* Já se encontra à venda, desde sábado, 5 de Dezembro, nos quiosques italianos, a edição de Tex #722 “Guatemala“, edição que traz a segunda parte da aventura que leva o Ranger à Guatemala pelas mãos do grande mestre das aguarelas Stefano Biglia, com textos de Pasquale Ruju e mais uma fantástica capa da autoria do mítico Claudio Villa, que tem a particularidade de ter começado com um esboço de Giorgio Giusfredi.
A capa de Tex #722, como tem sido tradicional após o Tex #401 (inclusive), é da autoria de Claudio Villa. Capa essa que divulgamos hoje aqui no blogue do Tex acompanhada do esboço inicial que teve a particularidade de ser idealizado por Giorgio Giusfredi, mas também da arte a lápis, tal como da arte finalizada a tinta da china, assim como da capa original pintada pelo próprio Claudio Villa tal como temos feito com alguma regularidade devido à gentil cortesia de Villa que nos mostra então o percurso integral da capa de Tex #722. Como curiosidade, interessante, vamos também dar a conhecer as abalizadas “explicações” de Claudio Villa e de Giorgio Giusfredi a propósito desta capa belíssima que traz Tex e Montales em primeiro plano.
Resumidamente pode-se dizer que no começo foi um esboço do Giusfredi. Boselli viu que era bom. Depois seguiu-se o desenho a lápis do Villa. O Boselli viu que também era bom. Então… estava aceite para ir para as bancas.
Mas mais detalhadamente, Claudio Villa explica todo o processo, começando pelo esboço inicial: “Ele é um “ponto de apoio” muito importante para um desenhador. Vem indicada a direcção que o desenho deve tomar. A partir dele pode-se reelaborar tudo, mas com um horizonte claro. Divulgo o esboço do Giusfredi para sublinhar a importância da ideia acordada.
“
“Depois procedo com o primeiro rascunho, muito “linear” da ideia: faço notar que os pinos na amurada do navio depois serão somente dois, como pode ser visto na arte-final já a tinta-da-china. “
Quanto a Giorgio Giusfredi: “Para mim é precioso e agradável trabalhar com o Claudio. Assim como com os outros mestres da banda desenhada com os quais lido, não só por fazer o meu trabalho, mas sempre porque aprendo alguma coisa. Até numa simples conversa, aprendo muito.“
(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)
Uma capa magnífica do espetacular Villa.
Ficaria incrível em um Tex com formato italiano.
Pena a editora ter estragado a sua melhor publicação, cancelando.
Imperdoável.
Um espetáculo de capa, um belo lavoro de Villa.