Eles falam de Tex Willer

Por Ezequiel Guimarães


Muitos leitores de BDs, gostam “apenas” da história, e ponto final !  Querem ler a(s) aventura(a) do(s) seu herói(s) predilecto(s), e não se interessam por saber nada a mais. Não querem saber sobre o ambiente onde as histórias se desenrolam, sobre o género literário no qual ela está inserida, não querem saber sobre a história editorial da personagem, o que ocorreu nos bastidores, qual a influência dos autores, de onde nasceu a ideia da série, etc., etc.
Ler uma entrevista com o desenhador ou o argumentista então é algo tedioso. Nem pensar!

Sidney Gusman e Ezequiel Guimarães

Mas isso é o que ocorre com muitos, mas não com todos . Muitos outros gostam de ter mais informações, aprofundam-se na temática, origem, e história editorial da personagem preferida, ou simplesmente gostam de entrevistas bem feitas com os autores. Por mera curiosidade ou para ampliarem seu conhecimento sobre os bastidores das BDs.

E entrevistas não só com autores das personagens preferidos, mas também com autores de outras personagens, pois agrega mais conhecimento sobre o universo das BDs. Para esses últimos, e para todos aqueles que gostam de conhecer muito mais sobre as personagens e autores de BDs, mesmo não sendo aficionados, chegou às livrarias um fantástico e maravilhoso livro: Universo HQ Entrevista.

O livro traz saborosas entrevistas, com variados autores, entre eles, vários falam de Tex, como os autores texianos Ivo Milazzo, Joe Kubert, Gianfranco Manfredi e Giancarlo Berardi. E até quem não desenhou uma história de Tex, também aborda o granítico ranger: (o saudoso) Sergio Toppi e Milo Manara.

Esclarecendo para não haver má interpretação, eles não falam exclusivamente de Tex. Obviamente o ranger está incluso ao longo do prazeroso bate-papo dos autores com os ícones da BD.
Também outros mestres da BD se fazem presente: Mark Waid, Jim Starlin, Lourenço Mutarelli, Flavio Colin, Neil, Gaiman, Will Eisner, Miguelanxo Prado, John Byrne, Eduardo Risso, Mort Walker, David Lloyd, Kyle Baker, Lorenzo Mattotti, Don Rosa, e Mike Deodato Jr.


As entrevistas foram publicadas ao longo do tempo no excelente site http://www.universohq.com/ , ponto de referência para os apreciadores da nona arte.  Também há entrevistas inéditas, como a de: José Luis García-López e Mauricio de Sousa. Mesmo as que já saíram no site, merecem ser lidas no papel, no conforto de uma poltrona ou cama. E um adicional interessante, como citou Samir Naliato: “ Todas as entrevistas  receberam notas de actualização (são 300, no total), seja actualizando o leitor sobre a repercussão do que no momento da entrevista eram apenas projectos futuros, seja detalhando alguma informação mencionada pelo entrevistado.“  Ele mesmo, ao lado dos outros experts em BDs Sidney Gusman, Sérgio Codespoti, Marcelo Naranjo, e Marcus Ramone, foram quem conduziram as entrevistas.


Além das entrevistas, há também belas caricaturas que enriquecem a obra. Todas da autoria de Eduardo Baptistão, um dos principais caricaturistas do Brasil. Baptistão fez as caricaturas, não só dos entrevistados, como da equipa entrevistadora. Ele recentemente (no ano passado) lançou um imperdível livro: “The art of Baptistão – 30 years”. O fantástico portefólio virtual do artista é o http://baptistao.zip.net . E vale a pena ser visitado.  Inclusive dedico aqui um agradecimento especial ao Baptistão pela cessão das belas caricaturas que ilustram esse post.

Voltando ao livro Universo HQ Entrevista, ele tem o formato 17 x 24 cm, com 360 páginas, e o projecto foi para comemorar 15 anos de actividade, completados em 2015.  Como comentou  o sempre competente Sidney Gusman, editor-chefe do site, membro da equipa entrevistadora e o organizador da edição: “2015 tem sido especial para o Universo HQ. Para comemorar os 15 anos do site, resolvemos que nossos leitores ganhariam vários presentes…o principal deles é o livro Universo HQ Entrevista, no qual os autores falaram sobre seus trabalhos, opinaram sobre o mercado e analisaram a própria carreira… A ideia é oferecer ao leitor um material literalmente referencial.

A editora é a Editora Nemo, tradicional apoiante do mundo das BDs.  Obra referencial e imperdível! Esperamos que a trupe lancem outros!


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *