Duplo puzzle de Tex e Zagor

Por José Carlos Francisco

Um puzzle (palavra inglesa) é um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto já que as peças devem ser combinadas de modo a formar uma estrutura pré-determinada. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante do que a agilidade e a força física. Os puzzles são normalmente usados como passatempo.

Os puzzles são mundialmente conhecidos e fazem a diversão de todas as pessoas. É um excelente jogo de tabuleiro que estimula a memorização e desafia os participantes a só desistirem quando o jogo estiver completado, afinal não há nada mais gratificante do que ver todas as peças  juntas e a imagem do puzzle finalmente formada.

Duplo puzzle – Face 1 com Tex

A invenção deste jogo de peças chamado de puzzle foi atribuída a John Spilsbury, em 1760. Ele era um cartógrafo que um dia teve a ideia de recortar mapas que representavam diversos países do mundo e vendê-los como meio lúdico de ensinar cartografia para as crianças. Ele cortava as peças com uma serra chamada de jigsaw; foi daqui que se originou o nome puzzle jigsaw. A palavra puzzle em inglês realmente significa enigma ou quebra-cabeças, e jigsaw era o formato diferente em que as peças eram cortadas para se encaixar depois.

Os puzzles são muito utilizado e recomendados não só para as crianças, mas também para os adultos, já que desenvolve as habilidades motoras, visuais e sociais. Ou seja, o puzzle não é um mero jogo divertido, ele é uma excelente fonte para treinar as habilidades e desenvolver a mente sobretudo das crianças já que ajuda a desenvolver a capacidade de concentração delas  uma vez que exige que ela pense para poder encaixar as peças umas nas outras para que fiquem correctas e assim formem o desenho descrito na caixa. Alguns psicólogos ainda afirmam que os puzzles auxiliam no processo de amadurecimento e a resolução das questões de cunho psicológico. Tudo isso aliado à diversão do jogo.

Duplo puzzle – Face 2 com Zagor e Chico

Pois bem, tudo isto para dizer que Tex Willer também tem os seus puzzles, e hoje damos conhecimento de um duplo puzzle, de Tex e Zagor, que nunca chegou a ser posto à venda, apesar de ter sido produzido nos finais da década de 70 do século passado. Daí a extrema raridade deste item, idealizado pela Interpress Italia, com dupla face: Tex no lado 1 (com a particularidade de reproduzir a primeira capa de Tex no Brasil) e Zagor (com Chico) no lado 2 e cujas dimensões são 17,2×24,6 cm e que podem valer entre 475 e 1000 Euros no valiosíssimo mercado do coleccionismo bonelliano.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. O puzzle texiano apresenta a ilustração do volume 1 “O Signo da Serpente” publicado pela Editora Vecchi em fevereiro de 1971, dando início a “Tex” no formatinho brasileiro – os primeiros álbuns eram um pouco mais altos que os atuais, devido as bobinas de papel, embora o tamanho dos desenhos fosse o mesmo.
    Ressaltando que o desenho feito por Galep também foi capa na série inédita italiana publicada pela SBE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *