FIM do blogue português do Tex foi mentira do 1 de Abril

Mentiras, boatos e enganos. A 1 de Abril, a frase “nem tudo o que parece, é” tem um significado bem literal. Notícias, anúncios e comunicados falsos marcam o primeiro dia deste mês e nem o blogue português do Tex foi excepção.

Por José Carlos Francisco

Blogue português do Tex comemorou o dia 1 de Abril

Não há certezas sobre a origem desta tradição e uma das teorias mais populares é a de que surgiu com uma decisão tomada pelo Papa Gregório XIII em 1582. A partir desse ano, por decisão do Sumo Pontífice, adoptou-se o calendário Gregoriano, que definia que o ano tinha início a 1 de Janeiro, em detrimento do calendário Juliano, que definia Abril como o início do ano. Nem todos adoptaram logo a mudança. E aqueles que ficaram para trás passaram a ser gozados com mentiras.

Na Internet inclusive os gigantes da tecnologia (Google, YouTube, Twitter, Gmail, etc.) têm tradição nas brincadeiras de 1 de Abril e este ano não foi excepção. Desde sábado que começaram a surgir notícias com lançamentos, encerramentos e mudanças em serviços de referência que quase não dão para acreditar. E percebe-se porquê, são mentiras.

Em Portugal a imprensa portuguesa também “comemorou” a data, pois desde novas medidas impostas pela troika, a cortes de salários no Parlamento Português, passando pela poupança nas instalações da Presidência da República, o Dia das Mentiras foi mais uma vez celebrado pelos principais periódicos portugueses com… mentiras.

O blogue português do Tex continuará sempre na vanguarda da informação texiana

O  Blogue Português do Tex este ano também alinhou na brincadeira e esmerou-se na mentira não deixando o primeiro de Abril passar em branco. Manda a tradição que as pessoas contem mentiras e que surpreendam os outros com factos ou actos inesperados. Para fazer com que as pessoas acreditem na sua história do Dia das Mentiras, deve-se contar algo que possa acontecer com naturalidade. Desta forma, conseguir-se-á facilmente que os outros acreditem naquilo que conta e ser levado a sério. Foi neste pressuposto que o fim do blogue português do Tex foi anunciado, pois é algo que eventualmente no futuro poderá acontecer e por isso pode gerar dúvidas e incertezas e foi precisamente isso que foi conseguido.

E se bem que o final do post que eu escrevi já indiciava aos leitores mais atentos que o blogue voltaria em breve (e esse breve era o espaço de 24 horas), a verdade é que houve muitos leitores que acreditaram na mentira, embora houvesse também outros que de pronto associaram o comunicado à data mentirosa, mas a dúvida seguramente permaneceria até o desmentido oficial que acontece com este texto.

Como muitos de pronto intuíram, o encerramento do blogue português do Tex nunca poderia acontecer, porque o Ranger é uma das grandes paixões (família à parte como bem frisou o Jorge Magalhães) da minha vida (a outra é o Glorioso Benfica) e para o Tex e para o Benfica eu sempre conseguirei tempo e disponibilidade, nem que tenha que me desdobrar, por isso prezados leitores, podem ficar descansados que o blogue português do Tex nunca se encerrará no que depender de toda a equipa e se por algum motivo de força maior eu tiver que me afastar, alguém chegar-se-à à frente e o prestigiado blogue do Tex continuará consolidando-se cada vez mais e mesmo assim se por algum motivo ainda maior o blogue tiver que parar, o seu conteúdo estará sempre disponível para todos porque o blogue do Tex já atingiu o estatuto de ser de todos nós e tem que estar sempre à disposição de todos os fãs e coleccionadores de Tex espalhados pelo mundo!

O fim do blogue do Tex foi “apenas” uma partida de 1 de Abril

Antes de finalizar aproveito para agradecer as dezenas e dezenas de mensagens e comentários de muitos de vós preocupados com o que foi anunciado e disponibilizando-se para ajudar no que fosse possível, inclusive a nível financeiro para que o blogue português do Tex não fosse encerrado, mensagens e comentários, inclusive alguns vindos do estrangeiro, que uma vez mais mostraram a grande importância do blogue do Tex hoje em dia na vida de muitos e muitos leitores de banda desenhada em geral e de Tex Willer em particular. A todos, o meu muito obrigado pelas vossas preocupações e gestos de solidariedade e termino deixando o meu pedido de desculpas a quem se sentiu de algum modo melindrado ou indignado com esta brincadeira (que apenas quis fazer jus à data), prometendo eu que nos próximos anos tal não voltará a acontecer!


6 Comentários

  1. A hora que o Zeca quiser fazer isto ele não vai dar explicação nenhuma, acredito eu, mas enquanto este fatídico dia não chegar vamos nos deliciando com as matérias do blog.

  2. No momento em que escrevo, aqui no Brasil ainda é 1° de abril. Entrei no blog apreensivo mas logo relaxei. O blogue do Tex continua nos brindando com aventura e entretenimento.
    Como dise o Felipe: “Ufa…
    Grande abraço.

  3. Ainda bem, caro amigo, que não passou tudo duma boa brincadeira. Mas que o meu coração já não aguenta estas brincadeiras, ai não aguenta. Que venham daí pelo menos mais mil posts. Um grande abraço.

    José Eduardo Monteiro

  4. Confesso que fiquei na dúvida se era ou não verdade, mas como ontem foi 1 de abril, eu como outros acreditamos que era tudo uma brincadeira, e felizmente estávamos certos, o blog continua a ser atualizado, e vida longa ao Blog do Tex e aos seus criadores.

  5. Wah-hé! Que susto, rapaz! Tava todo triste eu aqui pensando: “aquela budega vai acabar e eu ainda nem mandei meu desenho“!
    PQP! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.