Diário da viagem (mais uma) de Thiago Gardinali ao país dos fumetti, no mês em que Tex comemora os seus 75 anos

THIAGO GARDINALI, consagrado jornalista, repórter, apresentador e director de televisão no Brasil, viajou muito recentemente até ao país dos fumetti (nome dado à banda desenhada em Itália) para, entre outras coisas, dar início às comemorações dos 75 anos de Tex, um dos mais longevos personagens das histórias aos quadradinhos de todo o planeta; realizar uma série de entrevistas com consagradíssimos autores e entregar na redacção da Sergio Bonelli Editore as páginas originais do desenhador Pedro Mauro de uma sua história de Tex que será publicada na série Color Tex, já que há alguns meses, o Thiago Gardinali esteve na Via Buonarroti, 38, em Milão, na companhia do Pedro Mauro para assinar um contrato sigiloso de produção da primeira história de Tex desenhada por um brasileiro. Agora, o Thiago retornou com as páginas originais de uma fantástica aventura escrita pelo mestre Mauro Boselli e que o próprio Thiago Gardinali teve a satisfação de traduzir. A história será lançada este ano na Itália e, muito em breve, também será publicada no Brasil pela Mythos Editora, mas vamos hoje dar a conhecer, na íntegra, o resultado de toda esta viagem de sonho, mais uma, a Itália, país onde Thiago Gardinali é muito benquisto!

Thiago Gardinali

Chegando a Milão, num fim de semana, a primeira paragem de Thiago Gardinali, equipado a rigor, foi na Bonelli Store, a loja da Sergio Bonelli Editore, na via Coni Zugna 6/8, com mais de 160 metros quadrados, oito enormes montras, amplo espaço para todos os heróis Bonelli e todas as mais recentes novidades da editora milanesa. E foi precisamente com uma grande novidade, que o Thiago posou numa bela fotografia onde exibe a já mítica e histórica aventura comemorativa dos 75 anos do Ranger mais amado de Itália.

Thiago Gardinali na Bonelli Store, em Milão, com o mais recente exemplar da série Tex Willer e com a edição comemorativa dos 75 anos de Tex

Logo de seguida Thiago Gardinali viajou até Chiavari, na Ligúria para realizar a gravação de uma entrevista com Ivo Milazzo, um dos maiores mestres da banda desenhada europeia, tendo entregue ao mestre italiano os primeiros volumes da fantástica colecção de Ken Parker, que está sendo publicada no Brasil pela Mythos Editora. O Thiago, encarregado pela editora paulista, inclusive combinou com Ivo Milazzo a produção de uma arte exclusiva que será capa de uma das próximas edições. A conversa repleta de informações e curiosidades inéditas sobre a carreira do desenhador de Ken Parker, gravado no estúdio dele que fica no fascinante litoral da Ligúria, estará disponível em breve nas plataformas digitais da Mythos.

Thiago Gardinali e Ivo Milazzo no estúdio do mestre italiano

A etapa seguinte, foi em La Passeggiata di Nervi, Génova, e o Mar da Ligúria foi o cenário para a gravação de uma entrevista reveladora com Giancarlo Berardi, autor de Júlia, a personagem da Sergio Bonelli Editore que completa vinte e cinco anos de sucesso no mercado editorial italiano. Na gravação para o canal da Mythos Editora, Berardi conta os bastidores da criação da criminóloga com Sergio Bonelli, as curiosidades da elaboração dos roteiros e a possibilidade de uma aventura de Júlia ambientada no Brasil.

Thiago Gardinali e Giancarlo Berardi, com o Mar da Líguria por fundo

A propósito de Génova, uma curiosidade histórica: os prédios eram pintados de cores diferentes nas áreas portuárias para facilitar a identificação por parte dos marinheiros que voltavam pra casa. Depois de meses de viagem, eles acabavam se esquecendo de seus próprios endereços e a pintura servia para lembrá-los. Os municípios mantêm a tradição e as fachadas das edificações devem seguir o padrão estabelecido nas respectivas legislações municipais. Era exactamente por ali, onde o Thiago esteve, que o navegante genovês Cristóvão Colombo chegava após as suas expedições.

Thiago Gardinali em Génova

Na segunda-feira, regresso a Milão, para na redação da Editora Bonelli entregar ao editor e roteirista Giorgio Giusfredi os originais da primeira aventura de Tex desenhada por um brasileiro. Além disso, Pedro Mauro fez questão de preparar uma arte especial com o tema da história que o Thiago emoldurou para fazer parte da galeria de ilustrações da editora. Ainda não nos é possível contar detalhes dessa história, mas o desenho já entrega um pouco da temática dessa incrível aventura que será lançada em breve dentro das comemorações dos 75 anos do personagem, mas sobre a ilustração em si, muito em breve vamos dedicar uma postagem exclusiva aqui mesmo no Tex Willer Blog.

Thiago Gardinali na redacção da Sergio Bonelli Editore com Giorgio Giusfredi

Próxima paragem do Thiago Gardinali foi com o desenhador italiano Pasquale Frisenda, autor que deu uma excelente contribuição ao art book de Pedro Mauro com magníficas ilustrações. O livro é resultado de um primoroso trabalho de Renato Frigo. Pasquale Frisenda, que já desenhou Tex, Ken Parker e Mágico Vento, agora prepara uma adaptação em quadrinhos de “O Deserto dos Tártaros”, de Dino Buzatti, um clássico da literatura italiana. No Brasil, a editora Trem Fantasma lançou recentemente “Sangue e Gelo”, que Frisenda desenhou com roteiro de Tito Faraci, aventura que também já foi publicada em Portugal, integrada na Colecção Bonelli.

Thiago Gardinali, na Porta Venezia, com Pasquale Frisenda

Ao final do dia, regresso à Bonelli Store, desta vez para se encontrar com o consagrado desenhador Fabio Civitelli. Dos 75 anos de Tex, Civitelli tem quase 40 desenhando o personagem. Começou directamente com o criador Gianluigi Bonelli, seguiu ao lado do filho Sergio e agora continua com o o neto Davide na Sergio Bonelli Editore. Uma vida dedicada a ilustrar com um detalhismo único as aventuras do Ranger dos quadradinhos. Nessa ocasião especial, estava a lançar o álbum “Tex e a Fonte da Juventude“. Aliás, fonte essa que certamente Civitelli conseguiu encontrar!

Thiago Gardinali e Fabio Civitelli na Bonelli Store aquando do lançamento do álbum ‘Tex e a Fonte da Juventude

Foi mais um evento especial ao lado de Davide Bonelli, director geral da Sergio Bonelli Editore, mantendo sempre vivo o legado deixado por seu avô, Gianluigi Bonelli, e seu pai, Sergio Bonelli. Davide confidenciou ao Thiago que a grande novidade para a comemoração dos 75 anos de Tex é a parceria com a Rinascente, a mais famosa cadeia de lojas da Itália, para uma série apresentações que ocorrerão na frente da emblemática Galeria Vittorio Emanuele, ao lado da Duomo de Milão.

Thiago Gardinali e Davide Bonelli

Ainda no campo Bonelli, Thiago esteve com o amigo Alfredo Castelli na grande mostra que homenageia a carreira dele no WOW Spazio Fumetto em Milão. Além de celebrar os quarenta anos de Martin Mystère, seu principal personagem, a exposição reúne edições raras que fazem parte da trajectória desse grande ícone das histórias aos quadradinhos. O Thiago Gardinali sente-se certamente honrado em traduzir há anos as histórias de Castelli para publicação no Brasil.

Alfredo Castelli e Thiago Gardinali no WOW Spazio Fumetto – Museo del Fumetto de Milão

Martin Mystère, o mítico personagem criado pelo mestre Alfredo Castelli, chega à edição de número 400 com narrativas repletas de referências históricas e elementos da arqueologia. Em muitas dessas histórias, o Professor Mystère explora castelos medievais e desvenda grandes segredos da humanidade. E um castelo que se preze tem que ter uma linda princesa. Por isso, o Thiago resolveu comemorar a longevidade do título da Bonelli no emblemático Castelo Sforzesco com a belíssima atriz e modelo italiana Francesca Semenza.

Thiago Gardinali e a belíssima modelo Francesca Semenza, com o Castelo Sforzesco por trás

No dia seguinte, encontro com outro consagrado desenhador de Milão: Pasquale Del Vecchio. A bela arte de Pasquale Del Vecchio também integra o art book do desenhador Pedro Mauro. Del Vecchio já desenhou edições de Nick Raider, Napoleone, Tex e tem trabalhos publicados no mercado francês através da Glénat BD e da Fordis éditions. Tinham estado juntos no início do ano no famoso festival de banda desenhada de Angouleme, no sul da França, e agora reencontraram-se na Itália.

A propósito, o encontro ocorreu logo de manhã e mesmo à distância de mais de 2.000 km, o Thiago Gardinali e o Pasquale Del Vecchio dedicaram o pequeno almoço (café da manhã) e inclusive fizeram o convite para beber um café ao pard lusitano José Carlos Francisco, como se pode ver no vídeo que se segue:

.
O encontro seguinte de Thiago Gardinali foi com Gianni Bono e segundo o jornalista brasileiro “Cada encontro com Gianni Bono é uma oportunidade de aprender mais e mais sobre o universo das histórias em quadrinhos. Pesquisador, roteirista e um dos maiores especialistas do quadrinho italiano e mundial. Gianni já foi chefe de redação da Topolino Magazine, escreveu inúmeros livros e organizou muitas mostras e festivais por toda a Europa. Dirige a sua própria editora, a If Edizioni, que republica grandes clássicos das HQs. Aliás, um deles, “A História do Oeste”, será publicado no Brasil pela editora Saicã.“.

Gianni Bono e Thiago Gardinali

Mas a viagem de Thiago Gardinali não foi somente dedicada à Bonelli, pois o consagrado jornalista brasileiro esteve também na redacção dos quadrinhos Disney na Itália, para preparar os próximos lançamentos que em breve também chegarão ao Brasil: “É sempre muito bom estar ao lado dos queridos amigos da Topolino Magazine, uma competente equipe de editores, roteiristas e desenhistas empenhados em oferecer os melhores produtos aos leitores. E a grande novidade aqui no complexo da Panini Comics são os preparativos para as comemorações dos noventa anos do Pato Donald, em 2024. HQs de grandes autores, edições especiais, sagas inéditas e detalhes nunca antes revelados sobre as origens do personagem. A Disney prepara uma grande festa para o pato mais amado do planeta!“.

Thiago Gardinali na redacção da Disney, em Milão

Paragem seguinte: Piazza San Babila, Milão. Uma reunião muito produtiva com Silver, o criador do Lupo Alberto, a mais famosa tira de quadrinhos da Itália e líder em produtos licenciados. Às vésperas de completar cinquenta anos no mercado editorial, chegou a hora de levar o personagem para o Brasil e estamos planejando o melhor formato e as melhores histórias para essa tão aguardada estreia. As divertidas HQs do Lupo Alberto contam ainda com o talento do grande ilustrador Giacomo Michelon, que há décadas se dedica a desenhar essas incríveis tiras.“.

Thiago Gardinali com Silver, o criador do Lupo Alberto

Mas Thiago Gardinali ainda teve tempo para participar em outros eventos nada relacionados com a banda desenhada, como por exemplo a participação com os amigos Marco Oliva e Marcello Randazzo para mais uma edição de Lombardia Nera, o programa de maior audiência da televisão do norte da Itália. Denúncias, reportagens investigativas, jornalismo policial e debates extremamente polémicos ao vivo no prime time da Telelombardia e da Antenna 3 Lombardia.

Thiago Gardinali com Marco Oliva e Marcello Randazzo para mais uma edição de Lombardia Nera

Thiago aproveitou para directamente da switcher da Telelombardia estar com Simona Cascio, Fausto Ferrati e Gianluca Bolognesio, a equipa que comanda o programa campeão de audiência da televisão italiana !

Thiago Gardinali com Fausto Ferrati, Gianluca Bolognesio e Simona Cascio

Gardinali aproveitou ainda esta fantástica viagem para estar no evento de lançamento da versão italiana do livro do Bispo Edir Macedo ao lado do Bispo João Paulo Carletti e de Ricardo Silva. A obra será distribuída para três mil detentos de uma penintenciária de Milão nos próximos dias. Além disso, a Igreja Universal vem expandindo a sua actuação na Itália e inaugura novas sedes em Udine (norte) e em Cagliari (sul). Thiago Gardinali aproveitou para parabenizar o Bispo João Paulo Carletti, amigo de longa data, pelo excelente trabalho de evangelização realizado em solo italiano. A programação da IURD é exibida na Record TV Europa, sintonizada através do canal 571 da Sky Itália.

Thiago Gardinali com Ricardo Silva e com o Bispo João Paulo Carletti

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *