argumento de Marcel Navarro e desenhos de Jean-Yves Mitton.

Esta raridade francesa foi publicada na revista Rodeo nº 614, de Outubro de 2002, que tinha 160 páginas e selo da Editora Semic, edição essa que tinha como história principal  “Terreur à Silver Bell” (“Terror em Silver Bell“), a terceira e última parte de uma aventura escrita por Mauro Boselli e desenhada por Guglielmo Letteri. A capa da publicação foi da autoria de Claudio Villa e as cores foram dos irmãos Péru, Stéphane e Olivier.

Mas voltando à história inédita, trata-se de uma história soberba de apenas quatro páginas que nunca chegou a  ser finalizada, escrita pelo, na altura, redactor-chefe das Edições Lug e desenhada pelo consagrado desenhador de Mikros e de Cosmo e que também foi o autor de numerosas capas de Tex no mercado francês. Estas quatro páginas que o blogue português do Tex dá hoje a conhecer a todos os nossos leitores foram recuperadas dos arquivos da Lug/Semic em 2002 e mostram o dinamismo de Marcel Navarro no lançamento de novas séries e novos episódios de heróis de banda desenhada franceses, como se pode constatar de seguida:

Página 1 de Tex, “La grande traque”

Página 2 de Tex, “La grande traque”

Página 3 de Tex, “La grande traque”

Página 4 de Tex, “La grande traque”

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Bela matéria e os franceses fizeram um excelente material do Tex, adorei o estilo.
    É bom saber que, vira e mexe nosso querido ranger anda circulando pelos “quiosques” franceses, como dizem vocês.
    No Brasil chamamos esses pontos de venda de Bancas de Jornais.
    Boa semana, Zé Carlos e muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *