Exposição “60 anos de Tex”, no Festival Internacional da Amadora, com a presença de FABIO CIVITELLI

Por José Carlos Francisco

Fabio CivitelliDe 24 de Outubro a 9 de Novembro, integrada na 19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) , cujo tema central é “Tecnologia e Ficção Científica”, ocorrerá uma exposição sobre os “60 anos de Tex“, a personagem emblemática da BD italiana de aventuras, da Editora Bonelli, que contará com a presença de um dos grandes nomes do seu staff, o ilustre desenhador italiano FABIO CIVITELLI, que com a sua comparência irá abrilhantar ainda mais o evento que contará com vários ORIGINAIS de Tex, algo que acontece pela primeira vez fora da Itália, em 60 anos de vida editorial da mítica personagem!

Fabio Civitelli nasceu em Lucignano, na província de Arezzo, a 9 de Abril de 1955 e o seu nome está ligado há já muitos anos à personagem Tex Willer.
O seu estilo é caracterizado por um grande cuidado nos mínimos detalhes e por um hábil uso do preto e branco e do extremo asseio do seu traço. A sua versão de Tex, uma das mais apreciadas pelos leitores da série Bonelli, respeita a tradição, mas é ao mesmo tempo moderna e cativante.

Mensagem de Tex aos pards portugueses

Fabio Civitelli teve a honra de ser o desenhador eleito para desenhar a história comemorativa dos 60 anos do Ranger, história essa escrita por Claudio Nizzi e publicada totalmente a cores e que foi lançada na Itália no passado mês de Setembro, esgotando-se num ápice, apesar da tiragem astronómica. Em Portugal, nesta exposição, vamos ter o privilégio de vermos algumas das pranchas originais desta história, intitulada Sul sentiero dei ricordi (Na Trilha das Recordações, em português)!

Fabio Civitelli e o Troféu Balanito de Honra para Autor EstrangeiroFabio Civitelli, regressa a Portugal, depois de ter sido o autor estrangeiro homenageado no salão MouraBD2007, onde foi um dos grandes trunfos do Salão e a tremenda ovação que recebeu no Cine-Teatro Caridade, aquando da entrega do Troféu Balanito de Honra para Autor Estrangeiro, foi a prova de que a aposta do salão MouraBD estava ganha!

Fabio, aliás, cativou toda a gente com a sua simpatia e simplicidade, nunca negando um autógrafo, um sorriso, uma foto ou um desenho às dezenas de ávidos texianos que o rodeavam durante as sessões de autógrafos (uma delas improvisada no espaço do salão, devido ao constante assédio que sofreu por parte dos seus fans). Uma verdadeira lição de profissionalismo e de humildade e que certamente se irá repetir no Festival da Amadora 2008, nos dias 7, 8 e 9 de Novembro, para gáudio de todos os Texianos presentes!

Finalizamos este post, anunciando a lista de todas as presenças estrangeiras já confirmadas no 19º Festival Internacional da Amadora:

AUTORES ESTRANGEIROS

PRESENTES NO FIBDA 2008

1º fim-de-semana

Lee Hong (China)

Liberatore (Itália)

Dave McKean (Inglaterra)

Pat Mills (Inglaterra)

Tara McPherson (EUA)

Esteban Maroto (Espanha)

Kevin O’Neill (EUA)

2º fim-de-semana

Maurício de Sousa (Brasil)

Ian Gibson (Inglaterra)

Zoran Janjetov (Sérvia)

Julio Ribera (Espanha)

3º fim-de-semana

Fabio Civitelli (Itália)

Cyril Pedrosa (França)

Mathieu Sapin (França)

Jean-Claude Denis (França)

Carlos Portela (Espanha)

Xulio Das Pastoras (Espanha)

Outros convidados

Bernard Mahé (coleccionador)

Claude Moliterni (co-comissário da exposição central)

Nathalie Michel (especialista)

Benoit Mouchart (director do Festival de BD de Angoulême)

Elsa Sanchez (viúva de Hector Oesterheld)

Jie Chen (directora do Shangai Waigaoqiao International Animation,
Cartoon & Game Developing Center)

Alessandro Esposito e Paola Damiano (direcção do Festival de BD de Nápoles)

Melina Gatto (comissária do núcleo dedicado a Hector Oesterheld)
Jean Pierre Dionnet (ex-director da revista Metal Hurlant)

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Olá, caro Zeca!
    Aqui do Brasil só nos resta acompanhar com expectativa as notícias e imagens que o Blog do Tex nos presenteia deste belo evento.
    Como sempre o simpaticíssimo Civitelli comparece para abrilhantar os encontros de BD.
    Torcemos pela longevidade do festival!
    Abraço!
    Fred Macêdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.