Entrevista com o fã e coleccionador: Carlos Alberto Pandolfo

Entrevista conduzida por José Carlos Francisco.

Para começar, fale um pouco de si. Onde e quando nasceu? O que faz profissionalmente?
Carlos Pandolfo: Chamo-me Carlos Alberto Pandolfo, sou natural de Adamantina no Estado de São Paulo, mais fui criado em Campinas, também em São Paulo, nasci no dia 17 de Fevereiro de 1991, portanto tenho 21 anos e sonho trabalhar na área de gastronomia.

Quando nasceu o seu interesse pela Banda Desenhada?
Carlos Pandolfo: Desde muito cedo gostei de ler as revistas da Disney, principalmente Pato Donald, li também um pouco de Turma da Mônica, do Mestre Maurício de Sousa, mas o que marcou a minha infância foi o Pato Donald.

Quando descobriu Tex?
Carlos Pandolfo: Sempre gostei dos Estados Unidos e da sua história, desde a época de George Washington até os tempos actuais, e o período que mais me fascina é o Velho Oste, com suas lendas: Jesse James, Billy the Kid, Wyatt Earp… Um dia fazendo compras com os meus pais descobri em uma banca de jornal o número 259 de Tex Coleção “A Águia e o Relâmpago“, na hora gostei do título e comprei. Até então, por estar acostumado com as revistas coloridas da Disney, achei que em preto e branco não seria a mesma coisa, mas depois de ler, fiquei “viciado” e compro sempre.

Porquê esta paixão por Tex?
Carlos Pandolfo: Tex não é como a maioria das personagens da banda desenhada, mesmo não tendo super-poderes ele ajuda as pessoas, sejam brancas, negras, vermelhas ou amarelas, ele não olha para a pele da pessoa, olha no coração, ele não quer saber se ela é um rico fazendeiro ou um cowboy, ele ajuda do mesmo jeito, lembro até hoje de uma frase dita por Tex que me fez gostar ainda mais do Ranger: “Eu só julgo um homem por suas acções”, página 84 da história “O Xerife Índio“.

O que tem Tex de diferente de tantos outros heróis dos quadradinhos?
Carlos Pandolfo: Para mim o facto de não ter muitas “coisas impossíveis”, Tex tem uma vida que outra pessoa poderia ter, ele faz justiça sem ter poderes,  sem falar no “campo de acção” em que ele vive as suas aventuras, pode ser no quente Texas, nos pântanos da Louisiana, nas montanhas do Colorado, nas pradarias do Kansas, nas florestas do Oregon, na neve do Canadá, ele não fica em um determinado local, como por exemplo o Homem-Aranha em New York ou o Batman em Gotham City.

Qual o total de revistas de Tex que você tem na sua colecção? E qual a mais importante para si?
Carlos Pandolfo: Bem, a minha colecção é modesta, tenho ao todo 266 revista: 154 Tex Mensais, 37 Coleção, 21 Almanaques, 19 Ouro, 12 Gigante, 8 Anual, 4 Grandes Clássicos, 2 Edição Histórica, 2 Minissérie, 2 Especial Férias, 1 Colorido, 1 Tex e os Aventureiros e 1 Especial 60 anos. Gostaria de ter bem mais, só que a situação financeira vivida na país e o número bem pequeno de exemplares de revistas antigas não deixa. A mais importante para mim é o número 259 de Tex Coleção “A Águia e e Relâmpago“, por ser a minha primeira revista.

Colecciona apenas livros ou tudo o que diga respeita à personagem italiana?
Carlos Pandolfo: Além das revistas, tenho o DVD “Tex Willer e os Senhores do Abismo“, o livro “A história da minha vida“ e os pósteres que a Mythos Editora lançou.

Qual o objecto Tex que mais gostava de possuir?
Carlos Pandolfo: O meu sonho é ter o Álbum de Figurinhas (cromos) que saiu pela Editora Vecchi.

Qual a sua história favorita? E qual o desenhador de Tex que mais aprecia? E o argumentista?
Carlos Pandolfo: A minha história favorita é “O Passado de Kit Carson“, desenhador é o argentino Miguel Angel Repetto quando se fala na “Velha Guarda” e o italiano Alessandro Piccinelli dos novatos, já o argumentista é o grande Guido Nolitta.

O que lhe agrada mais em Tex? E o que lhe agrada menos?
Carlos Pandolfo: O que mais me agrada é o seu senso de justiça. O que me agrada menos é não levar sempre o Kit e o Tigre, os quatros juntos trabalham melhor.

Em sua opinião o que faz de Tex o ícone que é?
Carlos Pandolfo: O facto dele ser “humano”, não precisar de poderes na hora de fazer justiça e o seu carácter, algo que a maioria das pessoas não tem hoje em dia.

Costuma encontrar-se com outros coleccionadores?
Carlos Pandolfo: Infelizmente não, mesmo morando em uma cidade enorme não tenho contacto com outra pessoa que goste de Tex.

Para concluir, como vê o futuro do Ranger?
Carlos Pandolfo: Bem, é difícil dizer, na minha opinião na Itália a personagem jamais vai morrer, Tex é para os italianos algo mais que uma simples personagem aos quadradinhos, é um marco da infância. Já no Brasil não arrisco a dizer o mesmo, aqui existem muitos fãs, mas as dificuldades financeiras que a maioria passa (assim como eu), talvez dê um fim no Ranger, algo que espero de coração para que não aconteça, da minha parte sempre vou comprar as revistas nas bancas, assim ajudo a editora a sempre estar lançando.

Prezado pard Carlos Alberto Pandolfo, agradecemos muitíssimo pela entrevista que gentilmente nos concedeu.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. Aoow pard Carlos.
    Parabéns pela coleção parceiro, é modesta mas valiosa, tu tem o filme do Tex cara, que fera, eu tenho no PC que eu baixei, mas queria o material.
    Parabéns pard, abraço.

  2. Carlos Pandolfo é mais um pard que personifica o entusiasmo dos leitores mais jovens por uma figura tão íntegra e valorosa como a de Tex, num tempo em que a nobreza de carácter era uma qualidade que distinguia os defensores da justiça dos fora da lei. Hoje parece que as diferenças são mais ténues e nota-se isso até em muitos heróis de BD.
    Como referiu o Carlos, Tex é um personagem profundamente humano, altruísta, sempre pronto a ajudar o próximo, que olha no coração das pessoas e julga-as só pelas suas acções.
    Parabéns, Carlos, por ter assimilado tão bem as lições do nosso Ranger, por ser um jovem que põe a justiça e a igualdade acima dos valores comuns que campeiam na sociedade actual.

  3. Coleção Modesta? Tenho menos que isso. kkk
    Sua coleção é linda vey, parabéns, infelizmente sofro com o mesmo problema de não ter contato com outros pards aqui onde moro, mas tem nada não, somos únicos, continue assim e que sua coleção aumente mais e mais.

  4. Parabens pela sua coleção, também sou um aficionado por quadrinhos (tenho 40 anos) ,e olha que já colecionei de tudo, desde revistas da Marvel , DC, Image, Mangás, já cheguei a ter mais de 600 revistas em minha coleção, mas com passar do tempo, tive que vender ou trocar nos sebos, hoje, tenho aproximadamente 200 revistas de vários estilos, mas ultimamente estou mais interessado em aventuras mais “humanas”, e os títulos que mais encaixam, são Tex e Mágico Vento, esse último título que estou correndo atrás para adquirir o máximo de revistas possíveis, eu acho simplesmente fantástico as aventuras no velho oeste. Um abraço a todos. (Bela Vista do Paraiso – PR)

  5. Também gosto do Pato Donald, na minha infância ele e o Aranha eram bem presentes, junto com o Homem de Ferro e o Capitão América. E tu disse uma coisa que eu nem havia percebido de mim mesmo ao mencionar que uma das coisa legais de Tex é ele não ficar somente em uma cidade, mas sim percorrer várias cidades, regiões e países nas suas histórias. Eu, incrivelmente, nem tinha percebido ainda que esse é um dos motivos de eu gostar de Tex. Valeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *