Ezequiel Guimarães e a Tripla Honra de “Tempestade sobre Galveston”, edição portuguesa da Polvo

Por Ezequiel Guimarães

Há algumas semanas atrás tive uma tripla honra: recebi as duas versões do mais recente lançamento texiano (devidamente autografados – muito obrigado grande amigo Zeca) com o selo da editora portuguesa POLVO, Tempestade sobre Galveston, e das mãos do grande Capitão da Nau Texiana nos mares editorias turbulentos, desse lado do Atlântico: sim, ele, Dorival Vitor Lopes, o mais texiano de todos os editores que Tex já conheceu no Brasil.

Ezequiel Guimarães e Dorival Vitor Lopes com as duas versões portuguesas de Texpestade sobre Galveston

A nova, ou melhor, “as novas” edições portuguesas, mantém o alto padrão de qualidade editorial (em todos os sentidos) encontrado no début da série, Patagónia. Série que recebe o apropriado nome de Romance Gráfico, a partir deste 2o. volume. Dessa vez, Mauro Boselli e Pasquale Frisenda que abrilhantaram o primeiro volume da série, dão passagem aos também Mestres Pasquale Ruju (texto) e Massimo Rotundo (arte).

A POLVO, desta vez, inovou mais ainda: se em Patagónia lançou 2 versões, com abas internas diferentes, em Tempestade sobre Galveston tratou de lançar logo DUAS CAPAS DIFERENTES, e não só isso: ao contrário de muitas editoras que lançam capas alternativas, mas apenas as capas, a POLVO lançou também de maneira diferente a contra-capa e as abas internas; pois sabe que isso atrai muitos coleccionadores e admiradores de materiais diferenciados dentro da BD (e caprichou nas abas internas – parabéns!!!).

Bem, falando em “materiais inusitados”, algo curioso aconteceu, e que me leva à “3a.” honra (sim, não havia somado a quantidade de volumes para dar três honras): um dos volumes (o da capa à direita), veio faltando as páginas 113 a 120!!!

Passagem da página 112 para a 121 no exemplar de Ezequiel Guimarães

Lógico que o próprio Editor Rui Brito, prontamente se colocou à disposição para trocá-lo, e citou:  “Até agora é o primeiro caso. Pela descrição, trata-se de um caderno de 8 páginas. De vez em quando, na montagem dos diversos cadernos na tipografia, acontece isto. É um processo mecânico, sem (quase) intervenção humana, mas até as máquinas não estão isentas de cometer erros!
E acrescentou: “…Mas, pelo inusitado da situação, a edição do Ezequiel até se torna mais rara!

Bem, não vou trocar, vou manter assim mesmo, já que tenho as páginas faltantes na outra versão, e quem pensaria em trocar algo com uma dedicatória e autógrafo do Mestre Rotundo? (Além da curiosidade da edição com erro, única até aqui – e mesmo que houverem outras, creio que não serão muitas).
Além do que esse tipo de edição com “erro” acaba sendo valorizado no mercado do coleccionismo de BDs.

As duas versões de Tempestade sobre Galveston, edição PORTUGUESA da POLVO

E acabei descobrindo esse “erro” por acaso, pois fui ler a aventura (ou melhor “reler” pois havia lido a edição brasileira), no belo escrever de além-mar como sempre cita nosso amigo Júlio Schneider quando aborda sobre textos no português da pátria-mãe.

Enfim, parabéns à POLVO e ao seu Editor Rui Brito, por ter investido e transformado o primeiro volume em uma série; e que venham outros!!!! Mas que mantenha, ou amplie, os “diferenciais”, caso opte por manter em novos lançamentos, o chamariz de “capa alternativa” (por exemplo, poderia diferenciar a lombada, como feito em Patagónia… não é só questão de capricho. Facilita a visualização na estante e para quem procura em livrarias onde por excesso de livros uma boa parte fica apenas com a lombada exposta…).

Tex Romance Gráfico

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *