Entrevista com o fã e colecionador: Edilson Marcos da Silva

Entrevista conduzida por José Carlos Francisco.

Para começar, fale um pouco de si. Onde e quando nasceu? O que faz profissionalmente?
Edilson Marcos da Silva: Sou de Bela Vista do Paraíso – Paraná, Brasil e nasci no dia 06 de junho de 1971, trabalho no departamento financeiro de uma empresa, sou Assistente de Back Office.

Quando nasceu o seu interesse pela banda desenhada?
Edilson Marcos da Silva: Desde meus 15 anos eu coleciono HQs, primeiramente foram os comics americanos, eu tinha um gosto bem eclético, mas com o passar do tempo passei a me interessar somente em histórias e personagens mais “realistas”, sem super poderes e coisas do tipo e Tex foi a minha melhor opção.

Quando descobriu Tex?
Edilson Marcos da Silva: Tex eu acompanho há mais de 20 anos, eu comprava uma coisa ou outra, de vez em quando, mas de uns 10 anos pra cá, Tex já é 90% da minha coleção.

Porquê esta paixão por Tex?
Edilson Marcos da Silva: Primeiramente porque ele é um personagem simples e fascinante, é um ser humano com um senso de justiça admirável, desde pequeno já demonstrava habilidade e facilidade em lidar com as mais diversas situações, o que ele puder fazer para ajudar o outro faz sem pensar duas vezes, colocando sua própria vida em risco, ou seja um personagem completo.

O que tem Tex de diferente de tantos outros heróis dos quadradinhos?
Edilson Marcos da Silva: É um personagem longevo que não precisou morrer, renascer, trocar de uniforme ou coisas do tipo para continuar a fascinar seus fãs.

Qual o total de revistas de Tex que você tem na sua colecção? E qual a mais importante para si?
Edilson Marcos da Silva: Tenho aproximadamente 300 revistas, eu tenho um carinho especial com todas.

Colecciona apenas livros ou tudo o que diga respeita à personagem italiana?
Edilson Marcos da Silva: Coleciono apenas suas revistas.

Qual o objecto Tex que mais gostaria de possuir?
Edilson Marcos da Silva: Gostaria de ter a coleção – Edição Gigante em Cores – lançada pela Mythos, capa dura, umas das mais bonitas já lançadas no Brasil, infelizmente foram lançadas apenas 12 edições.

Qual a sua história favorita? E qual o desenhador de Tex que mais aprecia? E o argumentista?
Edilson Marcos da Silva: Vou ser bem sincero não tenho uma história em especial, pois na minha opinião os roteiristas (argumentistas) de Tex estão num padrão de qualidade acima da média, e suas aventuras sempre se equivalem, claro umas mais outras menos, mas a qualidade sempre está presente,  já referente aos desenhistas, são muitos que admiro, Alfonso Font, Repetto, Pasquale Del Vecchio, Mastantuono, Civitelli, Stefano Andreucci, Maurizio Dotti, Carlos Gomez, Piccinelli, José Ortiz e claro Claudio Villa.

O que lhe agrada mais em Tex? E o que lhe agrada menos?
Edilson Marcos da Silva: O que mais me agrada é o seu pulso firme em decidir as coisas, sempre toma a frente da situação e chama a responsabilidade pra ele.
Às vezes o que me deixa um pouco incomodado, é a habilidade dele em atirar “milimetricamente“ no revólver do adversário, independente se é de noite ou de dia, perto ou de longe, acho que os roteiristas deveriam dosar mais esse tipo de “habilidade”, rsrsrs.

Em sua opinião o que faz de Tex o ícone que é?
Edilson Marcos da Silva: Eu acho que um personagem como TEX para chegar nessa logevidade tem que ter um diferencial, a qualidade dos argumentos e desenhos, a simplicidade e ao mesmo tempo o dinamismo de suas histórias fazem dele esse herói tão completo e especial para nós leitores.

Costuma encontrar-se com outros coleccionadores?
Edilson Marcos da Silva: Somente nas redes sociais.

Para concluir, como vê o futuro do Ranger?
Edilson Marcos da Silva: Infelizmente nos dias de hoje os jovens tem diminuído bastante o interesse em HQs, não só do Tex mas no geral, como nós fãs temos até hoje, mas com certeza ele terá vida muito longa ainda, uma vez que o mesmo ainda tem uma enorme legião de fãs espalhados nesse mundo afora. Vida longa ao Ranger mais famoso do velho Oeste e sua turma.

Prezado pard Edilson Marcos da Silva, agradecemos muitíssimo pela entrevista que gentilmente nos concedeu.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *