Dr. Pedro Dias, ilustre Director do Museu do Vinho Bairrada e a “honra” de receber em Anadia a 3ª Mostra do Clube Tex Portugal

[*] Por Portal SAPO

Entusiastas dos livros de cowboys Tex Willer reúnem-se em Anadia

* O Museu do Vinho da Bairrada acolhe esta terceira Mostra do Clube Tex Portugal, marcada para 23 e 24 de Abril.
.

Os seguidores portugueses da banda desenhada Tex Willer, publicada desde 1948, reúnem-se em Abril, em Anadia, numa iniciativa que contará com Massimo Rotundo e Maurizio Dotti, dois destacados desenhadores do cowboy de origem italiana.

O Museu do Vinho da Bairrada acolhe a terceira Mostra do Clube Tex Portugal

O Museu do Vinho da Bairrada acolhe esta terceira Mostra do Clube Tex Portugal, marcada para 23 e 24 de Abril, em que os participantes receberão ilustrações originais criadas pelos dois desenhadores italianos expressamente para a iniciativa, que serão devidamente autografadas.

A ilustração assinada por Massimo Rotundo apresenta Tex Willer a cavalo no meio dos vinhedos da Bairrada, enquanto Maurizio Dotti optou por colocar o “cowboy” junto ao edifício do Paço da Graciosa, classificado como imóvel de interesse público em Anadia.

Os responsáveis do Clube Tex Portugal acreditam que as ilustrações se tornarão rapidamente importantes peças de colecção, por serem originais e estarem autografadas por dois dos mais influentes desenhadores da personagem criada pela dupla Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini.

Dr. Pedro Dias, director do Museu do Vinho Bairrada

Tex Willer e o seu cavalo Dinamite são personagens destacadas dos chamados “livros de cowboys”, que como reconhece Pedro Dias, director do Museu do Vinho da Bairrada, são lidos porgerações sucessivas de jovens adultos“, tendo-se tornado um objecto de culto em todo o mundo.

Quem não se lembra dos livros de ‘cowboys’, que a par de revistas como os livros do Patinhas fizeram a delícia de tanta gente“, pergunta Pedro Dias, declarando que é “uma honra” receber no Museu do Vinho da Bairrada os entusiastas de Tex Willer.

Criada em 1948, na Itália, a personagem de Tex Willer começou por tiras semanais de banda desenhada, mas rapidamente evoluiu para a publicação em revistas, que em Portugal rivalizaram com as históricas “Mundo de Aventuras“, “Falcão” ou “Texas Jack“.

Em Portugal, os entusiastas de Tex Willer fundaram em 2013 um clube que tem por objectivo a divulgação e o estudo da série de banda desenhada, organizando anualmente várias actividades como encontros, reuniões, exposições, conferências e publicações, que têm reunido centenas de entusiastas.

3ª Mostra do Clube Tex Portugal em destaque no Portal SAPO

[*] Copyright: © 2016, SAPOMAG.
Texto originalmente publicado no Portal SAPO, em 23 de Março de 2016.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *