Por José Carlos Francisco
Nos dias 27 e 28 de Abril deste ano, realizar-se-á na cidade de Anadia, capital da região bairradina, a 6ª Mostra do Clube Tex Portugal, onde obviamente não deixará de estar presente em grande destaque a personagem Tex Willer, não só pelas duas exposições associada ao Ranger, mas também pela presença dos conceituados desenhadores italianos Bruno Brindisi e Roberto De Angelis.
Como forma de agradecimento por este convite português, Roberto De Angelis desenhou o Tex em Portugal, mais precisamente num duelo inusitado nas vinhas bairradinas de Anadia, em frente à Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, criada em 1991, sendo os seus fundadores a Escola Secundária de Anadia, a Comissão Vitivinícola da Bairrada e o Ministério da Agricultura, através da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral. Desde a sua criação a Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada posiciona-se no paradigma da sua raiz mais ancestral: a Escola de Viticultura e Pomologia da Bairrada, nascida em Anadia, em 1887.
Nos seus alicerces nasceu o Espumante em Portugal, saíram operários altamente especializados, iniciou-se a investigação Enológica e despontou o ensino da enologia.
Desde que iniciou a sua actividade, tentou ocupar um papel charneira entre a formação e a vida activa. Para cumprir este papel relevou no seu plano de estudos a formação em contexto de trabalho numa articulação de privilégio com o tecido empresarial da fileira Vitivinícola.
A magnífica arte que Roberto De Angelis irá doar ao Museu do Vinho Bairrada, aquando da sua presença em Abril, é divulgada seguidamente para o mundo, mas sobretudo para os apaixonados Texianos portugueses em mais um inédito e exclusivo mundial, desenho este que será oferecido a todos os fãs e coleccionadores do Ranger que comparecerão em Anadia nos dias 27 e/ou 28 de Abril.

DUELO inusitado de Tex Willer nas vinhas portuguesas de Anadia, numa deslumbrante arte de Roberto De Angelis
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)